Colaboradores

 

Prof. Dra. Giovana de Fátima Lima Martins

Possui Graduação em Química (Bacharelado) com atribuições tecnológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2007), Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal de Alfenas (2010), Doutorado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) e pós-doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Alfenas (2014). Atualmente é Professor Adjunto I no Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência nas áreas de Quantificação de fármacos em plasma humano por ICP-MS; Química Ambiental, atuando principalmente na determinação e especiação, sistemas de análise por injeção em fluxo, aplicação de ferramentas quimiométricas no desenvolvimento de métodos analíticos, Espectrometria de absorção atômica (FAAS, GFAAS), síntese e emprego de polímeros biomiméticos e outros adsorventes em sistemas “on-line” de pré-concentração em fase sólida.

Lattes

Dr. Luiz Felipe Leomil Coelho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Doutorado sanduíche em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e pelo Laboratório Defenses Antivirales et Antitumorales (Université Montpellier II – França – Centre National de la Recherche Scientifique). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Alfenas e coordenador geral da Pós-Graduação da mesma Universidade. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de novas vacinas para Flavivirus e Pseudomonas aeruginosa, nanovacinas, biologia molecular de Dengue vírus, atividade antimicrobiana de produtos naturais e obtidos por química medicinal.

Lattes

Dr. Luciano Sindra Virtuoso

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Agroquímica com ênfase em Química Orgânica pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Química, com ênfase em Físico-Química, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Docente no Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas. Desenvolve pesquisas na área de Físico-Química e de Ensino de Química, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Sistemas Coloidais, em especial com trabalhos envolvendo Sistemas Aquosos Bifásicos e mais recentemente em estudos de síntese e reatividade de nanopartículas com fins em aplicações de catálise e para imobilização de enzimas, biomedicina e células fotovoltaicas.

Lattes

Prof. Dra. Daniela Hirata

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); mestrado (2003) e doutorado (2008) em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorado pelo Instituto de Catálisis y Petroleoquímica – Departamento: Biocatálisis na Espanha (2015). É professora associada III da Universidade Federal de Alfenas. Possui experiência na área de Engenharia Química com ênfase em bioprocessos, atuando principalmente nas áreas de otimização de processos e planejamento de experimentos, produção de fármacos e lipases por fermentação submersa, purificação de fármacos e lipases e imobilização de lipases para aplicação em reações de interesse industrial. Também desenvolve pesquisas buscando a seleção de enzimas a partir de fungos endofíticos isolados de plantas medicinais brasileiras, visando sua aplicação em bioprocessos.

Lattes

Prof. Dr. Pedro Orival Luccas

Possui graduação (1993), mestrado (1996) e doutorado (1999) em Química pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Alfenas, ministrando aulas de Química Analítica na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Automação, FIA, potenciometria, biossensor, preparo de amostra, absorção atômica e Química Ambiental. Também exerce função de Diretor do Instituto de Química (2020-2022). 

Lattes
 

Prof. Dra. Maria Eugênia Queiroz

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Ribeirão Preto (1988), mestrado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (1996), Pós-Doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (2001-2003) e Pós-Doutorado pela University of Waterloo (2006, Ontário, Canadá). Atualmente é professora Associada do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação Analítica e Métodos Cromatográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Padronização de Métodos Cromatográficos para Análise de Fármacos em Fluidos Biológicos, Técnicas Miniaturizadas de Preparo de Amostras, Desenvolvimento de Fases Extratoras, Automação de Sistemas Analíticos e Validação Analítica.

Lattes

Prof. Dr. César Ricardo Teixeira Tarley

Possui graduação em Química (bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Química Aplicada pela mesma Universidade (2001), doutorado em Ciências (área de concentração Química Analítica) pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado em Química Analítica pela UNICAMP (2005). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Química atuando nos seguintes temas: Desenvolvimento de metodologias cromatográficas visando a determinação de contaminantes e toxicantes em alimentos e amostras farmacêuticas; Desenvolvimento de metodologias eletroanalíticas visando a determinação de compostos de interesse forense, ambiental, alimentício e clínico; Desenvolvimento de metodologias analíticas visando a determinação de metais e micronutrientes em alimentos e amostras ambientais por técnicas espectrométricas atômicas. Ênfase é dada ao emprego de polímeros quimicamente impressos e nanomateriais, bem como métodos de microextração líquido-líquido no desenvolvimento das metodologias.

Lattes

Prof. Dr. Marco Aurélio Zezi

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Metodista de Piracicaba (1987), mestrado em Energia Nuclear na Agricultura pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (1990), doutorado em Química Analítica Avançada pela Universidade de Cordoba (1995) e pós-doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (1995-1996). Desde 2003 atua como Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Química – ABQ. Desde Junho/2018 atua como Diretor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. É Professor Titular do Departamento de Química Analítica do IQ-Unicamp desde 2010. Tem experiência na área de Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: bioanalítica, preparo de amostras, espectrometria atômica e de massas e mecanização.

Lattes

Prof. Dra. Susanne Rath

Possui graduação em Química pela Universidade de Brasília (1983), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutorado em Química Farmacêutica pela Johann Wolfgang Goethe Universität Frankfurt a.M., Alemanha (1990) e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Professora Associado II (Livre Docente) do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Coordena o Laboratório de Bioanalítica Paracelsus e a Central Analítica do Instituto de Química da Unicamp desde 2010. Desenvolve pesquisa em área multidisciplinares na área de Química Analítica, Farmácia, Ciência de Alimentos e Química Ambiental. As principais linhas de pesquisa compreendem: compostos tóxicos em alimentos (resíduos de fármacos veterinários e N-nitrosaminas), estabelecimento de período de carência e estudos farmacocinéticos, compostos tóxicos e ingredientes ativos em cosméticos, síntese de polímeros de impressão molecular, controle e qualidade de medicamentos veterinários e avaliação do impacto ambiental causado por antimicrobianos e antiparasitários de uso veterinário.

Lattes              

Prof. Dr. Álvaro José dos Santos Neto

Possui graduação em Farmácia e Habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Federal de Alfenas (1998-2002), doutorado em Ciências (Química Analítica) pelo Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo (2003-2007) com estágio sandwich (PDEE-CAPES) na Universidade de Uppsala, Suécia (2006-2007) e pós-doutorado (FAPESP) pela USP-IQSC (2007-2008). Atualmente é docente da Universidade de São Paulo no Instituto de Química de São Carlos (USP-IQSC) atuando na área de Química Analítica/Cromatografia e Técnicas Relacionadas. Atua na área de Ciências da Separação, com ênfase no Desenvolvimento e Utilização de Estratégias Modernas para o Preparo e Análise de Amostras Ambientais, Biológicas, Farmacêuticas, e de Alimentos contendo Fármacos, Toxicantes e seus Produtos de Degradação/Transformação. Entre os temas de pesquisa, tem interesse por: Técnicas Modernas de Preparo de Amostras; Cromatografia-Espectrometria de Massas; Cromatografia Líquida Miniaturizada; Aplicações na Análise de Fármacos, Toxicantes e Produtos de Degradação/Transformação em Amostras Ambientais, Fármacos e Formulações Farmacêuticas, Bioamostras, e Alimentos.

Lattes

Prof. Dra. Vera Lucia Lanchote

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo (1978), Mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1988) e Doutorado em Farmácia e Bioquímica (Toxicologia) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1994). É Professora Titular desde 2002 da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Atualmente é Coordenadora de Projeto Temático FAPESP intitulado Farmacocinética clínica em doenças infecciosas. Atua na área de Farmacologia Clínica com ênfase nos estudos de farmacocinética, farmacocinética-farmacodinâmica (PK-PD) e farmacogenética.

