Programas e Projetos de Extensão

Relação de Programas e Projetos registrados na Pro-Reitoria de Extensão vinculados à Faculdade de Nutrição

PROGRAMAS:

UNIVERSIDADE ABERTA A TERCEIRA IDADE – UNATI
Coordenadora: Profa. Eliane Garcia Rezende
Coordenador Adjunto: Tabatta Renata Pereira de Brito

FITOconsCIÊNCIA: O Resgate do Tradicional e a Aplicabilidade Racional
Coordenadora: Alice Helena de Souza Paulino
Coordenadora adjunta: Sônia Aparecida Figueiredo

PROJETOS:

OFICINAS INTERATIVAS DE ARTE E CULTURA: DE CORPO E ALMA
Coordenadora:
Eliane Garcia Rezende
Coordenador Adjunto: Tabatta Renata Pereira de Brito

Projeto elaborado para atender aos objetivos da UNATI, com oficinas interativas abordando atividades culturais e artísticas, objetivando melhorar a capacidade fisiológica e cognitiva, favorecendo o bem estar mental e psíquico dos sujeitos envolvidos. Sustentadas na epistemologia Freiriana, as oficinas provocam a ação ativa da pessoa idosa, e em cada abordagem estimula de diferentes formas, a capacidade cognitiva e motora das pessoas com idade de 60 anos ou mais. A perspectiva e melhorar a qualidade de vida e trazer benefícios à este grupo populacional, que precisa de muito estímulo e espaços de troca e socialização. A proposta é realizar atividades que possibilitam resgate das artes e ofícios tradicionais, bem como movimentação do corpo, estimulando a coordenação motora, a memória e a concentração, por meio da construção de artesanatos com fios, bordados, pinturas em tecido e em tela, música, teatro, atividade física, desenhos, dança, música, Ioga, Tai Chi Chuan, TCI, dentre outros.

 

60+, REDES SOCIAIS
Coordenador:
Tabatta Renata Pereira de Brito
Coordenador Adjunto: Flávia Della Lucia

Trata-se de uma proposta que tem como objetivo promover oficinas de informática para pessoas idosas com foco na utilização de redes sociais, especialmente o Facebook™. A ideia é promover a utilização da internet e das redes sociais como ferramenta de promoção de saúde e inclusão digital. Os idosos participantes aprenderão a usar o Facebook™ e utilizarão seus perfis para divulgarem receitas tradicionais saudáveis e nutritivas. Para tanto, serão organizados encontros semanais onde os idosos receberão orientação de graduandos de diferentes cursos da UNIFAL-MG.

 

DE OLHO NO RÓTULO: CONHECENDO O QUE SE COME
Coordenador:
Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo
Coordenadores Adjuntos:  Gislene Regina Fernandes / Tania Mara Rodrigues Simões

O projeto tem sido desenvolvido desde 2013 com o propósito de promover educação em saúde e nutrição, contribuindo para que escolares dos Ensinos Fundamental I e Médio, e a comunidade universitária (e, consequentemente, seus familiares) possam fazer escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis, considerando que, em sua maioria, esse público é carente de informações para uma correta leitura dos rótulos e apresentam baixa frequência de leitura desse instrumento. Espera-se que diferentes grupos etários obtenham informações adequadas sobre rotulagem de alimentos e componentes que fazem parte dos produtos alimentícios consumidos, e conheçam os princípios de uma alimentação saudável, para uma mudança de seus hábitos alimentares em médio e longo prazo. Para isso, são desenvolvidas ações e oficinas educativas no campus Sede da UNIFAL-MG e em escolas de Alfenas (MG) e/ou cidades vizinhas, visando à promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

 

NÓS DA NUTRIÇÃO: ENTRE O SABOR, O SABER E O FAZER
Coordenador:
Eliane Garcia Rezende
Coordenador Adjunto: Hudsara Aparecida de Almeida Paula

A ação atua junto às crianças e seus familiares, assistidas na ONG “Serviço de Atenção e Recuperação do Adulto e da Infância” de Alfenas. Busca contribuir para transformar a realidade social estimulando o autocuidado na saúde de forma integral. As atividades são dirigidas para reflexão de estratégias pedagógicas em saúde de forma que as experiências possam ser avaliadas, contextualizadas e reproduzidas na prática do profissional da saúde. A equipe é composta por acadêmicos de diferentes cursos da área da saúde da UNIFAL-MG. Paralelamente às atividades com as crianças, são realizadas reflexões relacionadas aos três eixos do projeto: o eixo SABOR discute o gosto para o fazer e temas pertinentes à saúde integral na perspectiva antropológica; o eixo SABER, busca a construção a partir da experiência – práxis, com o referencial teórico de P. Freire; o eixo FAZER há discussões e registro das práticas no cotidiano, bem como, construindo material de apoio para atuação dos profissionais da saúde

