UNIFAL-MG recebe visita de Aldeia Indígena Xucuru-Kariri

Comunidade esteve no campus Poços de Caldas no dia 05/09

O evento ocorrido no campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, no dia 05/09, contou com a presença de nove representantes da Aldeia Indígena Xucuru-Kariri provenientes da cidade de Caldas-MG. A visita é uma ação do programa de extensão universitária do ProExt 2014 por meio da equipe ABARÉ – Diagnóstico Ambiental Participativo, coordenada pela docente Adriana Imperador do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), campus de Poços de Caldas.

De acordo com a professora, esta proposta tem como objetivo levantar as principais demandas locais em relação aos problemas ambientais e contribuir com tecnologias desenvolvidas na Universidade, por meio da construção coletiva do conhecimento. Também participaram da visita, o secretário de Meio Ambiente de Caldas, Luiz Antônio Fonseca Teixeira, alunos, docentes e servidores do campus.

Os representantes da aldeia chegaram à Universidade por volta das 11 horas, quando iniciou-se os primeiros debates e apresentações culturais no auditório, onde o grupo ABARÉ se apresentou e introduziu as discussões sobre aspectos ambientais, culturais e técnicos que são abordados dentro da instituição federal. "Neste momento houve troca de informações entre os grupos, apresentações de dança típica e discussão do planejamento de apresentação da UNIFAL-MG", conta a coordenadora.

Ao meio-dia, o grupo almoçou no Restaurante Universitário com os demais alunos, promovendo a integração entre todos os presentes. E em seguida, apresentou-se novamente a céu aberto, na área externa ao R.U., espaço onde há grande circulação de alunos.

Após a refeição, a equipe seguiu até as instalações da Instituição para apresentá-las. "A biblioteca, as salas e os laboratórios foram apresentados, com explicações teóricas sobre os assuntos ali tratados no dia a dia dos alunos, demais funcionalidades de equipamentos e objetos", comenta Profa. Adriana, frisando que o laboratório de Geologia foi o que provocou maior interesse entre os membros da aldeia."Diversos fatores associados ao estudo de fósseis e solos, acabaram por despertar o interesse dos observadores ilustres", afirmou.

Segundo a coordenadora do programa, os indígenas se mostraram bastante interessados e encantados com o universo da Universidade, sobretudo, uma criança indígena, de aproximadamente oito anos, que acompanhou a visita. "Este fato é muito importante, pois despertando o interesse de crianças abrem-se portas para que os indígenas frequentem cada vez mais as Universidades e integrem-se à sociedade", salientou.

A visita chegou ao fim às 15h, com uma reunião rápida, na qual cada membro do grupo ABARÉ pôde expor suas opiniões sobre a visita, bem como suas expectativas e breve roteiro com decisões finais do que se realizaria no dia seguinte, oportunidade em que o grupo visitaria a comunidade indígena Xucuru-Kariri, para coleta de dados técnicos e início do diagnóstico ambiental participativo, sendo esse o enfoque do grupo.

Aspectos abordados na visita:

• Importância da universidade: abordou-se a importância de uma universidade na formação de profissionais qualificados, para a execução de trabalhos que promovam melhorias sociais, ambientais e econômicas.
• Trabalhos desenvolvidos e suas aplicações: demonstrou-se alguns trabalhos básicos de melhorias ambientais, como estações de tratamento de água e sua importância, esquemas representativos e aplicações em diferentes ocasiões.
• Equipamentos mais utilizados e suas funções: foram apresentados diversos instrumentos técnicos, como instrumentos de medição e seus usos nos processos que são estudados em uma universidade.
• Estrutura Universitária: realizou-se a apresentação das estruturas físicas de todo o campus e as principais instalações.
• Planejamento: foram abordados os processos de planejamento para a construção de uma universidade e também para processos mais simples do dia a dia. Em conjunto, foi realizado o planejamento da visita técnica até a aldeia.
• Estrutura Organizacional da Instituição: explicações gerais sobre a organização da Universidade, funcionamento, regras e atividades.
• Uso Sustentável dos Recursos Naturais: neste item, buscou-se destacar as questões ambientais mais problemáticas presentes no cotidiano indígena e que podem ser evitadas com métodos simples, porém eficazes, como a gestão dos resíduos sólidos, recursos hídricos, proteção da fauna e flora nativa, bem como os cuidados com o solo.

Informações: Adriana Maria Imperador, professora do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas