Disciplinas

Nome/Código Número de créditos Obrigatória Ementa

Estágio Docência (CEA 001)

2 Sim O estágio docência deverá ser desenvolvido com alunos de cursos de graduação envolvendo atividades como auxílio na supervisão de estágios em pesquisa, ensino ou extensão, realizado no campo, sala de aula ou em outra instituição; auxílio em disciplinas de graduação oferecidas pela Unifal-MG; colaboração na realização de eventos técnico-científicos que atendam cursos de graduação da Unifal-MG; auxílio no oferecimento de cursos de extensão ministrados pelo orientador; co-orientação de alunos em iniciação científica, monografia de conclusão de curso ou equivalente.

Seminários (CEA 002)

2 Sim Disciplina especial destinada a apresentação e participação em seminários vinculados ao Programa.

Hidrogeoquímica aplicada a bacias de drenagem (CEA 020)

4 Não Origem, evolução, propriedades e distribuição dos elementos químicos no ambiente. Assinatura geoquímica de processos geológicos e background geoquímico. Geoquímica e engenharia ambiental: poluições geogênicas e antropogênicas, toxicologia e riscos. Monitoramento e balanço de massa hidrogeoquímico aplicado a bacias de drenagem.
Aspectos Qualitativos e Quantitativos dos Recursos Hídricos (CEA 014) 4 Não

Cinética aplicada aos processos biológicos de tratamento de efluentes líquidos (CEA 005)

4 Não Conceitos básicos de cinética química e bioquímica; cinética enzimática; cinética microbiológica; obtenção e avaliação de dados cinéticos; introdução ao projeto de reatores e biorreatores; reatores ideais descontínuos e contínuos. Escoamento não ideal em reatores.

Descontaminação de correntes gasosas (CEA 010)

4 Não Poluição do ar: causas e efeitos principais. Partículas em suspensão: Propriedades físicas e químicas. Ar respirável. Remoção de partículas de gases: mecanismos de captura e adesão de aerossóis. Gases tóxicos. Absorção. Princípios de coleta e equipamentos. Projeto de equipamentos.

Ecologia de Ecossistemas Aquáticos Continentais (CEA 011)

4 Não Conceitos básicos de Limnologia: importância e abordagens. Distribuição, origem, morfologia e morfometria dos lagos. Estrutura e função de ecossistemas aquáticos. Caracterização abiótica dos ecossistemas aquáticos. Metabolismo, composição e distribuição das comunidades. Impactos antrópicos em ecossistemas aquáticos. Avaliação e monitoramento de ecossistemas aquáticos.

Educação Ambiental como Instrumento de Gestão (CEA 015)

4 Não A Questão Ambiental e a Educação: conceitos, histórico e perspectivas. Fundamentos da Educação Ambiental como área do conhecimento teórico, científico-metodológico e aplicado às ciências ambientais. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. Educação Ambiental e os PCN´s. Educação Ambiental como Instrumentos. Desenvolvimento Sustentado. Planejamento Ambiental. Impacto Ambiental. Conservação e Valoração Ambiental. Percepção Ambiental. Alfabetização Ecológica. A Educação Ambiental no estudo integrado da Bacia Hidrográfica. Educação Ambiental na prevenção de desastres. Práticas em Educação Ambiental.

Estatística Experimental Aplicada a Estudos Ambientais (CEA 009)

4 Não Princípios básicos de experimentação; delineamento inteiramente ao acaso; delineamento em blocos casualizados; delineamento em quadrado latino; experimentos fatoriais; outros delineamentos; estudos de casos.

Introdução de Técnicas Instrumentais Aplicadas (CEA 008)

4 Não Introdução aos princípios da separação, da absorção e da emissão de átomos; introdução as técnicas cromatográficas; cromatografia gasosa (CG); cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC), eletroforese capilar (EC), espectrometria de absorção atômica em chama e forno de grafite; espectrometria de emissão ótica com plasma de argônio induzido; espectrometria de massas com plasma de argônio induzido, geração de hidretos e especiação química. Aplicação das técnicas cromatográficas e espectrometricas à amostras ambientais.

