CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS

Programas e Ações da Faculdade de Odontologia:

A Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG está localizada no sul de Minas Gerais na cidade de Alfenas sendo um centro de referência na área de Odontologia para toda região. Possui em seu quadro professores qualificados, oferecendo a toda população de Alfenas e cidades vizinhas, uma prestação de serviço de qualidade. O atendimento odontológico pode ser preventivo, interceptivo e curativo sendo que esta instituição oferece em suas diversas clínicas, atendimentos que abrangem todos estes procedimentos, procurando sempre devolver aos pacientes a saúde bucal e, ao mesmo tempo, o seu bem estar físico, mental e social.

I – CLÍNICAS DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO:

Clínica Telefone
Dentística Preventiva e Restauradora I e II 35 3701 9421
Periodontia II 35 3701 9413
Prótese Fixa Unitária 35 3701 9421
Endodontia 35 3701 9413
Integrada I 35 3701 9413
Integrada II e III 35 3701 9412
Estomatologia 35 3701 9416
Cirurgia 35 3701 9407
Prótese Total Removível 35 3701 9417
Prótese Parcial Removível 35 3701 9417
Cirurgia Periodontal 35 3701 9413
Odontopediatria I, II e III 35 3701 9410
Radiologia Odontológica e Imaginologia 35 3701 9408

II – REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES GERAIS NECESSÁRIAS PARA ACESSAR OS SERVIÇOS:
•    RG (Carteira de Identidade) ou  CNH (Carteira Nacional de Habilitação); CPF
•    CPF, e para o atendimento na Odontopediatria (CPF dos pais ou responsáveis);
•    Cartão Nacional do SUS;
•  Menores de idade e pacientes com necessidades especiais deverão vir acompanhados, pelos pais ou responsáveis legais, devidamente identificados.
•    Pacientes acompanhados de crianças menores de 12 anos, deverão trazer outro adulto para ficar como acompanhante da criança na sala de espera, pois, a entrada da criança será vedada por motivos técnicos e de biossegurança.

III – FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO:

•    O atendimento odontológico, em todas as clínicas será realizado, por graduandos devidamente matriculados na Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG, sob a orientação e supervisão dos professores da disciplina.

IV – LOCAIS E FORMA DE ACESSAR OS SERVIÇOS:

•    Pessoalmente à Rua Gabriel Monteiro da Silva, nº 700, Pavilhão F Centro, Alfenas – MG;
•    Pelos ramais citados de cada Clínica;
•    Pelo encaminhamento interno interdisciplinar.

V – PRIORIDADES NO ATENDIMENTO:
•    De acordo com a lei nº10741 de 1º de 2003, a prioridade de atendimento:
Idosos
Gestantes (com autorização médica)
Portadores de necessidades especiais
•    Dor
•    Urgência

VI – PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS:

•    O tempo de tratamento estará na dependência da complexidade do caso clínico; na maioria dos casos, inicia-se na primeira semana de aula com a conclusão até o final do semestre letivo.
•    Casos de maior complexidade (que precisem de procedimentos prévios) podem ser reabilitados provisoriamente e concluídos em semestres letivos posteriores, sendo que o prazo para término será determinado de acordo com as necessidades dos pacientes.

VII – FORMA DE COMUNICAÇÃO COM SOLICITANTE DO SERVIÇO:

•    Por meio de ligação telefônica, através de um número de contato para telefone fixo local;
•    Ressaltamos não ser possível efetuar ligações para telefones fixos para fora do município de Alfenas, e para celulares de qualquer município.
•    Via carta ( Odontopediatria)

VIII – TEMPO DE ESPERA PARA O ATENDIMENTO:

Agendamento

•    Estará na dependência de vagas disponíveis, as quais serão definidas de acordo com o número de alunos matriculados na disciplina, oferecida semestralmente;
•    A época que o usuário procura pelo atendimento também influência o tempo de espera para atendimento;
•    Por estas razões sugere-se aos pacientes, procurar fazer o agendamento no início do semestre letivo.

Atendimento
•    Os pacientes serão atendidos em horários previamente agendados;
•    O paciente terá uma tolerância de 10 minutos de atraso, caso não compareça nesse tempo, será chamado eventualmente um paciente do plantão;
•    O não comparecimento do paciente em duas sessões seguidas, sem a devida justificativa, implicará na desistência do tratamento.
•    Atenção: Os horários de atendimento nas clínicas poderão sofrer modificações de acordo com a grade acadêmica de cada semestre.

IX – PRAZOS PARA A REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS:

•    Conforme item VI.

