Ações de extensão Grupo de Pesquisa FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente

Unifal-MG, câmpus Sede - Alfenas, 06 de março a 27 de novembro de 2018

Apresentação

O Grupo de Estudos e Pesquisas FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente ASSUME sua identidade de grupo de pesquisa no CNPQ numa perspectiva multidisciplinar e dialógica com foco a concentrar aprofundamentos na temática sobre formação e a profissionalidade docente nas áreas de conhecimento que contemplem o processo inicial e permanente da construção de conhecimento dos docentes. Este projeto visa integrar ações de pesquisa e extensão a fim de estabelecer aprofundamentos e trocas por meio do diálogo entre alunos e alunas que estão em processo de estudos na Universidade com professores que já se formaram e estão em pleno exercício nas redes públicas e privadas. Pretende-se estabelecer diálogos a partir de relações em rede entre os pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas MG, bem como professores de outras Instituições Nacionais e Internacionais.

Público-Alvo

Comunidade Acadêmica Comunidade Externa - Professores em Exercício que atuam nas redes públicas e privadas de Alfenas/MG e região

Inscrições gratuitas no CAEX

As 50 vagas disponíveis já foram preenchidas, porém abrimos mais 20 vagas para lista de espera. Faça sua pré-inscrição e, caso haja desistência, entraremos em contato.

Programação - 17h30 às 19h - (TODOS OS MÓDULOS)

Doutora em Educação: Currículo pela PUC de SP Mestre em Educação - Formação de Professores UBC - Mogi das Cruzes - SP Mestre em Educação: Psicologia da Educação - PUC SP Pedagoga pela Universidade do Vale do Paraíba São José dos Campos SP Atua na Educação desde 1986, foi docente da Educação Básica, Coordenadora e Diretora Escolar. Em 2015, 2016 assumiu o cargo de Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Ensino Superior atua desde 1999. Desde 2008 até os dias atuais é Professora e Pesquisadora Universidade Pública Federal de Alfenas - MG. É Professora Adjunta, focaliza estudos, orientações e pesquisas nas áreas de Práticas Pedagógicas, Formação de Professores e Gestão Escolar, prática pedagógica e estágios. Coordena o Curso de Pedagogia EAD e é Vice Coordenadora do Curso Pedagogia Presencial. É líder do Grupo de Pesquisa FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente e atua na linha de pesquisa: Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional em processos iniciais e permanentes.

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Alfenas-MG, desde 2011. Ocupa atualmente o cargo de professora adjunta A, junto ao Departamento de Ciências Humanas. Atua como professora no Curso de Pedagogia ministrando disciplinas de Alfabetização e Estágio Supervisionado. Nos cursos de licenciatura ministra a disciplina de Didática. Atua, também, na Pós-Graduação em Educação (orienta mestrado). Coordena o Curso de Pedagogia a distância (EaD UNIFAL-MG) desde 2012. Foi membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa- NIASE/UFSCar de 2002 a 2012 e hoje atua enquanto colaboradora. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem, dedicando-se às seguintes temáticas: aprendizagem dialógica, comunidades de aprendizagem, educação de pessoas adultas, democratização do conhecimento escolar, alfabetização e tertúlia literária dialógica. Atuou como profa Tutora do Curso de Especialização Ética, Saúde e Valores na Escola, da Universidade de São Paulo (2011). Foi tutora virtual do Curso de Pedagogia da UFSCar (2008-2011). Sua formação em Pedagogia (2004), no mestrado (2007) e no doutorado em Educação (2011), foi realizada na Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu doutorado sanduíche em Educação junto ao Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona (2008).

Ronaldo Auad é líder do grupo de pesquisa Formatio: Processos na Formação e Profissionalidade Docente − linha de pesquisa: Formação de Professores no processo de construção de conhecimento das linguagens da Arte sob uma perspectiva semiótica. É membro do grupo de pesquisa Sociedade e Cultura Contemporâneas − linha de pesquisa: Cultura e Poder. Em outubro de 2012, criou o Grupo de Estudos sobre Semiótica Peirceana da Universidade Federal de Alfenas − UNIFAL - MG, grupo filiado ao Centro Internacional de Estudos Peirceanos − CIEP/PUC-SP. A experiência profissional de Ronaldo Auad, como artista visual, teve início em 1979. Realiza, a partir do referido ano, exposições no Brasil e no exterior. Em 2014, realizou Minas-Líbano e Nágila e outras presenças, respectivamente, no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas e na Casa Galeria, São Paulo. Em setembro deste ano lançou, na Livraria Veredas, Volta Redonda (RJ), os seus mais recentes desenhos, em um evento denominado Papéis avulsos. O nome e a obra de Ronaldo Auad constam na Enciclopédia Itaú Cultural (http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa26926/ronaldo-auad) RONALDO Auad. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2016. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora substituta na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), da Universidade de São Paulo, do Grupo de Estudos de Gênero (UNIFAL) e líder do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). É integrante da Rede Brasileira de História Pública. Possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), tendo pesquisado sobre a juventude durante o Estado Novo. Foi professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e da Universidade Bandeirante. Atuou no Ensino Médio e foi formadora de Professores no Instituto Qualidade de Ensino (IQE), em Recife e Teresina. Faz parte da comissão editorial e da produção executiva das revistas Oralidades e História Agora, Cultura Histórica e Patrimônio e do Conselho Editorial da Revista Vox Musei. Atuou em oficinas e formação de professores de escola pública.É autora de artigos e livros ligados à História Oral, Ditadura Militar, História Pública, patrimônio, relações de gênero e educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em estudos sobre história oral, atuando principalmente nos seguintes temas: memória - greve de 1968 - relações de gênero - história de vida - prática de ensino - Ditadura Militar - patrimônio cultural.

Graduação em psicologia pela Universidade Gama Filho (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Especialista em psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2002) e em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atuou na Coordenação de Educação Especial no município de São Gonçalo/RJ; como consultora do Instituto Ônix para o Desenvolvimento Humano; bem como em diversas universidades, tanto na graduação quanto na pós graduação, ministrando disciplinas presenciais e a distância. Atualmente é professora assistente da Universidade FEderal de Alfenas - UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva.

É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição. Cursou estágio de doutoramento na área de Sociologia da Infância pela Universidade do Minho (UM/Portugal) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/Ribeirão Preto. É docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em em História Ibérica (Ensino-PPGHI) desta mesma instituição e é líder do Grupo de Pesquisa denominado "Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento". É coordenadora da Brinquedoteca da UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação infantil, direitos das crianças, participação infantil e diferença.

Possui mestrado em Educação Para A Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, formação professores, ensino ciências, ensino biologia.

Doutor em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014), mestre em Estudos Linguísticos UFMG (1999) e graduado em Letras pela UFMG (1992). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. Coordenador de Área no PIBID/Letras-Português. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino-aprendizagem, avaliação escolar, leitura e habilidades. Organizou o livro "O Texto na Aula de Língua: o que ensinamos e como avaliamos" (2013), pela editora Pontes. Publicou os livros "Produzir Textos na Educação Básica: o que saber, como fazer" (2015) e "De Alunos a Leitores: o ensino da leitura na Educação Básica" (2017), ambos em coautoria com o Prof. Dr. Celso Ferrarezi Jr., e publicados pela editora Parábola. É membro titular do Comitê de Assessoramento do INEP, e da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógica da DAEB, além de colaborador em diversos projetos do órgão.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, realizando estágio doutoral no Centre de Recherche sur les Liens Sociaux (CERLIS), Université Paris V - Descartes. Professor Adjunto do quadro docente efetivo da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), junto ao Departamento de Ciências Humanas (DCH). Desenvolve pesquisas principalmente sobre as seguintes temáticas: relações de gênero e novas masculinidades na educação, didática e gestão escolar.

Coordenação

Coordenadora

Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza
dra.anaabreu@gmail.com
ana.abreu.souza@unifal-mg.edu.br

Coordenador adjunto

Ronaldo Auad Moreira
ronaldoauad@gmail.com