Universidade Federal de Alfenas      

Processo de Solicitação de Desenvolvimento / Manutenção de Sistemas

1. Objetivo

Este documento descreve o processo de solicitação de serviços à divisão de desenvolvimento de sistemas do NTI- Núcleo de Tecnologia de Informação, que inclui a solicitação do usuário, avaliação, priorização, execução, verificação e homologação de serviços, além da correção de problemas encontrados.

2. Público alvo

Funcionários do NTI (executores) e quadro efetivo da Unifal-MG que possua interesse no desenvolvimento/manutenção de sistemas para o seu setor.

3. Processo de Solicitação de Serviços à Divisão de Desenvolvimento

 

 

Figura 1. Diagrama de Atividades do Processo de Solicitação de Serviços à Gerência de Desenvolvimento

 

3.1 Solicitação do Cliente

O processo é iniciado por meio de uma solicitação efetuada por um cliente à divisão de desenvolvimento. Entende-se por cliente servidores efetivos da Unifal-MG. Solicitações provenientes de usuários finais de serviços, tais como professores, alunos, coordenadores e chefe de departamentos, relativas a softwares já existentes devem ser encaminhadas para os órgãos da administração superior. Estes órgãos devem avaliar as solicitações e encaminhar à gerência de desenvolvimento. Por exemplo: para uma solicitação relativa ao sistema acadêmico, a mesma deve ser enviada à Pró-Reitoria de Graduação.

São considerados projetos de desenvolvimento os seguintes tipos de requisição:

  • Desenvolvimento de Nova Funcionalidade – O cliente solicita que seja desenvolvido um novo sistema ou nova funcionalidade para algum sistema existente.
  • Manutenção Adaptativa – Eventualmente um cliente pode pedir algum tipo de parametrização ou modificação de alguma funcionalidade de algum sistema pré existente.
  • Relatórios - Clientes podem necessitar de informações para as quais não existem relatórios automatizados.

As solicitações de manutenções corretivas não são consideradas projetos, e por isso devem seguir o processo simplificado de manutenção.

Todas as solicitações de desenvolvimento enquadradas nas categorias descritas acima devem ser feitas através de ofício emitido pelo diretor responsável pela unidade requisitante, através de formulário próprio (modelos em anexo em odt - oppenoffice ou doc).

3.2 Avaliação

Quando é feita uma nova solicitação de desenvolvimento de sistemas, é feita uma análise quanto à viabilidade de realização do projeto, que leva em conta fatores como demandas já existentes, projetos em andamento, soluções de mercado que possam atender à necessidade levantada, recursos humanos disponíveis, custos envolvidos, prioridade em relação a outros projetos solicitados pela alta administração, entre outros fatores.

3.3 Planejamento

Após a avaliação de uma demanda, em caso de aceite, a equipe de desenvolvimento deverá contatar o cliente solicitante para efetuar a priorização de todas as suas solicitações. Isto é fundamental, uma vez que os recursos humanos da divisão de atendimento são limitados. Uma vez que os recursos são limitados, deve-se começar a execução das tarefas com nível de prioridade maior, prioridade essa atribuída às tarefas pelo próprio cliente. Nessa etapa é definido junto ao cliente um escopo e um cronograma, definindo o que fará parte de projeto. É assinado o termo de abertura do projeto por ambas as partes, oficializando o inicio do projeto.

3.4 Execução

Após a assinatura do Termo de Abertura do Projeto, o mesmo será executado pela equipe de desenvolvimento sob a responsabilidade de um gerente. A participação do cliente é fundamental no sucesso do projeto, nas fases de análise, definição e testes.

3.5 Homologação de Serviço

Após a fase de verificação, a equipe de desenvolvimento deverá solicitar ao cliente a homologação do serviço. A homologação poderá ser efetuada por meio de teste de aceitação, no caso de manutenção de sistemas ou desenvolvimento de novas funcionalidades, ou por meio de análise de dados, no caso de relatórios.

A homologação é fundamental uma vez que a mesma funciona como confirmação de que o serviço foi efetuado de acordo com os requisitos previamente especificados pelo cliente.

Se o serviço estiver de acordo com os requisitos, o cliente o homologará e o serviço terá terminado de forma positiva. Em caso contrário, o cliente deverá dá um retorno à equipe de desenvolvimento para que a mesma possa verificar e corrigir o problema que não permitiu a homologação. Após a homologação, o projeto é encerrado através do termo de encerramento de projeto.

 

 

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