Microbiologia Ambiental (CEA 006)

4 Não Estruturas das células procarióticas; Cultivo e crescimento de microrganismos; Condições nutricionais e físicas para o crescimento celular; Diversidade Metabólica; Diversidade Microbiana e taxonomia: Domínio Archaea, Domínio Bacteria; Métodos de desinfecção e esterilização microbiana; Microbiologia dos processos aeróbios e anaeróbios de tratamento de resíduos; Métodos clássicos e moleculares de Ecologia Microbiana; Padrões microbiológicos de qualidade de água; Biorremediação.

Modelagem Matemática de Sistemas Ambientais (CEA 016)

4 Não Modelagem matemática em problemas ambientais: entendimento de fenômenos naturais ou provocados por impactos ambientais de naturezas diversas, incluindo a apresentação de modelos matemáticos atualmente aceitos na literatura e possíveis aplicações à solução de problemas da engenharia ambiental.

Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (CEA 013)

4 Não Gestão de Recursos Hídricos. Aspectos legais e institucionais do sistema de gestão brasileiro. Políticas de Recursos Hídricos no Estado de Minas Gerais. Planos de Bacias Hidrográficas. Comitês de Bacias. Instrumentos de gestão de bacias hidrográficas. Modelos de gestão de recursos hídricos. Enquadramento de corpos de água. Outorgas. Cobrança pelo uso de água. Sistemas de monitoramento e de informação. Estudos de caso.

Processos Anaeróbios (CEA 004)

4 Não Microbiologia, bioquímica e ecologia de sistemas anaeróbios. Cinética e estequiometria da digestão anaeróbia. Equilíbrios químicos e físico-químicos dos sistemas anaeróbios. Toxicidade. Características, configurações e análise de reatores anaeróbios, com ênfase em características de projeto e controle operacional. Sistemas combinados para remoção de nutrientes. Redução de sulfato. Degradação de compostos orgânicos refratários.

Processos e Operações Aplicados ao Tratamento de Resíduos (CEA 003)

 

4 Não Natureza e origem dos resíduos. Caracterização qualitativa e quantitativa. Separação líquido/líquido. Separação líquido/gás. Separação sólido/gás. Separação gás/sólido/líquido. Separação gás/gás. Aeração de líquidos. Reatores ideais e não ideais. Caracterização hidrodinâmica de reatores. Modelos de escoamento em reatores não ideais. Fundamentos dos processos biológicos. Processos aeróbios e anaeróbios. Noções sobre microbiologia e bioquímica de processos de tratamento. Cinética bioquímica. Efeitos de fatores ambientais, operacionais e dos reatores nos parâmetros cinéticos. Adsorção. Troca iônica. Osmose reversa. Eletrodiálise. Precipitação química. Oxidação química. Irradiação. Aplicações na desinfecção. Pirólise e Incineração de resíduos sólidos. Parâmetros determinantes no projeto de unidades de tratamento de águas residuárias.

Tópicos Especiais em Monitoramento Ambiental (CEA 007)

 

4 Não Essa disciplina será ministrada por docentes do programa ou por professores de outras instituições, convidados pelo programa, com a finalidade de complementação de conteúdo relacionado à Linha de Pesquisa “Monitoramento Ambiental”.

Tópicos Especiais em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (CEA 012)

4 Não Essa disciplina será ministrada por docentes do programa ou por professores de outras instituições, convidados pelo programa, com a finalidade de complementação de conteúdo relacionado à Linha de Pesquisa “Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos”.

Tópicos Especiais em Tratamento de Águas Residuárias (CEA 017)

4 Não Essa disciplina será ministrada por docentes do programa ou por professores de outras instituições, convidados pelo programa, com a finalidade de complementação de conteúdo relacionado à Linha de Pesquisa “Tratamento de Águas Residuárias”.
  • O discente deverá completar no mínimo 20 (vinte) créditos em disciplinas, sendo 16 (dezesseis) créditos em disciplinas eletivas e 04 (quatro) créditos em disciplinas obrigatórias.
  • As disciplinas serão ministradas, excepcionalmente no período de pandemia, de forma remota, após a normalização desta situação, no Campus Avançado de Poços de Caldas.