Visita técnica leva alunos de Ciência da Computação à prática de atuação na área

Primeiro período do curso conheceu o Serviço Federal de Processamento de Dados de SP

Estudantes do 1º período do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG tiveram a oportunidade de participar de uma viagem técnica ao Serviço Federal de Processamento de Dados de São Paulo (SERPRO), no mês de julho.

Proposta no âmbito da disciplina “Introdução a Ciência da Computação”, ministrada pela professora Andressa Cristina dos Santos, a atividade possibilitou o conhecimento dos alunos sobre diversos segmentos de atuação na área. “A visita proporcionou uma boa visualização das mais diversas áreas da Ciência da Computação, permitindo ao aluno o entendimento e a percepção de que o curso em que ele está matriculado é muito amplo, assim ele pode escolher qual área quer seguir e/ou especializar”, explica Profa. Andressa.

Conforme a docente, que junto ao coordenador do curso, Prof. Ricardo Menezes Salgado, acompanhou os estudantes durante a viagem, o SERPRO é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. “É uma empresa vinculada ao Ministério da Fazenda e cresceu desenvolvendo programas e serviços que permitem um maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos”, esclarece, acrescentando que a consolidação deste serviço, aprimora tecnologias adotadas por diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, e incorporadas à vida do cidadão brasileiro.

Dividido nos setores infraestrutura, redes, programação, desenvolvimento de projetos, eletrônica, comunicação, dados e segurança, o Serviço Federal de Processamento de Dados de São Paulo  armazena todos os dados do cidadão brasileiro tais como: CPF, CNPJ, cadastro do DENATRAM e o imposto de renda do cidadão, sendo também responsável por outros dados do país como cadastro de veículos, situação portuária, sistema de comércio exterior, sistema público de escrituração digital, dentre outros. “Eles desenvolvem tecnologias (web, aplicativos, desktop) a toda gama de aplicações que abrange boa parte dos serviços utilizados no país”, enfatiza.

A professora Andressa relata que os alunos tiveram a oportunidade ter contato com cada um dos setores do SERPRO, onde um profissional responsável explicava o tipo de serviço prestado/desenvolvido, como eles trabalham em equipe, quais situações vivenciadas no dia a dia, qual tipo de estudo e o foco que os alunos devem ter caso queiram seguir aquela área. “Em uma das apresentações, os responsáveis, Almir Moreira - System Analyst e Daniel Barros - Development Analyst, afirmaram a importância de se ter uma boa base matemática e de fundamentos da computação, que muito se destaca em nosso curso na UNIFAL-MG”, comenta.

Ao final da viagem, segundo a professora, os alunos fizeram um relatório contando a experiência, quando foi possível verificar que o objetivo proposto foi alcançado. “Os alunos saíram de lá motivados a se dedicarem cada vez mais aos estudos, sabendo que há diversas áreas de atuação que eles ainda não tinham conhecimento”, informa.

Para a docente que promoveu a visita, essas atividades são de suma importância para o discente aprimorar e vivenciar os conteúdos vistos em sala de aula dentro da realidade de uma empresa. “Para os alunos que participaram da viagem técnica, é importante destacar que muitos dos conceitos apresentados eles só terão contato no decorrer do curso. Assim, eles já vivenciaram o conceito na prática e será muito mais fácil depois assimilar a teoria”, diz.

Na opinião da Profa. Andressa, as visitas técnicas permite também aos estudantes uma ampla visão da gama de aplicabilidades e de áreas que a Ciência da Computação dispõe, contribuindo assim para o aumento do interesse pela área escolhida.

Com informações e fotos: Andressa Cristina dos Santos, docente do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG