EVENTO STARTUP DAY PROMOVIDO PELO SEBRAE E PELA NIDUSTEC REUNIU EMPREENDEDORES NA UNIFAL-MG

No dia 22 de setembro, a cidade de Alfenas recebeu a primeira edição do evento SEBRAE Startup Day. O evento aconteceu das 08h às 20h, no auditório R 101 da Universidade Federal de Alfenas – campus Sede. O Startup Day foi uma série de eventos promovidos pelo SEBRAE-MG em parceria com o ecossistema “Empreende Alfenas”, que engloba os entes promotores do empreendedorismo na cidade como a NidusTec - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Alfenas, Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, Farmalfenas Jr., Tribit Jr., BiotecInova, EnactusUnifal e Liga Empreendedora da Unifenas.

Startup Day, um evento nacional do SEBRAE, deu a oportunidade para empreendedores, investidores, desenvolvedores, prestadores de serviço, incubadoras, mídia, interessados no ecossistema startup, a conhecerem o que outros empreendedores já estão fazendo na cidade e como eles materializam suas ideias.

FOTO: Participantes do SEBRAE Startup Day

Com a programação recheada de palestras, painéis, maratonas de empreendedorismo e cases de sucesso.

FOTO: Participantes do startup Day, durante a palestra “Lean canvas, uma nova maneira de criar produtos”

A programação consistiu de três palestras, quatro mesas redondas, uma maratona de empreendedorismo e o concurso Pitch Fight.

FOTO: Mesa Redonda com o tema “Mulheres Empreendedoras”

Um dos destaques da programação foi o Startup Run, uma maratona de criação de negócios na qual os empreendedores alfenenses tiraram suas ideias do papel, com o auxílio de mentores, oficinas específicas e avaliação.

Sua primeira etapa aconteceu no SEBRAE Alfenas onde os participantes apresentaram suas ideias. Após a apresentação das ideias, os mentores se reuniram e escolheram as 8 com maior potencial para serem desenvolvidas durante 4 horas.

Os grupos foram formados, e os participantes desenvolveram o Canvas do empreendimento (método para modelagem de negócios), validaram a ideia e, por fim, estruturaram um Pitch da ideia trabalhada. Sua segunda etapa foi o Pitch Fight, uma disputa entre os negócios desenvolvidos durante o Startup Run. Esse evento aconteceu no Auditório 101 no prédio R da UNIFAL - Sede. Foram distribuídos medalhas e troféus para os ganhadores (Equipe AukimiaVet).

FOTO: Equipe Aukimia Vet, vencedora do Pitch Fight

Desta forma, o objetivo da edição em Alfenas foi identificar as startups e os empreendedores em potencial e fomentar o seu desenvolvimento por meio da troca de conhecimento, criação de ambientes de networking e de geração de negócios.