Docente da UNIFAL-MG participa de Olimpíada Internacional de Geografia

Prof. Clibson Alves dos Santos integrou a equipe brasileira

Na 13ª edição da Olimpíada Internacional de Geografia (International Geography Olympiad - iGEO, na sigla em inglês), realizada entre os dias 16 e 22/08, em Pequim, na China, contou com a participação da UNIFAL-MG.

A equipe do Brasil foi formada pelo professor do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade, Clibson Alves dos Santos, pelo professor Roberto Greco da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e por três alunos do ensino médio.

Participaram da iGEO, equipes de alunos do ensino médio dos países, que são selecionados a partir de competições nacionais. No Brasil foram selecionados alunos através da 2ª OBG - Olimpíada Brasileira de Geografia - 2016, sendo eles: Ana Byatriz Santos, Gabriella Abreu e José Carlos Castro da Silva (Escola Estadual Ensino Profissional Salaberga Torquato Gomes de Matos, Maranguape - Ceará), selecionados entre 35917 alunos de 1184 escolas inscritas na olimpíada.

A OBG é coordenada pelo Prof. Roberto Greco, auxiliado por professores de instituições como a UNIFAL-MG, UFSC, IFSULDEMINAS, ORTOGONAL e CEMADEM.

A competição, teve a participação de 168 alunos de 45 países e 88 líderes de equipe. Cada país pôde participar com uma equipe de até 4 alunos e 2 professores (Team Leaders), que supervisionam e auxiliam na realização dos testes. A competição consiste em três partes: (I) Teste Escrito (40 questões discurssivas), (II) Teste Multimídia (40 questões objetivas) e (III) Exercícios de Campo, em que os alunos devem identificar, analisar e mapear fenômenos geográficos na cidade em que está sendo desenvolvida a competição, que em 2016 teve como tema o desafio "Cidades Sustentáveis", proposto pela IGU - União Geográfica Interncaional.

A programação contou ainda com a apresentação de posters, noite cultural e visitas técnicas em pontos de interesse geográfico e turístico. Em Pequim, foram visitados o Museu de Planejamento Urbano de Pequim, a Cidade Proibida, o Palácio de Verão, a Grande Muralha e o distrito de Zhongguancun, conhecido como o Vale do Silício chinês. Além disso, a organização incentivou o intercâmbio cultural entre as equipes.

"A participação na 13th iGEO 2016 teve um caráter pioneiro, por ser a primeira vez que uma equipe brasileira participa da competição, que apesar dos alunos não terem conquistado medalhas, as experiências vivenciadas foram técnica e culturalmente muito marcantes para toda a equipe. A convivência com alunos e professores de outros países, juntamente com a compreensão conceitual dos testes permitiu ampliar a nossa percepção sobre o ensino na área de Geografia em outras regiões do mundo, mostrando a importância da educação básica ser mais contextualizada com a realidade, e que é imperativa a necessidade de preparar os alunos para aplicar o conhecimento para resolver problemas reais", comentou Prof. Clibson.

De acordo com o professor, através da concepção adotada nesse tipo de competição, pode-se a longo prazo auxiliar na discussão sobre melhorias no ensino de Geografia na Educação Básica do Brasil.

A participação na 13th iGEO foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e teve o apoio de empresas como Imagem Inteligência Geográfia (ESRI Brasil), Instituto GeoEDUC/MundoGeo, Editora Oficina de Textos e da Secretaria Estadual de Educação do Ceará, que financiou o deslocamento dos alunos para o embarque em Guarulhos.

Confira outras imagens do evento

Com informações e fotos: Clibson Alves dos Santos, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG