Afastamento para Mobilidade Acadêmica Internacional

       O discente que sairá em mobilidade acadêmica internacional deverá atender aos requisitos da  Resolução do CEPE nº 19 de 31/10/2018, que regulamenta o Regime de Mobilidade Acadêmica Internacional no âmbito dos cursos de graduação da UNIFAL-MG. Para acessar a resolução, clique aqui.

     Uma vez estando em conformidade com os requisitos da resolução, o discente poderá verificar no link https://www.unifal-mg.edu.br/dri/convenios-internacionais os convênios internacionais que a UNIFAL-MG tem com outras instituições. Sugere que o aluno entre em contato com a coordenação do curso e informe sobre o interesse em cursar o programa de mobilidade acadêmica internacional. Depois, o discente poderá entrar em contato com a Universidade que escolher e julgar mais compatível com o seu curso, pois poderá aproveitar disciplinas cursadas durante a mobilidade.

       A UNIFAL-MG não dispõe, até o momento, de editais de seleção para mobilidade acadêmica internacional, assim, as despesas com  passagens, hospedagem e alimentação fica a cargo do aluno. Com os convênios firmados o discente não terá custos com matrículas, mensalidades ou qualquer outra taxa na Universidade de destino.

        Após receber a carta de aceite da Universidade de destino, o aluno deverá solicitar o afastamento para mobilidade acadêmica internacional por meio de abertura de um processo no Sistema Eletrônico de Informações – SEI solicitando o envio à Diretoria de Relações Internacionais – DRI. A documentação necessária para a instrução do processo está relacionada abaixo:

  • Aprovação do Colegiado do Curso – ver com a coordenação;
  • Cópia do Histórico Escolar;
  • Cópia do Passaporte;
  • Cópia do Seguro/ Assistência Viagem (providenciado pelo próprio discente)
  • Declaração de aceite da instituição anfitriã;
  • Formulário de Afastamento preenchido e assinado Modelo afastamento Formulario de Afastamento
  • Plano de estudos ou de atividades a serem desenvolvidas no exterior, aprovado pelo Colegiado do Curso;
  • Termo de Compromisso Termo de Compromisso

 

Outros links:

http://Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIV)

http://Manual do Brasileiro no Exterior

http://Regulamentação do regime de Mobilidade Acadêmica Internacional

http://Seguro e Assistência de Viagem

http://Links úteis