 

JUNTOS PARA UMA VIDA VIVA
Coordenador:
Eliane Garcia Rezende
Coordenador Adjunto: Hudsara Aparecida de Almeida Paula

Esta ação extensionista promove a saúde das pessoas com câncer, assistidas pela ONG Associação Vida Viva de Alfenas, propiciando reeducação nutricional, com vistas à atenção integral do indivíduo e seus familiares. São realizadas oficinas interativas visando minimizar os efeitos deletérios da doença; estimulando o autocuidado, autonomia e proporcionando conhecimentos relacionados à doença e ao tratamento. Visa o empoderamento para enfrentamento das adversidades, corroborando para reduzir complicações e reinternações, promovendo melhoria na qualidade de vida. A ação interage com profissionais da ONG, com interdisciplinaridade para ser atendido os objetivos propostos; está fundamentada na indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, vinculada à pesquisa, promovendo mudanças da realidade por meio da troca de saberes e produção de novos conhecimentos. As interações são baseadas na dialogicidade e na integralidade humana, sustentados na Clínica Ampliada e na epistemologia Freiriana.

 

CRESCENDO E BRINCANDO COM SAÚDE E NUTRIÇÃO
Coordenador:
Daniela Braga Lima
Coordenador Adjunto: Flávia Della Lucia

Este projeto tem como proposta dar continuidade as ações realizadas no Centro Educacional Infantil Cinthia Maria Silva Carvalho, como um trabalho de intervenção que visa à autonomia da creche em relação ao tema “cuidados para saúde”, são conduzidas ações de educação alimentar e nutricional para as crianças, professores, funcionários e familiares. Por outro lado, para comunidade universitária, o projeto é uma oportunidade ímpar para a consolidação de saberes baseados na vivência, possibilitando maior articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

 

NUTRIR ARTE: OFICINAS CULINÁRIAS LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Coordenador:
Flávia Della Lucia
Coordenador Adjunto: Marisa de Oliveira Lopes

Ações de educação e promoção de saúde e alimentação saudável no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professor Pedro Paulo Csizmar de Oliveira e na comunidade do entorno, utilizando as oficinas culinárias como estratégia de Educação alimentar e nutricional. O projeto , que faz parte do PROGRAMA AGROECOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOBERANIA ALIMENTAR, PREAE: 3498, derivou-se do projeto de extensão HORTA COMUNITÁRIA PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL sob a coordenação do Prof. Dr. Breno Régis Santos (ICN/UNIFAL-MG.) com vistas a ampliar a atuação em oficinas culinárias associadas a atividades lúdicas como teatro, jogos e brincadeiras inseridas juntamente com a horta comunitária existente no CEMEI.

 

LIGA ACADÊMICA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA- LAGG

Coordenador: Tabatta Renata Pereira de Brito

 

ATENDIMENTO NUTRICIONAL AMBULATORIAL (Projeto ANA)

Coordenador: Fernanda de Carvalho Vidigal

Coordenador Adjunto: Flávia Della Lucia

O Projeto ANA tem como objetivo desenvolver ações educativas, visando a promoção da saúde e a qualidade de vida, bem como a prevenção e o controle dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) modificáveis pela alimentação. O Projeto ANA está vinculado ao Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da UNIFAL-MG e prevê a realização de atendimento nutricional ambulatorial, além de apoio às atividades do Grupo de Cessação de Tabagismo do Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS) e ações em eventos do Programa nos três campi. As ações são abertas à participação de toda a comunidade universitária.

 

SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS: DA SEMENTE À MESA

Coordenador: Bruno Martins Dala Paula

Coordenador Adjunto:

O presente projeto propõe-se a reflexão, sistematização, divulgação e popularização de pesquisas e informações científicas sobre os sistemas alimentares e alimentação saudável e adequada, utilizando as redes sociais, bem como para os produtores cadastrados nas feiras livres do município de Alfenas, a partir de metodologias ativas, como a roda de conversa. As atividades serão realizadas na UNIFAL-MG, nas feiras livres realizadas no munícipio de Alfenas e também divulgadas em mídias sociais, envolvendo uma equipe de discentes de vários cursos. Com este projeto, objetiva-se uma forte relação entre ensino-pesquisa-extensão e divulgação das ações e resultados em eventos e atividades desenvolvidas dentro do presente projeto, visando a popularização da ciência.

