Universidade sedia Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração

Versão para impressãoEnviar por email
A partir desta terça-feira, 21/11, em Poços de Caldas

Cerca de 120 pró-reitores das universidades federais do país se reúnem em Poços de Caldas, para a última reunião de 2017 do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad).  O evento será promovido no Palace Hotel, de 21 a 23/11.

Pela segunda vez organizado pela UNIFAL-MG em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o Fórum contará com programação diversificada, que prevê desde debates sobre o cenário político-econômico nacional do ensino superior até o lançamento do Livro e da Capacitação do ForPDI, que trata da Plataforma Aberta para Gestão e Acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional. Este projeto foi originalmente idealizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), na pessoa do Prof. Paulo Bermejo, sob a coordenação do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’ Ana, que é coordenador nacional do Forplad. Vale lembrar que o pró-reitor adjunto da Proplan da Universidade, Lucas Cezar Mendonça, é um dos autores da obra.

Conforme Prof. Tomás, o evento será sediado em Poços de Caldas devido à facilidade de acesso à cidade, além da estrutura local oferecida para recepcionar o número expressivo de participantes.

A programação do evento contemplará o painel “Gestão de Riscos” que terá a participação do auditor interno da UNIFAL-MG, Jeferson Alves dos Santos, atual presidente da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do Ministério da Educação (FONAIMEC) para ministrar o tema “Gestão de Riscos na Administração Pública”. A Universidade também será representada pela chefe da Divisão de Contratos da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, Marinalva Domingues Mendes Veloso, que abordará no mesmo painel, “Gestão de Riscos na Universidade Federal de Alfenas”.

Relatos de grupos temáticos e processo eleitoral do Forplad também integram a pauta de trabalho do evento, que terá ainda, a participação dos palestrantes Waslei José da Silva, coordenador-geral de Finanças da Secretaria de Planejamento e Orçamento do MEC; e Weber Gomes de Sousa, coordenador-geral de Planejamento e Orçamento (CGPO/DIFES/SESu/MEC).

A solenidade de abertura acontece nesta terça-feira, a partir das 17h30, no Palace Casino, com a presença dos coordenadores locais da 4ª reunião: Prof. Tomás Dias Sant’Ana e Vera Lúcia de Carvalho Rosa (UNIFAL-MG) e José Alberto Ferreira Filho (UNIFEI).

Vale lembrar que em 2013, a UNIFAL-MG sediou o Forplad, também em Poços de Caldas, tendo sido muito elogiado pelos participantes. Relembre!

A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

Fotos: Ivanei Salgado, produtor cultural da UNIFAL-MG