Cursos de Extensão ministrados em 2008

A ilustração Científica como Ferramenta de Trabalho

.: Código PREAE: 108
.: Coordenação: MARCELO POLO
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Período de Realização: 01/04/08 a 31/12/08
Resumo:
Este curso tem como proposta a melhoria da capacidade do aluno de desenhar modelos científicos, tornando-se apto para utilizar-se de técnicas de desenho como ferramenta para ilustração de seus trabalhos e resultados de pesquisas, bem como para o processo de ensino-aprendizagem. Um curso inovador que auxiliará os alunos no desenvolvimento de técnicas de observação, reprodução, criação e representação didática de modelos científicos.

Atendimento em Farmácia: Indicação farmacêutica e comunicação

.: Código PREAE: 130
.: Coordenação: LUCIENE ALVES MOREIRA MARQUES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 26/04/08 a 17/05/08
Resumo:
O farmacêutico necessita, em sua área de atuação, de conhecimentos sobre distúrbios menores e indicação de medicamentos de venda livre, orientando o usuário na realização da automedicação responsável, e de habilidades para estabelecer uma comunicação efetiva com o usuário de forma a garantir a efetividade e segurança do tratamento. Este curso de atualização abordará esse preceito, preconizado pela OMS.

 Biologia Floral e Ecologia da Polinização

.: Código PREAE: 133
.: Coordenação: FLÁVIO NUNES RAMOS
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Meio ambiente
.: Período de Realização: 26/04/08 a 27/04/08
Resumo:
Trata-se de um curso introdutório, dirigido a discentes dos cursos de Ciências Biológicas e áreas afins, com o o objetivo de introduzi-los à teoria da “ecologia de polinização e biologia reprodutivas das plantas”. Os temas abordados são: importância dos principais aspectos reprodutivos das plantas, como: morfologia floral, atrativos, tipos de flor, recursos florais; fenologia de floração; sistemas de reprodução; visitantes florais: variedade e morfologia e os sistemas de polinização: definição, classificação e exemplos.

Quais as Mudanças para as Farmácias de Manipulação

.: Código PREAE: 138
.: Coordenação: LUCIENE ALVES MOREIRA MARQUES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 30/05/08 a 30/05/08
Resumo:
O curso tem por objetivo a atualização de profissionais farmacêuticos e acadêmicos a respeito das mudanças ocorridas nas regras de funcionamento das farmácias de manipulação, instituídas pela Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA, no. 67 de 8 de outubro de 2007.

Interações Medicamentosas no Balcão das Farmácias

.: Código PREAE: 139
.: Coordenação: LUCIENE ALVES MOREIRA MARQUES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 07/06/08 a 15/06/08
Resumo:
Curso proposto para ampliar os conhecimentos do farmacêutico, de modo a promover uma farmacoterapia mais segura e efetiva, e que abordará e discutirá a importância, na farmacologia segura de pacientes, do conhecimento das interações entre o uso de medicamento e o consumo de álcool, do uso de outros medicamentos, da ingestão de determinados alimentos e das alterações em resultados de determinados exames laboratoriais.

Técnicas e Estratégias de Leitura de Textos em Inglês

.: Código PREAE: 140
.: Coordenação: MARCOS COELHO BISSOLI
.: Subcoordenação: Alessandro Aparecido Pereira
.: Área Temática: Comunicação
.: Período de Realização: 31/05/08 a 31/05/08
Resumo:
Este curso contraria o paradigma histórico de leitores que querem traduzir termos unitários para o português. O desenvolvimento e o emprego de novas formas de leitura, fará com que o leitor não mais busque a tradução de palavras, mas de idéias, para as quais as aquelas são apenas instrumentos intermediários. Com o objetivo de tornar o aluno um leitor ativo, com interpretação ágil do texto, serão desenvolvidas as técnicas de “skimming”, “scanning”, de uso e teste de termos cognatos, de delimitação de blocos de adjetivos e substantivos, de indexação de questões, de formação das palavras, de termos de conexão de parágrafos e idéias, de referência pronominal e do uso do conhecimento prévio do leitor sobre o assunto tratado.

