Vozes que cantam e encantam

Projeto Madrigal na Escola Rural encerra atividades com recital na UNIFAL-MG

Vozes de cerca de 200 estudantes de escolas públicas de Alfenas encantaram o público presente no auditório Dr. João Leão de Faria durante o Recital de Encerramento do projeto de extensão “Madrigal na Escola Rural”, realizado na tarde de sexta-feira, 11/12.

Prestigiado por diretores e professores das escolas envolvidas no projeto e também por pais e amigos dos alunos coralistas, o recital foi conduzido pelo maestro Thiago de Moraes e pelos madrigalistas monitores, que trabalharam durante o ano letivo nas escolas municipais Nicolau Coutinho, Profa. Tereza Paulino da Costa, Dr. João Januário Magalhães (CAIC), Dr. Fausto Monteiro e Orlando Paulino da Costa.

Para o evento de encerramento, os jovens coralistas interpretaram cantigas populares, como “Escravos de Job”, “Acalanto”, “Samba le-lê”, “Ciranda, cirandinha”, e outras canções conhecidas da MPB, como “All Star” de Nando Reis e “Bola de meia, bola de gude” de Milton Nascimento.

“A festa hoje está por conta de vocês, pequenos cantores. Nós sabemos o quanto a música é remédio para nossa sociedade e o quanto a música trabalha na aplicabilidade de uma sociedade mais consciente, de uma sociedade mais pensante, e por isso, nós trabalhamos com as crianças e os adolescentes durante o semestre. Nós apostamos na música como um grande incentivo, como uma grande via de acesso à cultura e à educação no nosso país”, apresentou o maestro durante a abertura.

Os integrantes do Madrigal Renascentista também participaram do recital, juntando-se aos alunos das escolas para fazer a apresentação final.

De acordo com a coordenadora adjunta do projeto, a servidora Maria de los Angeles Ballesteros, o "Madrigal na Escola Rural" teve origem em uma demanda da Secretaria Municipal de Educação de Alfenas, diante da receptividade e dos efeitos positivos que o 'Madrigal na Escola' propiciou aos alunos das escolas envolvidas, no curto tempo de execução da ação, durante o ano de 2014. "Ambos os projetos, contemplados pelo Edital Proext MEC/SESu, em 2014 e 2015, são desenvolvidos dentro de uma mesma concepção - além do aprimoramento da percepção musical e o desenvolvimento cultural e artístico dos alunos, o Madrigal na Escola Rural toma para si a responsabilidade de minimizar a carência de eventos culturais dessa natureza, na zona rural, e proporcionar a inserção das comunidades envolvidas no âmbito da Universidade", comentou.

O objetivo é provocar nos alunos das escolas públicas municipais da área rural participantes, o sentimento de pertença à sua comunidade escolar, por meio de atividades que, não só, desenvolvem a acuidade musical, mas, principalmente, a disciplina, a atenção e o espírito coletivo. "O trabalho com um repertório voltado para a música folclórica, brasileira e africana, desenvolvido com técnicas de percussão corporal e realizado por meio de canto coral, abre a possibilidade de oferecer uma oportunidade de contato com manifestações artísticas e culturais de qualidade a um público carente de eventos dessa natureza", enfatizou.

A equipe que desenvolve as atividades junto aos estudantes é composta por 10 bolsistas – acadêmicos dos cursos de Biologia, Biotecnologia, Ciências Sociais, Enfermagem, Física, Fisioterapia, Geografia, Letras e Pedagogia - um pianista correpetidor e um maestro-regente – contratados por meio de licitação; além dos coordenadores – o professor da História, Mário Danieli Neto e a técnica Maria de los Angeles Ballesteros.