UNIFAL-MG recebe exposição “Vestígios de Alma” da artista varginhense Vanessa CTReis

A partir desta segunda-feira (17), a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), recebe a exposição “Vestígios de Alma” da artista varginhense Vanessa CTReis. As obras, baseadas em pesquisas e reflexões sobre a obra de Gustav Klimt e o feminino, pode podem ser vistas de 7h às 21h, no Hall do Prédio “V” no campus sede da UNIFAL-MG em Alfenas. A visitação é gratuita e livre para todos os públicos.

De acordo com a autora, as 18 obras são resultados de experimentações que mesclam fragmentos de fotografias, desenho, pintura e tecnologia digital. “Nos meus trabalhos busco reflexão e força crítica por meio de inovações e pesquisas. Aposto naquilo que Umberto Eco traz como obra aberta, passível de interpretações diferentes. Cada série ou objeto de arte são concebidos tendo como fio condutor, reflexões”, ressalta Vanessa CTReis.

A artista visual, residente em Varginha/MG, ocupa a cadeira número 5 da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC), ocupada inicialmente por Astolpho Tiburcio Sobrinho, tendo como patrono Dr. José Marcellino Teixeira de Rezende. Vanessa também é fotografa e possui especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação e em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas.

O currículo de Vanessa CTReis conta exposições individuais e coletivas em diversos espaços culturais no Brasil e exterior. Entre as exposições coletivas, suas obras foram selecionadas para as mostras Brazilian and International Contemporary Art (Nova Iorque, 2015), Creative Moment of Brazilian Contemporary Art (Finlândia, 2015), Salon d’Art Contemporain Carrousel Du Louvre (França, 2014), Museu de Montemor (Portugal, 2011), Casa do Brasil (Espanha, 2011), 3°Salão de Outono da América Latina (São Paulo, 2015).

As exposições individuais, destacam-se Vagando em Versus (2014), Entre Verdes e Azuis (2012), O QUE NÃO SE PERCEBE: Um novo olhar sobre o Theatro Capitólio em parceria com arquiteta e tradutora Anita Di Marco (2011/2013), Cena Ausente - Memória de luz e sombra (2009). Em 2016, a fotografia “Da dove io ti guardo” foi premiada na Categoria Accésit do X Premio Eurostars de Fotografía Tu Mirada Es Personal – Espanha.

No ano passado, a exposição “Vestígios de Alma” integrou a programação do FAISCA (Festival de Artes e Interações Socioculturais) em Alfenas e Varginha. “A proposta é apresentar o trabalho a novos olhares, pois o público universitário se renova a cada ano”, explica o produtor cultural Ivanei Salgado.

A exposição “Vestígios de Alma” na UNIFAL é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária por meio do projeto “Cultura UNIFAL”. Conheça outros trabalhos de Vanessa CTReis em http://www.vanessactreis.com/.

Agenda:
Vestígios de Alma