X – MECANISMO DE COMUNICAÇÃO COM OS USUÁRIOS:

•    Pessoalmente ou através dos telefones de contato.
•    Via carta (Odontopediatria)

XI – PROCEDIMENTOS PARA RECEBER, ATENDER, GERIR E RESPONDER A SUGESTÕES RECLAMAÇÕES:

•    As secretarias das disciplinas envolvidas no tratamento de pacientes, encontram-se abertas para o recebimento de sugestões e reclamações, que serão imediatamente levadas aos professores responsáveis para que sejam tomadas as providências cabíveis.

XII – FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES ACERCA DAS ETAPAS PRESENTES E FUTURAS, ESPERADAS PARA A REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS, INCLUSIVE ESTIMATIVAS DE PRAZO:

•    Pessoalmente com o professor responsável pela disciplina, conforme plano de tratamento estabelecido, a assiduidade às consultas agendadas e o período letivo dos discentes.

XIII – MECANISMOS DE CONSULTA POR PARTE DOS USUÁRIOS ACERCA DAS ETAPAS CUMPRIDAS E PENDENTES PARA A REALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS SOLICITADOS:

•    Deverão consultar pessoalmente os funcionários ou professores para a obtenção destas informações.

XIV – CONDIÇÕES MÍNIMAS A SEREM OBSERVADAS PELAS UNIDADES DE ATENDIMENTO NO QUE SE REFERE À ACESSIBILIDADE, LIMPEZA E CONFORTO:

•    As clínicas odontológicas estão localizadas no pavimento térreo ou no segundo pavimento do prédio F, tendo acesso, neste caso por uma rampa lateral;
•    A limpeza das clínicas é realizada sempre que necessário e rotineiramente, ao fim de cada período de atendimento:
•     Cada clínica possui uma sala de espera e próximo a elas existem sanitário masculino e feminino.

XV – PROCEDIMENTOS ALTERNATIVOS PARA ATENDIMENTO QUANDO O SISTEMA INFORMATIZADO ENCONTRA-SE INDISPONÍVEL:

•    Todas as informações estarão disponíveis com o funcionário atendente, e/ou afixadas na sala de espera, ou através de contato telefônico nos respectivos ramais de cada clínica.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DE CADA CLÍNICA:

