Instituições precisam elaborar Plano de Internacionalização para pleitear bolsas do futuro Programa Mais Ciência, Mais Desenvolvimento

29/06/2017

O novo Programa de Internacionalização do Ensino Superior que será lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em julho – Mais Ciência, Mais Desenvolvimento (MCMD) – apresenta importante avanços em relação ao Ciência Sem Fronteiras.
Diferentemente do Programa anterior que concentrava grande número de bolsas de estudos para alunos de Graduação, o MCMD contemplará prioritariamente as atividades de Pós-Graduação e Pesquisa.

Para participar do Programa, as instituições públicas e privadas que oferecem cursos de Pós-Graduação stricto sensu deverão apresentar um Plano de Internacionalização e definir as universidades com as quais desejam celebrar acordo de cooperação (selecionadas entre as 150 melhores do mundo), as áreas do conhecimento prioritárias, assim como metas e indicadores de acompanhamento do Plano, dentre outros parâmetros.

Outro diferencial do MCMD em relação ao Ciência Sem Fronteiras é a autonomia que a instituição terá sobre a concessão de bolsas, uma vez que caberá aos programas de Pós-Graduação solicitá-las e disponibilizá-las aos seus alunos.

Estudantes de graduação que estejam envolvidos em atividade de Iniciação Científica com bolsas de agências de fomento, também poderão participar do MCMD.

Fonte: www.intendu.com.br