Lattes

Prof. Dra. Marcia Sarpa de Campos Mello

Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Saúde Pública (Toxicologia Ocupacional e Ambiental) pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e doutorado em Vigilância Sanitária (Toxicologia) pela Fundação Oswaldo Cruz (2007). É Professora Associada de Toxicologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Toxicologista do Instituto Nacional de Câncer (INCA/MS). Atualmente é pesquisadora visitante do National Cancer Institute – National Institutes of Health – EUA. Tem experiência na área de Saúde Pública, Saúde do Trabalhador, Epidemiologia Molecular e Toxicologia Ambiental e Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mutagênese, carcinogênese, imunotoxicidade, toxicidade reprodutiva, Prevenção do Câncer relacionado ao Trabalho e ao Ambiente, Solventes/Benzeno, Agrotóxicos e Câncer.

Lattes

Prof. Dra. Salette Reis

Possui Licenciatura em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto (1984), Doutorado em Química Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (1995), Agregação em Química Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (2006). Professor Associado da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Diretor do Departamento de Ciências Químicas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Possui experiência e desenvolve pesquisa nas áreas: Interações droga-membrana, modelos de membrana biomimética, lipossoma, fluorimetria, nanofarmacêutica, biofísica de membrana.

ORCID

Prof. Dra. Maria Goreti Ferreira Sales

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto, Faculdade de Farmácia (1994), Doutorado em Química Analítica pela mesma Universidade (2000), Agregação em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho, Braga (2017). Atualmente, é Professora Associada da Universidade de Coimbra. Possui experiência e desenvolve pesquisa nas áreas de Biomateriais, Biossensores, Biomiméticos, Polímeros impressos molecularmente, Anticorpo, Potenciometria, Eletroquímica, Fotovoltaica, Oligonucleotídeos, Biomarcadores de câncer, Biomarcadores de proteína e Biomoléculas.

ORCID

Prof. Dra. Alessandra Cristina Pupin Silvério

Possui graduação em farmácia-bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (1995), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (1999) e doutorado em Ciências farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas (2016). Atualmente é professor titular da UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO com tempo integral. Tem experiência na área de Farmácia como docente e pesquisadora, com ênfase em Avaliação e analises toxicológicas atuando principalmente nos seguintes temas: trabalhador rural, intoxicação, carboxiemoglobina, anticolinesterásicos e bolsa de sangue. Experiência como docente e pesquisadora em Medicina com ênfase em Bioquímica médica, diabetes e saúde coletiva, Professora nos cursos de Medicina, Farmácia , Biomedicina, nutrição e educação física. Coordenadora do Projeto Plantando e Colhendo Saúde responsável por saúde de trabalhadores rurais na regional de Saúde de Alfenas e Guaxupé – sul de Minas Gerais. Coordenadora do grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UNIFENAS. MEMBRO DO COLEGIADO E NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE FARMÁCIA – MEMBRO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE BIOMEDICINA- MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA HUMANA – CONEP DA UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO e MEMBRO DO CONSUNI – CONSELHO UNIVERSITÁRIO – UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO. (Texto informado pelo autor)

Lattes

 

Prof. Dra. Simone Caetani Machado

Possui graduação em Farmácia pela Universidade José do Rosário Vellano (2008), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas (2011) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas (2018). Atualmente é professor titular da Universidade José do Rosário Vellano e coordenadora do Núcleo Analítico de Desenvolvimento Farmacêutico (NADF) da mesma instituição. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em avaliação e analises toxicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: exposição ocupacional, praguicidas, cromatografia e preparo de amostras. (Texto informado pelo autor)

Lattes

 

Prof. Dra. Mariane Gonçalves Santos

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas e em Química (licenciatura) pela Universidade do Vale do Rio Verde. Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Química (área de concentração em Química Analítica) pela Universidade Federal de Alfenas. Atualmente é docente do Instituto de Química da mesma instituição. Conta com experiência na área de toxicologia analítica, química analítica e química de materiais, com ênfase em preparo de amostras, técnicas cromatográficas, espectrometria de massas, análises de fármacos e toxicantes em amostras biológicas, ambientais e de alimentos, polímeros de impressão molecular e materiais de acesso restrito. (Texto informado pelo autor)

Lattes