Universidade promoverá debate sobre direitos da pessoa com deficiência

Dia 27/04, às 19h, na Unidade Educacional Santa Clara

Na próxima quinta-feira, 27/04, a UNIFAL-MG receberá o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais, Romerito Costa Nascimento e o pesquisador Carlos Wagner Jota Guedes para discutir o tema "Pessoa com deficiência: Direitos Humanos e participação" com destaque para a relação entre pessoas com deficiência e a área da saúde.

O evento acontecerá no auditório da Unidade Educacional Santa Clara da Universidade e terá início às 19h.

A entrada é gratuita e haverá tradução simultânea para libras. A participação no evento dará direito a certificado emitido pela UNIFAL-MG e os que desejarem já podem fazer sua inscrição pelo CAEX

Romerito Costa Nascimento é bacharel em Ciências Sociais e está à frente da Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência - Caade, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac). É o atual presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais.

Carlos Wagner Jota Guedes é bacharel em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente realiza consultoria para projetos sociais, com ênfase em indicadores sociais, indicadores em Direitos Humanos e inclusão social da Pessoa com Deficiência (PcD). Acaba de concluir, em 2016, dois projetos de pesquisa para a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Escreveu sobre pessoa com deficiência no blog Tudo Bem Ser Diferente.

O debate faz parte do projeto de extensão “Ciclo de Debates Direitos Humanos em Perspectiva” coordenado pela Profa. Débora Felício Faria, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UNIFAL-MG e pelo Prof. Sandro Amadeu Cerveira, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade. O ciclo tem como objetivo apresentar ao público em geral e à comunidade acadêmica temas relacionados aos direitos humanos na perspectiva das pessoas que atuam nos movimentos de luta por direitos, em diálogo com os pesquisadores e pesquisadoras das respectivas temáticas.

Informações: Sandro Amadeu Cerveira, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG