UNIVERSIDADE DA SUSTENTABILIDADE

Conheça o Projeto Campus Verde da UNIFAL-MG

Em tempos de preocupação com a escassez de recursos naturais, a UNIFAL-MG passa a adotar estratégias que buscam soluções sustentáveis para promover melhor utilização do recurso público. Esta é a proposta da Comissão de Sustentabilidade Campus Verde, que acaba de lançar um website para melhor divulgar as ações sustentáveis da Instituição à comunidade interna e externa.

Há três semanas no ar, o site “Campus Verde – Projeto de Sustentabilidade Ambiental” reúne todas as informações sobre o trabalho desenvolvido pela Comissão. Através dele, os visitantes também podem acompanhar tudo que é divulgado na mídia sobre o tema Sustentabilidade, em nível nacional e internacional.

Segundo a gestora de conteúdos da página, Cristiane Moreira Mendes, também responsável por uma das subcomissões do projeto, no menu do site é possível encontrar ainda normativas do governo e os eventos internos e externos relacionados ao tema.

Visite o site: http://www.unifal-mg.edu.br/sustentabilidade/

Comissão de Sustentabilidade Campus Verde

A Comissão foi criada em 22/11/2012, em consonância com a Instrução Normativa nº 10 de 12/11/2012, estabelecida pelo Ministério do Planejamento, que visa o desenvolvimento de planos de gestão para a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos em todos os órgãos públicos federais.

Na UNIFAL-MG, a Comissão, presidida pelo Prof. Luciano Tavares da Costa, pró-reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, órgão responsável pela implantação do Projeto Campus Verde, foi subdivida em subcomissões, as quais são coordenadas por professores e técnicos da Instituição:

Subcomissão de Resíduos – irá trabalhar com Resíduos Sólidos e também Resíduos Líquidos, gerados pelos laboratórios de ensino e pesquisa da Universidade. Coordenação: Prof. Luciano Tavares da Costa;
Subcomissão de Educação Ambiental – realizará a divulgação das ações para disseminar o conhecimento e a conscientização das práticas sustentáveis à comunidade interna e também à comunidade externa, através das iniciativas de Extensão. Coordenação: Profa. Tati Ishikawa;
Subcomissão de Infraestrutura – água, esgoto, energia elétrica, construção civil são temas tratados por esta subcomissão com vistas no reaproveitamento e na economia sustentável. Coordenação: Charles Guimarães Lopes;
Subcomissão de Paisagismo e Recuperação de Área – tem o intuito de promover a urbanização e o paisagismo dos campi da UNIFAL-MG. Coordenação: Prof. Ronaldo Luiz Mincato;
Subcomissão de Compras Sustentáveis – criará mecanismos para compras de materiais que sejam sustentáveis. A intenção desta subcomissão é procurar atender a política do governo, para não adquirir materiais que possam gerar resíduos não recicláveis, não reutilizáveis ou não recuperáveis no futuro. Coordenação: Cristiane Moreira Mendes.

Além do site, a Comissão já está trabalhando outras ações. De acordo com o Prof. Luciano T. Costa, está sendo elaborado um Edital interno para a abertura de projetos de Extensão envolvendo as áreas estratégicas que compõem as subcomissões. A Chamada, contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Alfenas, que concederá 10 bolsas para professores, técnicos administrativos e demais interessados em desenvolver projetos sobre sustentabilidade no município de Alfenas. A previsão é que esse Edital seja divulgado em breve.

É importante destacar que o Projeto Campus Verde atende também o Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, que cita a sustentabilidade socioambiental como um dos compromissos da Universidade para a formação do ser humano. “Promover a formação plena do ser humano com base nos princípios da reflexão crítica, da liberdade de expressão, da solidariedade nacional e internacional, comprometendo-se com a justiça, a inclusão social, a democracia, a inovação e a sustentabilidade socioambiental, gerando, sistematizando e difundindo o conhecimento.”

Prof. Luciano T. Costa prevê que essas e outras ações que ainda serão implantadas, consequentemente, irão beneficiar os alunos. “Se a Universidade gerenciar bem seus recursos, com certeza, esse dinheiro economizado, voltará para os alunos em forma de políticas sociais, políticas de investimento na qualidade de ensino, na infraestrutura, entre outras”, conclui.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social