Curso de Instrumentação Cirurgica e Auxílio ao Cirurgião - 2017 - Curso de Férias

Unifal-MG, câmpus Centro e Santa Casa de Alfenas, 16 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017.

EVENTO CANCELADO

Mais informações: clique aqui

Curso de Instrumentação Cirúrgicae Auxílio ao Cirurgião - 2017 - Curso de Férias

COORDENADORA: Profª  Maria Silvana Totti da Costa

ASSESSORIA TÉCNICA: Profª Maria Betânia Tinti de Andrade

APOIO TÉCNICO: Eretuza Gonçalves - Instrumentadora Cirúrgica
                                   Nailza Santos da Silva – Escola de Enfermagem

Dentre as atividades exercidas em um hospital, a cirurgia é aquela que mais desperta admiração e consideração. Para que a cirurgia aconteça com segurança, é necessário um conjunto de ações inter-relacionadas entre a equipe de anestesia, de cirurgia e de enfermagem, através de atividades integradas de natureza emocional e técnica. No Centro Cirúrgico é fundamental que o trabalho em equipe seja realizado de maneira harmônica, sincronizada e sistematizada. O instrumentador cirúrgico atua desde antes do início do ato operatório e acompanha a realização da intervenção cirúrgica para poder antecipar os instrumentais ao cirurgião, deve conhecer a técnica cirúrgica, fios e instrumentos específicos. Este curso visa preparar o estudante de medicina e médicos que queriam se candidatar ao programa de residência na área de cirurgia para atuar em toda a evolução do ato cirúrgico.

Público Alvo

Estudantes de Medicina; Médicos que queriam se candidatar ao programa de residência na área de cirurgia.

Locais de Realização

Universidade Federal de Alfenas – Rua Gabriel Monteiro da Silva 700, Centro, Alfenas-MG, 37130-000   -   Escola de Enfermagem, Prédio R, Sala R-208.
Santa Casa de Alfenas – Rua Martins Alfenas, 1616 - Centro, Alfenas - MG, 37130-000

Carga Horária, Datas e Horários

Início: 16 de janeiro de 2017.
Término: 03 de fevereiro de 2017.

Carga Horária Total: 120 horas
50 horas teórico-prático - aulas teóricas e práticas no laboratório de habilidades;

20 horas de atividades complementar;

30 horas de prática em campo e

20 horas de estágio – computado como 5 cirurgias instrumentadas ou auxiliadas.

Aulas teórico-práticas: 16 a 21 de janeiro de 2017 (de segunda a sábado) das 8:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:30h.

As práticas de campo e os estágios serão desenvolvidos no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Alfenas. Para esta atividade a turma será dividida em 1 e 2, a Turma 1 fará estágio e práticas na semana de 23 a 27 de janeiro de 2017 e a Turma 2 fará estágio e práticas na semana de 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017. O horário das práticas será conforme a disponibilidade do aluno, podendo ser no período noturno. O aluno deverá instrumentar ou auxiliar o cirurgião em no mínimo 5 (cinco) cirurgias, todas sob a supervisão de profissional integrante do curso.

Nota: O curso contará com a colaboração dos cirurgiões que trabalham na Santa Casa de Alfenas, que permitem que os alunos participem das cirurgias e os orientam durante as mesmas, no momento que os alunos desenvolvem suas atividades práticas, contando também a orientação de instrumentadores cirúrgicos.

•    Recursos humanos no Centro Cirúrgico;
•    Aspectos éticos e legais no centro cirúrgico;
•    Nomenclatura em técnica cirúrgica;
•    Tempos cirúrgicos: diérese e dissecção, hemostasia e síntese;
•    Medidas de biossegurança no ambiente cirúrgico: biossegurança, prevenção da infecção do sítio cirúrgico e cirurgia segura;
•    Instrumental cirúrgico: histórico, identificação e manejo;
•    Fios e agulhas cirúrgicas;
•    Metodização cirúrgica: degermação e paramentação; montagem das mesas auxiliares; disposição da equipe cirúrgica; sinalização cirúrgica; trânsito dos instrumentos e dinâmica do conjunto cirúrgico.

Ministrantes

Profa. Maria Silvana Totti da Costa – UNIFAL-MG

Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade – UNIFAL-MG

Eretuza Gonçalves – Instrumentador da Santa Casa de Alfenas

Maria José Souto Camilo - Instrumentador da Santa Casa de Alfenas

NÚMERO DE VAGAS

Serão oferecidas 12 vagas.

INVESTIMENTOS
Inscrição – 60,00

Investimento – 750,00

Inscrições gratuitas, no CAEX:

Maiores Informações entre em Contato:

Maria Silvana Totti da Costa

(35) 3299 9477 ou (35) 3299 9471 – UNIFAL-MG
(35) 9 9921 9010 (oi) whatsApp      ou     (35) 9 9156 1357 (tim)

Maria Betânia Tinti de Andrade

(35) 3299 9477 ou (35) 3299 9471 UNIFAL-MG