Letras-Português

 PIBID LETRAS/PORTUGUÊS
 
Coordenador: Prof. Robson Santos de Carvalho e Prof. Celso Ferrarezi Júnior

 
              As avaliações sistêmicas, promovidas pelas esferas governamentais e aplicadas aos alunos da educação básica têm constatado reiteradamente o fraco desempenho da maioria dos estudantes brasileiros na compreensão de textos em língua materna.
       Tomando a concepção de ensino de língua materna com ênfase no desenvolvimento da competência leitora do sujeito (CARVALHO, 2011) e, no bojo das considerações de língua pela perspectiva sociointeracionista (BAKTHIN, 2002), assumimos o texto como unidade privilegiada das atividades da sala de aula (GERALDI, 1997) com o nítido propósito de efetivar um ensino de língua que avance para além da tradicional dicotomia gramática versus texto (TRAVAGLIA, 2004).
           Para levar a termo essa proposta de ensino e colher evidências de que é possível ao professor de português da escola básica “ensinar leitura”, “dar aulas de leitura” e construir a competência leitora dos alunos, o presente subprojeto em Letras/Português busca investigar nos livros e materiais didáticos adotados por escolas públicas, as atividades de “leitura e interpretação” no ensino fundamental e médio, com intuito de verificar qual abordagem teórica subjaz essas práticas.
            As atividades desenvolvidas neste projeto visam a garantir aos licenciandos de Letras experiência de ensino eficaz, que proporcione aos alunos da escola básica a apropriarem-se efetivamente da leitura, tornando-se proficientes leitores.
           Participam deste subprojeto as Escolas Estaduais Dr. Emílio da Silveira (Ensino Médio) e Prof. Viana (Ensino Fundamental).