Como Deixar de Fumar em Cinco Dias

.: Código PREAE: 142
.: Coordenação: Ricardo Radiguieri Rascado
.: Subcoordenação: Roberto César Fonseca
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/07/08 a 30/09/08
Resumo:
Durante o curso, realizado em parceria com a ADRA – Associação Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, serão oferecidas palestras médicas, com esclarecimentos sobre danos à saúde causados pelo tabaco, e palestras motivacionais, com orientações sobre hábitos saudáveis que podem auxiliar os interessados a abandonar o vício. Aqueles que desejarem participar serão orientados sobre o programa e serão acompanhados, posteriormente, por meio de visitas domiciliares, a fim receberem motivação e avaliação de seu estado de saúde. O programa “Como Deixar de Fumar em Cinco Dias” – The Five Day Plan – foi desenvolvido na década de 1960 por dois médicos americanos e chegou ao Brasil em 1964. Desde então tem auxiliado dezenas de milhares de pessoas a deixar de fumar. Os “cinco dias” consistem de um roteiro detalhado que conduz à aquisição de hábitos saudáveis e ao aprendizado de estratégias para obter sucesso no abandono do hábito de fumar.

Curso de Capacitação em Gestão de Fundações de Apoio

.: Código PREAE: 144
.: Coordenação: Eliane Garcia Rezende
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Trabalho
.: Período de Realização: 28/06/08 a 28/06/08
Resumo:
O curso prevê a capacitação dos funcionários da Funcionários da Fundação de Apoio à Cultura, Extensão, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe-Alfenas) na área de Gestão de Fundações. Serão abordados os temas: O papel das Fundações de Apoio; Legislação das Fundações, Procedimentos para aquisições de Bens e Serviços; Importações.

Sistematização da Assistência em Enfermagem

.: Código PREAE: 153
.: Coordenação: ZÉLIA MARILDA RODRIGUES RESCK
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 09/06/08 a 07/07/08
Resumo:
Curso solicitado pela coordenação do Serviço de Enfermagem da Irmandade da Santa Casa de Machado para a capacitação de enfermeiros com vistas à implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), como meta de qualidade exigida na assistência hospitalar. Com subsídio financeiro do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG (PRO-HOSP), esse curso de extensão busca atender a parceria da universidade com a instituição de saúde, uma vez que a sistematização da assistência de enfermagem é um importante instrumento de trabalho dentre as atividades privativas do enfermeiro prevista na legislação. Como objetivo geral, busca sensibilizar os enfermeiros para a adoção da SAE como modelo assistencial do cuidado do indivíduo e da coletividade, assegurando a qualidade da assistência e do serviço. Para tanto, objetiva especificamente sensibilizar os enfermeiros sobre a relevância da Semiologia na SAE nos serviços de saúde; trabalhar o Processo de Enfermagem como instrumento e metodologia de trabalho, e potencializar habilidades para a construção do pensamento crítico e da linguagem comum para o trabalho em equipe.

Esperanto Bazakurso

.: Código PREAE: 160
.: Coordenação: ANDERSON FRANCISCO DA SILVA
.: Subcoordenação: Marcos Coelho Bissoli
.: Área Temática: Comunicação
.: Período de Realização: 01/08/08 a 30/11/08
Resumo:
O Baza Kurso de Esperanto (curso básico de esperanto) objetiva a aprendizagem das regras básicas do idioma Esperanto, preparando os estudantes para sua leitura e escrita e conversação. O curso abrange a teoria e prática dos seguintes tópicos gramaticais: alfabeto, pronúncia, artigo definido, pronomes de tratamento, substantivos, adjetivos, concordância nominal, pronomes pessoais, pronomes possessivos, verbos, tempos verbais, concordância verbal, frases afirmativas, negativas e interrogativas, comparativo (ju pli… des pli), voz passiva, particípios ativos e passivos, acusativo, correlativos, advervérbios, conjunções (a?, ?ar, do, kaj, ke, kvankam, nek, ol, se, sed, tamen, dum, ?is), interjeições, numerais, prefixos (bo-, dis-, ek-, eks-, fi-, ge-, mal-, mis-, pra-, re-), sufixos (-a?, -ad, -a?, -an, -ar, -?j, -ebl, -ec, -eg, -ej, -em, -end, -er, -estr, -et, -id, -ig, -i?, -il, -in, -ind, -ing, -ism, -ist, -nj, -obl, -on, -op, -uj, -ul, -um), “duon” como prefixo, preposições (al, anstata?, anta?, apud, e?, ?irka?, da, de, dum, ekster, el, en, ?is, inter, je, kontra?, krom, kun, la?, per, po, por, post, preter, pri, pro, sen, sub, super, sur, tra, trans), advérbios primitivos (almena?, anka?, ankora?, apena?, balda?, e?, for, hiera?, hodia?, ja, jam, jen, jes, ?us, kvaza?, minus, morga?, ne, nepre, nun, nur, ofte, parkere, pli, plej, plu, plus, precipe, preska?, spite, supre, tre, tro, tuj, volonte), partícula “ajn”, o advérbio-conjunção “kvaza?”.

