Conceitos

I. Incubadora de Empresas: Instituição que se destina a apoiar empreendedores propiciando-lhes ambiente e condições apropriadas para funcionamento de suas empresas (serviços especializados, orientação, espaço físico e infraestrutura técnica, administrativa e operacional).

 

 II.Pré-incubação: Plataforma constituída de atividades, ferramentas, métodos e técnicas que visa estimular o desenvolvimento das habilidades empreendedoras, validar e testar a viabilidade mercadológica e financeira das ideias ou projetos de negócios em um curto espaço de tempo (seis meses a um ano) transformando-as em modelo de negócio capazes de criar e entregar valor superior aos potenciais clientes.

 

III. Empresa Incubada: Organização que desenvolve produtos ou serviços inovadores, estando abrigada em incubadoras de empresas, as quais passam por processo de seleção e recebem apoio técnico e gerencial da rede de instituições que é constituída especialmente para criar e acelerar o desenvolvimento de pequenos negócios.

 

 IV.Empresas Graduadas: são aquelas que participaram do Programa de Incubação e cumpriram todos os objetivos e metas estabelecidas estando prontas para saírem da Incubadora, ou seja, que demonstram habilidade e segurança na consolidação dos processos produtivos, no faturamento anual, no índice de liquidez e na carteira de clientes, sendo capazes de enfrentar o mercado competitivo.

 

V. Empresas SPIN-OFF: é um termo em inglês utilizado para descrever empresas que nasceram a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia. É comum que essas se estabeleçam em incubadoras de empresas ou áreas de concentração de empresas de alta tecnologia.