Infraestrutura do Campus Avançado Poços de Caldas se destaca como referência

Campus é avaliado como modelo padrão pela UFMT

Nos dias 30 e 31/07/2012, o Campus Avançado de Poços de Caldas da UNIFAL-MG recebeu a visita de uma equipe da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, que avaliou a infraestrutura local para a construção de um campus na área de engenharia no mesmo padrão, no Mato Grosso.

As representantes da UFMT, a reitora, Profa. Maria Lúcia Cavalli Neder, a pró-reitora de Planejamento, Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Myrian Serra e a professora de Engenharia Ambiental, Eliana Rondon, conheceram a proposta curricular e pedagógica dos cursos oferecidos pelo campus de Poços de Caldas, e também a estrutura predial.

“Como é uma proposta inovadora, você tem que ter muito conhecimento prático, conhecimento teórico, mercadológico, para que possa implantar com menos problemas possíveis”, disse a reitora da UFMT, Profa. Maria Lúcia Cavalli Neder, ao comentar sobre a intenção de implantar cursos no formato de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.

A equipe foi recebida na segunda-feira, dia 30, pelo vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, pela pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos, pelo diretor do campus, Prof. Rodrigo Fernando Costa Marques, pelo diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia, Prof. Cláudio Antônio de Andrade Lima e outros professores da instituição.

Na terça-feira, (31), o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, a pró-reitora de Administração e Finanças, Vera Lúcia de Carvalho Rosa e o coordenador de projetos e obras, José Mário Barbosa Alves, apresentaram a estrutura predial do campus, explicando como os pavimentos foram planejados e executados. Também os professores de engenharia explicaram como as atividades são desenvolvidas nos laboratórios.

Um aspecto que chamou atenção da pró-reitora de Planejamento da Universidade Federal do Mato Grosso, Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça, foi a otimização dos espaços. “O fato de estar todo mundo trabalhando integrado, até em sala de professores, ajuda as pessoas do campus a ficarem mais unidas, até mesmo para reivindicar apoio junto à sede. No nosso caso, o que mais as pessoas do campus do interior reclamam, é que a distância da sede faz com que fiquem meio abandonadas. E se o campus é unido, você já prova que de forma otimizada você consegue mais recurso e mais pessoas podem utilizar o mesmo recurso”, afirmou.

A reitora da UFMT avaliou de forma positiva a estrutura e manifestou interesse em implantar o mesmo modelo na Universidade Federal do Mato Grosso. “Nós estamos trabalhando em um projeto arquitetônico, mas na nossa avaliação é um projeto que vai ficar com um preço muito maior do que a gente tem disponível em termos de investimento, e o que a gente está vendo aqui se adequa bem às nossas necessidades”, comentou, contando que conheceu também os campi da Universidade Federal do ABC e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Profa. Maria Lúcia Cavalli Neder, o próximo passo será uma reunião interna em Cuiabá-MT, para apresentar o padrão do Campus Avançado de Poços de Caldas. “Vamos discutir inclusive, a utilização das plantas para gente queimar etapas. Porque se o que vocês têm aqui são adequados às nossas necessidades, não há necessidade da gente começar do zero”, ressaltou. Segundo ela, a UFMT deverá propor uma cooperação entre universidades e pedir autorização para utilizar o mesmo modelo.

A Universidade Federal do Mato Grosso possui, além da sede em Cuiabá-MT, campi em mais quatro cidades do Mato Grosso - Rondonópolis, no sul, Pontal do Araguaia e Barra do Garças, no leste, e Sinop, no norte.

Para o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, o interesse da UFMT na estrutura do campus é motivo de orgulho para a instituição. “A definição da UNIFAL-MG como modelo de construção dos prédios, vem sendo referenciada em diversos eventos, pela equipe de Engenharia do Ministério da Educação – MEC, desde a sua visita à universidade, em janeiro deste ano. Portanto, o interesse pelo nosso padrão é motivo de orgulho, principalmente, para a equipe da Coordenadoria de Projetos e Obras, que vem desenvolvendo, com dedicação, um trabalho excelente em um prazo muito curto”, destaca.

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social