Universidade adere ao Sistema de Protocolo Integrado do Governo Federal

Informações sobre tramitação de documentos podem ser consultadas pelos cidadãos

A UNIFAL-MG é uma das instituições que aderiram ao Sistema de Protocolo Integrado do Governo Federal, que visa disponibilizar para a sociedade a consulta de informações sobre tramitação de documentos, avulsos ou processos.

“Essa integração é uma exigência preconizada pela Portaria Interministerial do Ministério da Justiça e do Planejamento, Orçamento e Gestão – MJ/MPOG de 30/12/2014”, conta o servidor arquivista da Instituição Alex Trindade Barbosa, responsável por atuar junto ao Sistema Integrado.

Segundo Alex, a ação contribui para as medidas adotadas pelo Governo Federal que objetivam reunir e disponibilizar o acesso, em um único sistema, da tramitação dos documentos dos órgãos da Administração Pública Federal (APF).

Para a configuração do sistema de protocolo da UNIFAL-MG, de acordo com os padrões exigidos pelo Sistema de Protocolo Integrado, foram realizadas adaptações pelo analista do Núcleo de Tecnologia de Informação, Gustavo Ferreira Afonso. “Para disponibilizar a credencial à Universidade, foram feitos testes em um ambiente de homologação, que foram avaliados pela equipe do Protocolo Integrado do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão”, explica Alex.

O cidadão que desejar acompanhar, por exemplo, o andamento de algum processo em questão, administrativo ou acadêmico, basta visitar o endereço do Protocolo Integrado, no endereço https://protocolointegrado.gov.br/ e consultar as movimentações, indicando o nome do interessado.

“A disponibilização e a transparência das informações públicas possibilitam o controle social e consequentemente o exercício da cidadania”, afirma Alex.