O Instituto de Ciências da Natureza (ICN) congrega os docentes que se dedicam ao estudo, pesquisa e extensão universitária nas áreas do conhecimento que estudam os processos e comportamentos da natureza e suas relações com a sociedade, abrangendo principalmente os conhecimentos geográfico e biológico. Por este motivo os docentes lotados no ICN ministram aulas nos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Biotecnologia, Farmácia, Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Química, Ciências Sociais e Pedagogia.

O Departamento de Ciências Biológicas e da Terra (DCBT), criado em 2009, congregava os docentes do atual ICN, sendo extinto em março de 2010. Na ocasião, pela Resolução 005, de 09 de abril de 2010, do CONSUNI, foram implementados na UNIFAL os Institutos/Faculdades/Escolas, dando origem ao Instituto de Ciências da Natureza.

O ICN desde então teve ampliado o número de docentes e técnicos, bem como o número de cursos atendidos. Hoje conta com 32 docentes efetivos com dedicação exclusiva, 7 servidores técnicos (administrativos/laboratório) e 7 servidores terceirizados, bem como 3 professores visitantes.

Em 2012, os docentes e técnicos do curso de Geografia migraram para a Unidade II, no Bairro Santa Clara, que teve sua área ampliada, em relação a sede, tendo melhores e mais laboratórios de pesquisa.