Atualidades Cosméticas

.: Código PREAE: 162
.: Coordenação: Ricardo Radiguieri Rascado
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 23/08/08 a 13/09/08
Resumo:
O curso tem por objetivo capacitar profissionais farmacêuticos e acadêmicos de farmácia no emprego de ativos em cosméticos conforme as tendências do mercado atual.

Capacitação de Mediadores de Leitura

.: Código PREAE: 173
.: Coordenação: DENIS DA SILVA MOREIRA
.: Subcoordenação: Soraia Matilde Marques
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 31/08/08 a 31/08/08
Resumo:
Curso de formação de mediadores de leitura que viabilizem o desenvolvimento das atividades do projeto de Extensão “Ler: Uma Eterna Aventura.

Acolhimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica

.: Código PREAE: 175
.: Coordenação: Clícia Valim Cortes Gradim 
.: Subcoordenação: Christiane Alves Pereira Calheiros
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/09/08 a 31/10/08
Resumo:
O curso visa treinar policiais das três esferas – militar, comunitária e civil, do município, a respeito da delineação da “violência doméstica”, da regras de acolhimento e de humanização desse atendimento às mulheres que sofrem daquele tipo de violência. É um primeiro passo para melhorar o atendimento às mulheres que recorrem à polícia para denunciar seus agressor e obter auxílio.

Educação: desafios do Mundo Tecnológico

.: Código PREAE: 177
.: Coordenação: Eliane Garcia Rezende
.: Subcoordenação: Paulo Romualdo Hernandes
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/09/08 a 31/10/08
Resumo:
O curso “Educação: desafios no mundo tecnológico” abordará sobre a educação no mundo das novas tecnologias de comunicação e informação: a educação virtual. Pretende-se com esse curso colocar em debate, sobretudo, o uso da Internet, essa interessante e importante ferramenta de comunicação dos nossos dias, em suas interfaces com a educação. O enfoque será na discussão dos aspectos positivos proporcionados pela Internet como mediadora da educação, como exemplo, produzir cursos, ensinamentos, em lugares e horários que dificilmente a comunidade conseguiria participar presencialmente desses cursos. Ou, então, debater sobre seus aspectos negativos, como ferramenta que pode promover uma educação massificadora, alienante, superficial, instrumento de mercado, o que, muitas vezes tem acontecido com a educação “on line”. No curso serão utilizadas um bom número de ferramentas que o Moodle dispõe como software educativo, demonstrando na prática que é possível promover educação virtual interativa e dialógica. O Moodle é um aplicativo livre usado por boa parte das universidades federais, integrantes do programa da Universidade Aberta do Brasil, para cursos a distância. O cursista, então, debate sobre tecnologias educativas, educação a distância, e, ao mesmo tempo, irá se familiarizando com as possibilidades de interação, de debates, de fóruns, atividades, recursos, propocionados pela educação mediada pela web.

Ação educativa em Museus

.: Código PREAE: 186
.: Coordenação: LUCIANA MENEZES DE CARVALHO
.: Subcoordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Área Temática: Cultura
.: Período de Realização: 20/10/08 a 31/10/08
Resumo:
O Programa Nacional de Formação e Capacitação de Recursos Humanos, pertencente à Política Nacional de Museus do Departamento de Museus e Centros Culturais – Demu / Iphan, tem como objetivos ampliar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação em Museologia, desenvolver cursos técnicos, cursos de extensão e oficinas nas diversas áreas de atuação dos museus, apoiar a realização e/ou realizar encontros, seminários, congressos e outros fóruns de discussão para divulgação e produção de conhecimentos. Assim, entre os dias 10 e 12 de novembro de 2008, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG, em parceria com o Demu, proporcionará a oficina “Ação Educativa em Museus”, que abrangerá temas tais como: Ações educativas nos museus e correntes pedagógicas; Os museus e o ensino das artes, dos ofícios e das ciências; Museu, educação e cidadania: o compromisso social, entre outras. Esta oficina beneficiará a relação dos participantes com o futuro Museu da Unifal.

Primeiros Socorros

.: Código PREAE: 196
.: Coordenação: VERÔNICA FERREIRA MAGALHÃES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/03/08 a 30/11/08
Resumo:
Curso sobre medidas preventivas e emergenciais de acidentes com o objetivo de desenvolver habilidades de socorrista através do aprendizado teórico e prático das técnicas utilizadas no pronto atendimento a vítimas em situação de emergência traumática ou emergência clínica.

