Ciências Socias

O PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAL-MG  

 

              O PIBID do curso de Ciências Sociais da UNIFAL-MG tem como objetivo geral propiciar aos alunos de licenciatura a vivência do cotidiano escolar, por meio de experiências pedagógicas que valorizem a formação docente, proporcionando oportunidades de criação e desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem no âmbito das Ciências Sociais. Como objetivo de caráter mais específico, busca não só articular – de forma interdisciplinar – teoria e prática, mas também possibilitar que o futuro docente conheça o trabalho do professor na Escola Pública em todos os seus aspectos: burocráticos e pedagógicos. Com isso, busca-se ainda proporcionar o conhecimento e a análise das práticas pedagógicas, bem como das principais dificuldades e obstáculos enfrentados que envolvem o trabalho dos professores em sala de aula.

             No ano de 2008, a Lei nº 11.684/2008 tornou obrigatórios os ensinos de Sociologia e de Filosofia. A partir do ano de 2009, todas as escolas do país (públicas e particulares) teriam três anos para oferecerem plenamente essas duas disciplinas aos seus estudantes. Devido à ausência da disciplina de Sociologia nas grades curriculares do ensino médio, o que se encontra hoje no país e na região de Alfenas é um grande déficit de professores da área, sendo que a maioria dos professores que ministram a referida disciplina não tem formação específica para tal exercício.

            O PIBID de Ciências Sociais não trabalha apenas na formação de professores para a educação básica, mas busca desenvolver algumas possibilidades e incentivos à formação da figura do professor-pesquisador. Assim, além de priorizar a iniciação à docência como experiência concreta na formação do professor de Sociologia, se preocupa também com a formação de um “olhar” sociológico sobre a Escola. O que envolve, portanto, o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre os processos sociais e agentes envolvidos tanto nos processos educativos que se encontram articulados à Escola, como nos aspectos mais gerais que constituem a totalidade da realidade social. Nesse sentido, o curso oferece um arcabouço teórico, assentado nas três áreas das Ciências Sociais (Antropologia, Política e Sociologia), que permite ao licenciando o conhecimento e a análise crítica das estruturas, processos e organizações sociais existentes na realidade do mundo que o cerca.

 

AS ESCOLAS PARCEIRAS

  •    Escola Estadual Padre José Grimminck

             A escola Padre José Grimminck está situada no Pinheirinho, um bairro que encontra diversos problemas semelhantes aos bairros de periferia dos grandes centros urbanos de nosso país como pobreza, alto índice de violência, infraestrutura deficiente, dentre outros.

 

  •    Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira

          A escola Dr. Emílio da Silveira fica localizada no centro da cidade e é considerada a melhor escola pública de ensino médio, sendo considerada “escola modelo”.

 

  •    Escola Estadual Dr. Napoleão Salles

             A Escola Dr. Napoleão Salles localiza-se na periferia da cidade Alfenas, no bairro Vista Grande, próxima à saída para Campos Gerais. Inicialmente planejada para ser uma Escola de Ensino Fundamental, desde 2011 sua maior dificuldade é a infraestrutura física e o espaço, pois além de comportar o número de alunos do ensino fundamental, passou a oferecer também o Ensino Médio.

  •   Escola Estadual Ismael Côrrea Brasil

            A Escola Ismael Brasil está situada num bairro de classe média alta e oferta o ensino tanto no nível fundamental como o médio. Entretanto, diferentemente das demais Escolas, o Ismael não possui uma relação próxima e direta com a comunidade, já que a totalidade de seus alunos não reside nas redondezas do bairro, o que dificulta a identificação com o lugar.

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas, consulte o nosso blog:

 

http://sociaisPIBID.blogspot.com.br