Projeto de Extensão “Olhe para o Céu, Veja o Universo”

Venha visitar o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Alfenas.

A divulgação das conquistas e do processo de produção do conhecimento científico pode favorecer a conscientização do ser humano quanto à cidadania, direitos e deveres para com a sociedade, meio ambiente e contribuir para pensar a solução de problemas de cada comunidade. Trata-se de propiciar oportunidades para o aprendizado através do confronto de concepções e preconceitos decorrentes da experiência pessoal com a perspectiva apresentada pela ciência. A astronomia talvez seja a ciência que tem o maior potencial para contribuir para propiciar essas oportunidades. Ela é uma das áreas que mais atrai a atenção e desperta a curiosidade dos estudantes, desde os primeiros anos escolares até sua formação nos cursos de graduação. Por isso, esse projeto tem como missão alcançar extensas camadas da população e introduzi-las nos assuntos da ciência e mostra-las que todo esse conhecimento que tem sido adquirido ao longo dos séculos tem influenciado a forma como nos enxergamos como seres pensantes perante ao universo.

Objetivo Geral:

Organizar periodicamente sessões de observação do céu com telescópio no observatório astronômico da UNIFAL-MG.

Objetivos Específicos:

1. Divulgar as descobertas científicas realizadas pela pesquisas astronômicas e as suas contribuição para o conhecimento humano;
  2. Possibilitar o debate a respeito de temas astronômicos apresentados na mídia, cujo entendimento pode ser facilitado pelo acesso aos conceitos científicos;
  3. Desmistificar e quebrar preconcepções a respeito da ciência, em especial a astronomia, e do cientista;
  4. Divulgar através das atividades de observação sistemática do céu a olho nu e com telescópios os telescópios construídos pelos alunos, desmistificando sua complexidade.

Coordenador: Téc. Maurício Pereira Ferreira

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Artur Justiniano Roberto Júnior