Defesa Pessoal

.: Código PREAE:
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant ‘Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 01/10/08 a 05/12/08
Resumo:
O projeto “Defesa Pessoal” tem como alicerce a integração dos alunos, funcionários e professores a um esporte de grande necessidade aos dias atuais. A Defesa Pessoal além de colocar seus adeptos em plena forma e saúde, pretende também desenvolver habilidades como trabalho em equipe, reflexos, propriocepção consciente e auto defesa. Este projeto multidisciplinar consiste em dar condições suficientes aos praticantes de utilizar técnicas de defesa em situações em que sejam necessárias. Tendo como base os ensinamentos dos limites articulares, ligamentos, músculos, nutrição e inervações, os alvos de cada técnica serão devidamente estudados e analisados pelos alunos a fim de aprender suas funções e como poderão ser utilizados dispensando-se o mínimo de força física, dando condições iguais entre praticantes de idades, sexo ou envergadura diferentes. É importante que, com este projeto, se criem seres humanos mais confiantes em suas habilidades, facilitando também, em situações corriqueiras e menos estressantes, seu dia-a-dia.

Primeiros Socorros para técnicos em Enfermagem

.: Código PREAE:
.: Coordenação: VERÔNICA FERREIRA MAGALHÃES
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 29/03/08 a 14/06/08
Resumo:
Curso sobre medidas preventivas e emergenciais de acidentes com o objetivo de desenvolver habilidades de socorrista através do aprendizado teórico e prático das técnicas utilizadas no pronto atendimento a vítimas em situação de emergência traumática ou emergência clínica.

Capacitação e Gestão de Atividades em Educação Patrimonial

.: Código PREAE:
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant ‘Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Trabalho
.: Período de Realização: 22/02/08 a 22/04/08
Resumo:
O projeto visa capacitar os professores da rede pública e privada de ensino da cidade de Alfenas (MG) e os acadêmicos do curso de pedagogia da UNIFAL-MG para atuarem na gestão de atividades didáticas com enfoque no patrimônio cultural como objeto de estudo. Essa atividade, conhecida como Educação Patrimonial, muito tem colaborado com os educadores possibilitando-os implementar ações transdisciplinares nas suas práticas educacionais. Dentre os objetivos desse trabalho podemos ressaltar além da capacitação, já mencionada, a multiplicação e qualificação dos agentes responsáveis pela formação dos indivíduos, acreditando ser pela educação, ampla e continuada, que se formará o cidadão pleno e consciente de seu papel na estruturação de uma sociedade cujo caráter principal seja a soberania. Pretendemos atender com este projeto uma demanda, sentida na cidade de Alfenas, por parte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, parceira neste trabalho e contribuir com o aumento de agentes formadores que possam utilizar os conhecimentos da Educação Patrimonial como aliados para enfrentar os desafios que o mundo contemporâneo apresenta à preservação e ao (re)conhecimento das identidades culturais de caráter local e regional.

Curso Pré-Vestibular da UNIFAL-MG

.: Código PREAE:
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant ‘Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Período de Realização: 01/03/08 a 05/12/08
Resumo:
Além do compromisso que a Universidade tem de promover a inclusão social através da oferta de ensino de qualidade ao maior número possível de pessoas, há outras maneiras de se trabalhar junto à comunidade para melhores oportunidades de inserção social. Ainda que a Universidade Pública amplie a quantidade de vagas oferecidas em seus cursos, sempre haverá uma demanda não totalmente contemplada: a dos jovens egressos da Educação Básica, mas com formação deficitária para o ingresso imediato no ensino superior e sem meios para custear um curso preparatório ao vestibular. Tais jovens geralmente cursaram o ensino médio em escolas públicas. O objetivo do Curso Pré-Vestibular da Unifal-MG é propiciar a egressos do ensino médio público não só uma oportunidade de preparar-se para o exame vestibular, aumentando suas chances de ingresso em Universidades Públicas, mas oferecer formação mais ampla, incentivando-os a tomar parte das atividades de extensão e cultura que a instituição oferece. Além disso, exercer uma ação afirmativa, contribuindo para uma disputa mais justa no processo seletivo das instituições públicas e servir-lhes de referencial positivo, oferecendo aulas ministradas por discentes da instituição, que muitas vezes têm histórias de vida semelhantes às suas.
 

