Centro acadêmico Herbert de Souza

O que é um Centro Acadêmico?

O Centro Acadêmico é a unidade estudantil que representa os demais estudantes de um curso.

Cabe ao CA, entre suas tarefas, realizar as discussões com os estudantes do curso para encontrar soluções nos problemas enfrentados, seja na relação com os professores, temas vinculados aos conteúdos e currículos dos cursos ou mesmo questões administrativas.

Além da representatividade garantida pelo Centro Acadêmico, ainda existem como entidades estudantis a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a ENEN (Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição), ambas garantindo os direitos estudantis e a luta por uma educação e formação de qualidade.

Por que Centro Acadêmico Herbert de Souza?

Herbert José de Souza, nasceu em 3 de novembro de 1935 em Bocaiúva, MG. Mais conhecido como Betinho, destacou-se por seus trabalhos como sociólogo e ativista na luta pelos direitos humanos, e na luta contra fome e contra a miséria.

Como Betinho atuou durante a ditadura militar, seu trabalho não foi nada fácil, sendo obrigado a se exilar no Chile, no ano de 1971.

Em 1979, Betinho retorna ao Brasil, novamente na luta pelas causas sociais.

O projeto pelo qual se imortalizou foi provavelmente a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, movimento em favor dos pobres e excluídos.

No ano de 1994, Betinho foi indicado ao Nobel da Paz.

Além da sua luta contra fome, Betinho e seus três irmãos, também ativistas sociais, lutaram contra a AIDS no Brasil. Contaminados após transfusão sanguínea, os irmãos trabalharam por uma conscientização da população sobre a doença. Para eles a luta pela vida sempre esteve em primeiro lugar.

O Centro Acadêmico Herbert de Souza, então adotou esse nome justamente por compactuar com tais ideais. Buscamos um Brasil sem Fome(s), uma Alimentação digna e de qualidade e uma Segurança alimentar.

O nosso país tem fome de comida, de conhecimento e de luta. Enquanto uma pessoa não estiver realizando o mínimo de refeições, dignas, diárias, nós não nos daremos por satisfeito.

Lutamos ainda para que esse espaço seja igualitário e de livre acesso, para abraçar além das nossas causas, a sua também.

Acesse aqui a página do Centro Acadêmico Herbert de Souza no Facebook, o Centro Acadêmico de Nutrição da Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG

Acesse aqui a Página da Atlética Nutrição Unifal-AAANU no Facebook

 

Eventos realizados em 2019 e 2020

ERENUT Sudeste 2019

O ERENUT é o Encontro Regional de Estudantes de Nutrição que ocorre anualmente no Brasil. Geralmente acontece nos meses de abril e maio, e antecede o Encontro Nacional, que ocorre normalmente em julho e agosto, no qual todas as universidades de Nutrição do país se encontram em um único espaço. O encontro possui a finalidade de debater temas políticos e sociais, além de contar com diversas oficinas e culturais.

Em 2019 nós tivemos o prazer de sediar e organizar o evento. Contamos com a presença de excelentes profissionais, que ministraram palestras, cursos, oficinas e rodas de conversa, que foram capazes de agregar além de nossos currículos, mas também nossa bagagem profissional e pessoal.

Sopão da madrugada

Realizado a partir de uma iniciativa do Centro Acadêmico de Odontologia da Unifal, o Centro Acadêmico de Nutrição, supervisionado pelo Profº Bruno Dala Paula, auxiliaram na produção de marmitas no projeto “Sopão da Madrugada”. Este teve como finalidade a distribuição de marmitas para moradores em situação de rua na cidade de Alfenas. Estas foram preparadas seguindo os critérios de qualidade da produção de alimentos e foram distribuídas na cidade, permitindo que naquela noite os moradores tivessem uma alimentação digna e de qualidade.

 

Salada de frutas solidária

A salada de frutas solidária foi realizada no dia 31 de outubro de 2019, em comemoração ao dia mundial da alimentação (16 de outubro). Todas as frutas utilizadas para fazer a salada foram doadas pelo Sacolão Nova América. Totalizamos duas bacias cheias de saladas, além de fatias de melancia avulsas. A salada foi distribuída no hall do V, no horário do almoço, e em menos de 40 minutos toda a salada já havia sido distribuída para a população de estudantes, servidores e funcionários, e a própria população que ali estava.

RONEBAN 2019

O RONEBAN é um encontro anual que finaliza as atividades do movimento estudantil da Nutrição e empossa a nova gestão da ENEN. Em 2019 nós do Centro Acadêmico marcamos presença no Rio de Janeiro.

Acolhida ao calouro 2020

Em março de 2020 o Centro Acadêmico realizou a Acolhida ao Calouro, buscando familiarizar os novos estudantes ao movimento estudantil dentro e fora da universidade. Ainda foi realizado um café da manhã, permitindo uma maior comunicação entre Centro Acadêmico e calouros.

 

 

Outubro e novembro / 2018

A FANUT parabeniza a participação dos alunos do Curso de Nutrição nos Jogos Internos da UNIFAL-MG (JIU) que acontece nesses meses de outubro e novembro. Não podemos esquecer de parabenizar também a animada torcida que joga junto com nossos atletas.

Estamos com vocês!

Time feminino de futsal

Time masculino de futsal

Time feminino de voleibol

Time masculino de voleibol

(destaque para a participação Prof. Dr. Bruno Martins Dala Paula)