Universidade participa da primeira reunião de 2017 do INCT-INOFAR

Versão para impressãoEnviar por email
Pesquisadores discutiram otimização de recursos para os projetos de pesquisa em fármacos

A UNIFAL-MG esteve presente na reunião inaugural das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR), realizada no Rio de Janeiro-RJ, no dia 12/05/2017.

Representando a Universidade, marcaram presença, os pesquisadores: Prof. Cláudio Viegas Júnior (Instituto de Química); Profa. Marcia Paranho Veloso (Faculdade de Ciências Farmacêuticas), diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo; Profa. Marisa Ionta (Instituto de Ciências Biomédicas); e Prof. Marcos José Marques (Instituto de Ciências Biomédicas).

O evento teve por objetivo apresentar a dinâmica de funcionamento desta nova edição do INCT-INOFAR, bem como os desafios aos grupos de pesquisa que participam do INCT-INOFAR, no sentido de otimizar recursos para os próximos anos, sem, contudo, comprometer as metas firmadas e propiciar o avanço na cadeia de inovação em fármacos e medicamentos na descoberta de novos compostos-protótipos, e candidatos a novos fármacos para múltiplas doenças, completando seus estudos até a fase pré-clínica.

Dentre as tratativas, o coordenador científico do INCT-INOFAR, Prof. Eliezer J. Barreiro, da UFRJ, ressaltou os critérios essenciais dos projetos de pesquisa que serão considerados no portfólio, tais como: necessidade médica, patenteabilidade, ensaios sobre o alvo terapêutico escolhido e parâmetros de metabolismo e farmacocinética, dentre outros.

Conforme o coordenador, “a meta representa objetivo significativo, pelo seu pioneirismo e pela valorização do escasso volume de recursos alocados ao INCT-INOFAR”.

A UNIFAL-MG é integrada à rede do INCT-INOFAR por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo e de um grupo de pesquisadores na área de Química Medicinal. A parceria com o INCT-INOFAR possibilita o desenvolvimento em rede da pesquisa do Prof. Cláudio Viegas Jr., voltada à descoberta de novos candidatos a fármacos contra a doença de Alzheimer e outras neuropatologias, além de estudos da Profa. Marisa Ionta sobre o câncer e da pesquisa do Prof. Marcos Marques acerca de doenças infecciosas parasitárias.

SOBRE O INCT-INOFAR

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) se enquadra na área da Saúde, atendendo à indução do Edital de concorrência nesta área prioritária e se situa, especificamente, na especialidade de Fármacos e Medicamentos, tendo como metas principais articular, organizadamente, as competências nacionais existentes no País e situadas nos diferentes estágios desta intrincada cadeia de inovação, a exemplo do Instituto do Milênio Inovação e Desenvolvimento em Fármacos e Medicamentos (IM-INOFAR, Proc. CNPq 420.015/05-1), projeto inspirador desta proposta e em vias de conclusão no início de 2009, que alcançou expressivos resultados.

A equipe participante do INCT-INOFAR inclui especialistas, líderes dos grupos de pesquisa associados, que atuam nas diversas fases hierárquicas da cadeia de inovação em fármacos e medicamentos locados em institutos de pesquisa e instituições de ensino superior, em sua ampla maioria.

Foto: INCT-INOFAR (UFRJ)