Curso de capacitação em humanização no no atendimento hospitalar para funcionários da casa de caridade de Alfenas “N S do Perpétuo Socorro”

.: Código PREAE: 000D
.: Coordenação: ZÉLIA MARILDA RODRIGUES RESCK
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 07/01/08 a 25/01/08
Resumo:
Curso solicitado pela Santa Casa de Caridade de Alfenas “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” para certificar seus funcionários e promover melhorias da qualidade de seu atendimento, de modo a atender às exigências do programa da Secretaria da Saúde do Estado de Minas Gerais e Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS – PROHOSP.

Curso de capacitação em Instrumentação Cirúrgica

.: Código PREAE: 000E
.: Coordenação: MARIA SILVANA TOTTI HEYDEN
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 15/03/08 a 22/11/08
Resumo:
O instrumentador cirúrgico é um dos integrantes da equipe cirúrgica. Esta equipe atua no Centro Cirúrgico, juntamente com as equipes administrativa, de enfermagem, de anestesiologia e de enfermagem. Conforme a Resolução Nº 1.490 de 02/98 do Conselho Federal de Medicina – CFM, podem atuar, na qualidade de instrumentador cirúrgico, o acadêmico de medicina ou de enfermagem e o profissional de enfermagem. A mesma resolução estabelece que a composição da equipe cirúrgica é da responsabilidade direta do cirurgião titular e que deve ser composta exclusivamente por profissionais de saúde devidamente qualificados. Este curso objetiva capacitar o estudante de medicina ou enfermagem, bem o como profissional de enfermagem, interessados em atuar como instrumentadores cirúrgicos, de modo a proporcionar-lhes treinamento e conhecimentos técnico-científicos básicos em instrumentação cirúrgica.

Curso de Aperfeiçoamento em “Implantodontia: cirurgias avançadas e prótese sobre implantes”

.: Código PREAE: 000F
.: Coordenação: RONALDO CÉLIO MARIANO
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 11/04/08 a 20/09/08
Resumo:
Curso destinado a cirurgiões dentistas interessados em sedimentar conhecimentos de prática clínica implantodôntica com base em conhecimentos atuais dos aspectos técnicos e biológicos.

Atualização em Farmácia Clínica com Ênfase em Assistência Farmacêutica – Farmacoterapia dos Anti-Hipertensivos e da Insuficiência Cardíaca

.: Código PREAE: 168 A
.: Coordenação: MÁRCIA HELENA MIRANDA CARDOSO PODESTA
.: Subcoordenação: Olinda Maria Gomes da Costa Vilas Boas
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 17/10/08 a 18/10/08
Resumo:
Disciplina do curso de Especialização em Farmacologia clínica com Ênfase em Assistência Farmacêutica, da Unifal-MG, oferecidas a discentes do curso de graduação em Farmácia.

Atualização em Farmácia Clínica com Ênfase em Assistência Farmacêutica – Farmacoterapia da Depressão

.: Código PREAE: 168 B
.: Coordenação: MÁRCIA HELENA MIRANDA CARDOSO PODESTA
.: Subcoordenação: Olinda Maria Gomes da Costa Vilas Boas
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 31/10/08 a 01/11/08
Resumo:
Disciplina do curso de Especialização em Farmacologia clínica com Ênfase em Assistência Farmacêutica, da Unifal-MG, oferecidas a discentes do curso de graduação em Farmácia.

Atualização em Farmácia Clínica com Ênfase em Assistência Farmacêutica – Tabagismo DPOC e Asma

.: Código PREAE: 168 C
.: Coordenação: MÁRCIA HELENA MIRANDA CARDOSO PODESTA
.: Subcoordenação: Olinda Maria Gomes da Costa Vilas Boas
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 22/11/08 a 23/11/08
Resumo:
Disciplina do curso de Especialização em Farmacologia clínica com Ênfase em Assistência Farmacêutica, da Unifal-MG, oferecidas a discentes do curso de graduação em Farmácia.
 

Atualização em Farmácia Clínica com Ênfase em Assistência FarmacêuticaFarmacoterapia da Dor

.: Código PREAE: 168 D
.: Coordenação: MÁRCIA HELENA MIRANDA CARDOSO PODESTA
.: Subcoordenação: Olinda Maria Gomes da Costa Vilas Boas
.: Área Temática: Saúde
.: Período de Realização: 05/12/08 a 06/12/08
Resumo:
Disciplina do curso de Especialização em Farmacologia clínica com Ênfase em Assistência Farmacêutica, da Unifal-MG, oferecidas a discentes do curso de graduação em Farmácia.