Universidade em busca da sustentabilidade

Iniciativas do Projeto ECOAR resultam em campanha de conscientização do consumo consciente nos campi da UNIFAL-MG

Uma ação realizada nos campi da UNIFAL-MG na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida entre os dias 15 e 21/10/2012, chamou atenção da comunidade universitária.

Além da exposição de um outdoor no prédio do Pavilhão Central de Aulas na sede em Alfenas, e banners fixados na Unidade Eduacional II, Campus Avançado de Poços de Caldas e Campus Avançado de Varginha, alguns alunos e técnicos visitaram as unidades acadêmicas e administrativas da instituição, a fim de apresentar a logomarca do Projeto de Extensão ECOAR para iniciar a campanha de conscientização sustentável.

A princípio, o projeto coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PRACE, visava ser uma ferramenta de incentivo aos “trotes solidários”, e agora se une também à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional - PROPLAN, para despertar o interesse da comunidade acadêmica, bem como de servidores e colaboradores, à importância de adotar práticas de sustentabilidade, como o consumo consciente de água e energia, para construir um Campus Verde.

Onde tudo começou

De acordo com a servidora Cristiane Moreira Mendes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, também envolvida no projeto, a campanha iniciou em setembro, quando as pró-reitorias promoveram uma Oficina de Criação de Frases e Imagens durante a 3ª Jornada Científica de Geografia, para produzir a logomarca do projeto.

Sob a coordenação da PROPLAN com o apoio dos professores Celso Ferrarezi Junior, Ronaldo Auad e Vinícius Xavier, e das alunas, Tássia Pereira de Brito e Vivian Ariane de Oliveira Costa; universitários e estudantes da Escola Estadual Levindo Lambert de Alfenas foram estimulados a pensar sobre o tema sustentabilidade e colocar ideias em um papel, utilizando figuras desenhadas a mão ou recortadas de revistas.

Sala de vídeo com exibições relacionadas ao assunto, exposição de projetos extensionistas com a mesma temática organizada pelo Prof. Ronaldo Mincato, e a realização de um minicurso para a confecção de puff com garrafas PET, ministrado pela servidora Vera Lúcia Cunha de Oliveira, foram outras atividades que ajudaram no processo de criação dos participantes.

Ao final do dia, seis trabalhos foram selecionados, dos quais 3 de alunos da Escola Estadual Levindo Lambert e 3 de alunos da universidade.

Para Cristiane, o resultado foi surpreendente, sobretudo, pelo envolvimento e participação dos alunos com idade entre 7 e 10 anos, da Escola Levindo Lambert. “Foi um dos melhores trabalhos que eu realizei em toda minha vida, porque a experiência que eu vivi nessa oficina foi maravilhosa. Quando eu vi aquelas criancinhas sentadas, trabalhando, é que eu pude perceber que as pessoas precisam é de oportunidade, quando você acredita no ser humano e dá condição para ela exercer um propósito, as coisas mudam”, afirma.

Os trabalhos vencedores foram digitalizados pelos organizadores e preparados para a campanha de divulgação, então, promovida na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, indo de encontro ao tema “Sustentabilidade” da Semana. “Nós gastamos R$ 1.200.000,00 com água e energia elétrica na UNIFAL-MG, então, para gente alcançar o objetivo de economizar, todo mundo precisa se sentir parte do problema. Por isso, a nossa participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi fundamental. A gente precisava divulgar a logo e sensibilizar as pessoas, dando sentido àquilo que foi produzido na oficina. Aproveitamos o tema da Semana e divulgamos a campanha do consumo consciente para a comunidade universitária”, explica Cristiane.

Na tentativa de mobilizar alunos, professores, técnicos administrativos e colaboradores, a equipe formada por 4 técnicos representando os campi da instituição e 8 alunos, se dividiu e foi de sala em sala colando um selo com a logomarca do projeto, próximo aos interruptores, o qual deixa o recado elaborado pelo aluno Paulo Eduardo S. de Melo, da Escola Levindo Lambert: “Fazer mais sem gastar muito. Isso é mais do que fazer História: é fazer o futuro!”

Próximos passos

Mas a campanha não para por aí. Novas ações já estão sendo organizadas pelos participantes do projeto. “Nós estamos só começando. Uma ação isolada como essa que a gente fez, talvez não produza o resultado desejado agora, porque deve ser somada a outras tantas para ‘ecoar’. Quebrar a cultura é um processo, que envolve pessoas e pessoas são elaboradas. Cada uma tem o seu tempo. No entanto, nós queremos garantir a continuidade do Projeto ECOAR com novas ações, como as que já estamos pensando para a Acolhida do Calouro”, revela a servidora da PROPLAN.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas

Colaboração: Cristiane Moreira Mendes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG