Estágio obrigatório

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. O estágio integra o itinerário formativo do estudante e faz parte do projeto pedagógico do curso (art. 1º e seu § 1º da Lei 11.788/2008). O objetivo é o visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho (§ 2º do art. 1º da Lei 11.788/2008).

O Curso de Nutrição requer três modalidades de estágio:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Carga Horária: 285 horas

Apresentação dos estagiários à Unidade de Alimentação e Nutrição: conhecimento do processo organizacional e administrativo do Serviço. Levantamento e análise dos fatores intervenientes no planejamento do serviço. Programa de Alimentação do Trabalhador. Produção de refeições e fluxo de distribuição dos alimentos. Previsão e controle dos recursos materiais, humanos e financeiros. Acompanhamento do processo de produção e distribuição das refeições. Sistema de Controle de Qualidade.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA
Carga Horária: 285 horas

Introdução do estagiário para atuar em hospital geral e especializado. Organograma, normas e dinâmica de funcionamento de hospitais. Técnica de abordagem e atendimento ao paciente hospitalizado, ambulatorial e consultório. Desenvolvimento de trabalho em equipe. Utilização de prontuário. Técnicas para avaliação antropométrica de pacientes hospitalizados. Solicitação, interpretação e utilização de exames bioquímicos. Estudo e acompanhamento de casos clínicos. Discussão e apresentação de casos clínicos. Orientação para elaboração do trabalho de conclusão do estágio.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO SOCIAL
Carga Horária: 285 horas

Atenção primária em saúde. Programas institucionais (vigilância alimentar e nutricional, vigilância epidemiológica). Vigilância sanitária. Creches e escolas.

Regulamentação Estágio Obrigatório