Dentística Preventiva e Restauradora I e II
•    O serviço oferecido: atendimento a pacientes a partir de 13 anos de idade, relacionados à técnica restauradora direta incluindo-se também prevenção, radiologia, periodontia em seu estágio menos complexo. Devido à falta de um sistema de triagem, grande parte dos atendimentos são realizados em sistema de plantão.
•    As principais etapas para o processamento do serviço: os pacientes deverão comparecer a clínica para serem cadastrados e avaliados pelos acadêmicos de cada período de atendimentos. Em caso de não haver vaga disponível, o paciente ficará cadastrado em uma lista de espera, para posteriormente ser  chamado;
•    Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: os pacientes são informados do plano de tratamento a ser executado, conforme ficha contida nos prontuários;
•    Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segundas e quartas-feiras: 07:00 às 11:00hrs. e das 13:00 às 17:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Periodontia II
•    O serviço oferecido: oferece atendimento para pacientes com necessidade de tratamento periodontal.
•    As principais etapas para o processamento do serviço: profilaxia, raspagem e alisamento radicular, controle e manutenção periodontal.
•    Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: tratamento periodontal.
•    Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– terças-feiras: 09:00 às 11:00hrs.
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Prótese Fixa Unitária
•    O serviço oferecido: esta clínica correspondente ao sexto semestre do Curso de Odontologia; oferece aos pacientes o tratamento de dentes que tenham a porção coronária parcial ou totalmente destruída, porém, com a porção radicular em condições adequadas para ser mantida na cavidade bucal, sendo a estes pacientes oferecida a prótese fixa unitária;
•    As principais etapas para processamento do serviço: inicialmente, é realizada a triagem para determinar se a complexidade do tratamento necessário pode ser resolvida nesta Clínica; não sendo o caso, o paciente é orientado e encaminhado para o setor correspondente. Uma vez selecionado o caso, os alunos responsáveis devem preencher uma ficha com dados pessoais e anamnese do paciente. Posteriormente, é realizada uma avaliação clínica, com um exame cuidadoso das condições bucais tanto dos tecidos moles (bochechas, lábios, gengiva) quanto de tecidos duros (dentes), assim como o estado da higiene bucal. Como complemento, são solicitadas radiografias do dente ou dentes comprometidos, se necessário são obtidos modelos dos pacientes e então é realizado o plano de tratamento, propondo ao paciente as possibilidades de tratamento, esclarecendo, passo a passo, a sequência que deverá ser seguida, tempo que demandará a resolução do caso e os materiais que a Faculdade pode oferecer. Se o paciente concordar, inicia-se o tratamento. Também é esclarecido ao paciente, quando for o caso, sobre os riscos ou complicações que podem surgir durante as diferentes etapas do tratamento.
•    Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: podem ser indicados os seguintes tratamentos: instalação de pinos diretos ou indiretos (de acordo com o caso), restaurações provisórias, tratamentos definitivos totais (coroas) ou parciais (restaurações Inlay/Onlay).
•    Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– terças-feiras: 07:00 às 11:00hrs e das 13:00 às 17:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Endodontia
•    Serviço oferecido: a Clínica de Endodontia é oferecida ao 6° período do Curso de Odontologia, quando o discente aplicará seus conhecimentos adquiridos no laboratório de Endodontia na prática clínica. São realizados tratamentos endodônticos em dentes permanentes uni e multirradiculares que atenda a necessidade de aprendizado do discente e contribua para a construção do seu conhecimento e habilidade técnica.
•    Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: tratamentos endodônticos em dentes permanentes uni e multirradiculares que atenda a necessidade de aprendizado do discente e contribua para a construção do seu conhecimento e habilidade técnica.
•    Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– terças-feiras: 07:00 às 11:00hrs e das 13:00 às 17:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Integrada I
•    Serviços oferecidos: tratamentos odontológicos de Dentística Restauradora, Endodontia, Periodontia e Prótese Parcial Fixa. Dentística Restauradora: Restabelecer a forma e a função dos dentes, Endodontia: tratar alterações da polpa dental; Periodontia: tratar problemas gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes. Prótese Parcial Fixa: confeccionar próteses de dentes danificados ou destruídos, restabelecendo funções oclusais e mastigatórias.
•    As principais etapas para processamento do serviço: dirigir-se pessoalmente à Clínica Integrada I da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG; ter vaga para o atendimento e necessitar de tratamento odontológico em áreas distintas (Dentística Restauradora, Endodontia, Periodontia e Prótese Parcial Fixa).
•    Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: tratamento odontológico em áreas distintas (Dentística Restauradora, Endodontia, Periodontia e Prótese Parcial Fixa), realizado por graduandos de Odontologia.
•    Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segundas e quartas-feiras: 07:00 às 11:00hrs e das 13:00 às 17:00hrs.
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Integrada II e III
•    Serviços oferecidos: tratamentos odontológicos de competência do clínico geral com grau de dificuldade baixo ou médio (Dentística Restauradora, Endodontia, Periodontia, Prótese Parcial Fixa com até 3 elementos, Prótese Parcial Removível e Cirurgia Oral Menor).
•    As principais etapas para processamento do serviço: dirigir-se pessoalmente à Clínica Integrada II e III, da Faculdade de Odontologia da UNIFAL-MG;  ter vaga para o atendimento e necessitar de tratamento odontológico geral exceto  ortodontia.
•    Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: tratamentos odontológicos de competência do clínico geral realizado de acordo com o plano de tratamento, que é individualizado;
•    Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segundas à quintas-feiras: 07:00 às 11:00hrs e das 13:00 às 17:00hrs.
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Radiologia Odontológica e Imaginologia
•    Serviços oferecidos: Radiografias Extra Orais: Panorâmica, Telerradiografia;
Intra Orais: Periapicais, Interproximais e Oclusais.
•    Atendimento prioritário: Pacientes das clínicas odontológicas da UNIFAL-MG e
pacientes portadores de necessidades especiais
•    Prazo de entrega: até 7 dias.
•    Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segunda-feira de 13:00 às 17:00hrs.
– segundas à sexta-feira: 07:00 às 11:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Estomatologia
•    Serviços oferecidos: a Clínica de Estomatologia constitui-se em um serviço padrão de referência regional no diagnóstico e tratamento das alterações da mucosa bucal e para a realização de biópsias dos tecidos bucais alterados ou com aparência sugestiva de malignidade.
•    Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: tratamento das alterações da mucosa bucal e realização de biópsias dos tecidos bucais alterados ou com aparência sugestiva de malignidade.
•    Condições necessárias para o agendamento:
– encaminhamento de um cirurgião dentista ou qualquer profissional de saúde, onde deverá constar a identificação do profissional e as características principais da lesão.
•    Documentação necessária para o atendimento:
•    – Cartão Nacional do SUS, documento de identificação (RG ou certidão de nascimento), CPF e comprovante de residência.
•    Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– quintas e sextas-feiras: 08:00 às 11:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.

• Horário de Agendamento: de segunda à sexta- feira das 06:30 às 12:30.