 

FLORESCER: NUTRIÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE

Coordenador: Alice Helena de Souza Paulino

Coordenador Adjunto: Roqueline Ametila e Glória Martins de Freitas

Desenvolve ações de promoção da saúde e qualidade de vida da comunidade interna e externa da UNIFAL-MG. Dando-se por meio do incentivo à adoção de práticas alimentares de hábitos saudáveis para a vida, no âmbito individual e coletivo visando prevenir e/ou tratar doenças que têm na dieta um fator causal. Essa iniciativa busca a autonomia dos envolvidos, de modo que assumam o papel de protagonistas nas escolhas alimentares com impactos positivos diretos para saúde. Assim, procura-se atender as diretrizes específicas de natureza acadêmica, referentes ao cumprimento do preceito da indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa; a interdisciplinaridade; ao impacto na formação do estudante; a geração de produtos e a integração com o ensino de graduação. Em relação à sociedade, tais diretrizes referem-se ao impacto social proporcionado e relação multilateral (interação dialógica) pela troca de saberes científicos.

 

REPASSA – REDE DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Coordenador: Bruno Martins Dala Paula

Coordenador Adjunto:

O Projeto REPASSA – Rede de Promoção da Saúde consiste numa ação de extensão voltada à realização de grupos de convivência com a população local, no ambulatório e laboratórios da Faculdade de Nutrição e salas de aula da UNIFAL-MG, com encontros semanais mediados por discentes dos cursos da área da saúde da UNIFAL-MG, a fim de criar um ambiente de socialização, aprendizagem e partilha de saberes populares e conhecimentos científicos para a promoção da saúde.

 

GRUPO PARA A PESSOA IDOSA: “VIVER BEM A NOVA IDADE”

Coordenador: Bruno Martins Dala Paula

Coordenador Adjunto:

A presente ação de extensão propõe-se a realizar uma atividade sistematizada de educação alimentar e nutricional em Grupo, voltado para os idosos do município de Alfenas. A ação está articulada com dois Grupos de Pesquisas: “Bioquímica e Alimentação” e do Grupo: “Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva”. As atividades serão realizadas na UNIFAL, envolvendo a equipe docente proponente e estudantes de cursos da área da saúde. Com este projeto, objetiva-se uma forte relação entre ensino-pesquisa-extensão e divulgação das ações e resultados encontrados em periódicos científicos da área.

 

CHECK NUTRI: REPASSA NUTRIÇÃO CONSCIENTE

Coordenador: Bruno Martins Dala Paula

Coordenador Adjunto:

O projeto de extensão Check Nutri se baseia numa ação de educação em saúde, utilizando mídias sociais para veiculação de informações na área de alimentação e nutrição, e interação com diferentes públicos, tendo como princípios para a ação: a participação ativa e informada dos sujeitos, a promoção da saúde, a busca da autonomia e do autocuidado. A partir de um perfil na rede Instagram, são divulgadas informações sobre alimentação e nutrição, onde a interação com os participantes é possível, não se limitando apenas à postagem de conteúdos atualizados, mas também estimulando e promovendo a reflexão sobre esses temas, de modo a caracterizar uma atividade de educação em saúde. A iniciativa é voltada para o público externo e interno da UNIFAL; também será desenvolvida uma ação de educação em saúde, com uso de tecnologias da informação, com alunos de uma escola do município.

 

GERAÇÕES

Coordenador: Tabatta Renata Pereira de Brito

Coordenador Adjunto:

Trata-se de um projeto desenvolvido por alunos da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia – LAGG da UNIFAL-MG. Tem como objetivo estimular a educação, a pesquisa, a extensão e o intercâmbio de conhecimento na área da geriatria e da gerontologia de modo interdisciplinar, com foco na educação em saúde realizada com idosos e seus cuidadores. As atividades do projeto visam complementar, atualizar, aprofundar e difundir conhecimento entre os acadêmicos, bem como entre a comunidade em geral, por meio de aulas abertas, oficinas de formação e atividades de promoção de saúde com a população idosa participante da UNAPI, bem como com cuidadores informais de idosos.

 

Horto Medicinal no Campus: Interface entre o Ensino em Fitoterapia e o Saber Popular
Coordenadora: Alice Helena de Souza Paulino
Coordenadora adjunta: Flávia Della Lucia

O presente projeto visa ampliar o conhecimento a respeito das plantas medicinais, aliando o saber popular e o embasamento científico a respeito das suas potencialidades e possíveis toxicidades. A integração com a comunidade e o envolvimento didático com o horto medicinal, visa proporcionar a partilha dos saberes e a interação entre gerações, fomentando o uso racional e seguro das plantas medicinais.