Simpósio "Repercussões da Hipertensão Arterial Sistêmica na Saúde Ocular"

Santa Casa de Alfenas, Auditório, 2 de maio de 2017.

Apresentação

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins, olhos e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não-fatais. A HAS tem alta prevalência e baixas taxas de controle, é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. A mortalidade por doença cardiovascular aumenta progressivamente com a elevação da PA a partir de 115/75 mmHg de forma linear, contínua e independente. O exame de fundo de olho tem importância na avaliação destes pacientes, pelas característica anatômicas similares entre a circulação retiniana e a microcirculação cerebral e coronariana.Além disso, é o único local onde os vasos sanguíneos internos podem ser vistos claramente.
(texto informado pela coordenação da ação)

Local:
Auditório da Santa Casa de Alfenas
Casa de Caridade de Alfenas - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Rua Martins Alfenas, 1616 - Centro, Alfenas, fone (35) 3299 6464

Agenda:
2 de maio de 2017, das 17 (início adiado para as 19 horas) às 22 horas.

Palestras:
"Definição de HAS, causas, repercussões sistêmicas e tratamento", por  Dr. Eduardo Rebello Vieira, médico cardiologista em Alfenas e Ribeirão Preto.
"Manifestações oculares da HAS", por Aroldo Fernandes da Silva – médico oftalmologista da Oftalmocínica Costa Ribeiro
"Tratamento não farmacológico da HAS através da atividade física", por Noler Heyden Fausino – educador físico do Espaço Integração Humana e “personal trainer”.

As inscrições abertas até o encerramento das vagas.
Para se inscrever é necessário estar cadastrado no CAEX - Sistema de Controle de Ações de Extensão da Universidade Federal de Alfenas: http://www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes/
Após concluir seu cadastro, clique na aba "INSCRIÇÃO".

Flavia Beatriz de Andrade Oliveira Ribeiro
flavia.ribeiro@unifal-mg.edu.br