Obs: Todos os pacientes portadores de lesões em mucosa bucal serão atendidos, independente de prioridades.
– local de atendimento Pavilhão – F

Cirurgia
•    Serviços oferecidos: exodontias de menor complexidade ; cirurgias de tecidos moles (frenectomias labiais e linguais, bridectomias, regularizações de tecidos moles) ; regularizações de rebordo alveolar de menor complexidade e; biopsias cirurgias para tracionamento ortodôntico (colagem de braquetes), extrações de dentes em retenções não complexas
•    Etapas para o processamento do serviço: inscrição e agendamento na secretaria da disciplina, na presença do paciente, atendimento inicial pelo aluno de graduação regularmente matriculado na disciplina, execução do procedimento cirúrgico quando o paciente estiver com condições sistêmicas e comportamentais adequadas, retorno obrigatório para o acompanhamento pós-operatório (o não comparecimento implica em cancelamento de novos atendimentos).
•    Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: o atendimento é realizado pelo aluno regularmente matriculado na disciplina ou pelo monitor/estagiário regulamentado sob supervisão do professor responsável. É um atendimento de qualidade, pautado pelo respeito e normativas da disciplina em questão. O paciente sempre assinará um termo de consentimento sobre os riscos e benefícios do tratamento proposto.
•    Horário de agendamento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segundas e sextas-feiras: 07:00 às 11:00hrs. e das 13:00 às 17:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Prótese Total Removível   
•    O serviço oferecido é o atendimento a pacientes desdentados;
•    As principais etapas são moldagens, relações maxilo mandibulares, fases laboratoriais e instalação.
•    O tratamento é a confecção de Prótese Total.
•    Horário de atendimento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
-segundas e quartas-feiras: das 13:00 às 17:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Prótese Parcial Removível
•    O serviço oferecido: Prótese Parcial Removível e Prótese Total, quando a Prótese Total necessitar de substituição para uma correta oclusão entre Prótese Parcial Removível e Prótese Total. Prótese Parcial Removível e Prótese Fixa Unitária, quando esta fizer parte do planejamento da Prótese Parcial Removível.
•    As principais etapas para processamento do serviço: Moldagens; Preparo dos dentes suporte; Prova da armação metálica; Registro da relação maxilo mandibular; Prova dos dentes artificiais e moldagem funcional, Instalação e controle posterior.
•    Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: Prótese Parcial Removível; Prótese Parcial Removível e Prótese Total e Prótese Parcial Removível e Prótese Fixa Unitária;
•    Horário de agendamento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– terças-feiras das 15:00 às 17:00hrs. e quintas-feiras das 13:00 às 15:00hrs
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Cirurgia Periodontal
•    Oferece atendimento para pacientes com necessidade de cirurgia periodontal.
•    Etapas para tratamento: tratamento periodontal básico, cirurgia periodontais, cirurgias estéticas periodontais e tratamento estético do sorriso.
•    Tratamento: Cirurgia Periodontal.
•    Horário de agendamento: 1º. Semestre: março à junho e 2º. Semestre: agosto à novembro:
– segundas-feiras das 19:00hrs às 22:00hrs.
– Exceto feriados e recessos didáticos.

Odontopediatria  I, II e III   
Os serviços prestados a comunidade serão realizados de acordo com a disponibilidade de alunos (Graduação ou Pós-Graduação), pois a Universidade é uma Unidade de Ensino.
•    O serviço oferecido: atendimento odontológico para crianças de 4 a 12 anos, incluindo prevenção e tratamento da cárie dentária, da doença periodontal e dos traumatismos dentoalveolares, tratamento endodôntico de dente decíduo, bem como tratamento preventivo e pequenos movimentos interceptativos de maloclusões. Este tipo de serviço é considerado pela Clínica de Odontopediatria como atendimento regular. No entanto, diariamente é oferecido atendimento de plantão para casos de urgência e emergência.
•    As principais etapas para o processamento do serviço: os pais ou responsável legal e a criança deverão comparecer à Clínica de Odontopediatria para cadastro e avaliação clínica realizada por um acadêmico plantonista e supervisionado pelo professor, o qual irá verificar as necessidades de tratamento e disponibilidade de vaga para atendimento como um paciente regular. Caso não haja disponibilidade, o paciente entrará em uma lista de espera, aguardando o referido tratamento.
•    Tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento: na primeira consulta, a mãe ou responsável legal acompanhará a criança para avaliação, preenchimento de prontuários e estabelecimento do plano de tratamento.
Nas sessões seguintes, os pais ou responsáveis legais deverão aguardar na sala de espera enquanto o tratamento é realizado, salvo em casos de atendimento de crianças com comportamento difícil que requeira a presença dos responsáveis, a critério do professor responsável.
•    Horário de agendamento/Tratamento:
– Manhã: Segunda a quinta-feira – 7:00 às 11:00 h.
– Tarde: Quarta e quinta-feira – 13:00 às 17:00 h.
– Exceto feriados, recessos didáticos e férias.
Obs.: Para atendimento no plantão, os pais ou responsáveis legais e a criança deverão comparecer até as 10:00 h (manhã) ou até 16:00 h (tarde), levando em consideração que esta será atendida de acordo com a ordem de chegada.