Redes produtivas e economia regional

Nome: Redes produtivas e economia regional
Nível: X Mestrado   Doutorado
Obrigatória:   Sim X Não
Área de concentração: Economia e Desenvolvimento
Carga Horária: 60 horas Número de créditos: 04
Ementa: Espaços econômicos e regiões. Teoria do Desenvolvimento Econômico Endógeno. Teorias contemporâneas de aglomeração de empresas: teoria Neo-Schumpeteriana; teoria dos estudiosos dos Distritos Industriais Italianos; Teoria da Nova Geografia Econômica; Teoria da Escola de Harvard. Arranjos produtivos locais. Novos arranjos empresariais: Cadeias Produtivas, Cadeias de Suprimentos e Redes de Pequenas e Médias Empresas. Políticas públicas e redes produtivas.

Bibliografia:

ALBUQUERQUE, E. da M. Análise da Performance Produtiva e Tecnológica dos Clusters Industriais na Economia Brasileira. (CEDEPLAR/UFMG) Projeto de Pesquisa Arranjo e Sistemas Produtivos Locais e as Novas Políticas de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico. Nota Técnica nº 28/00 (Versão Preliminar). Rio de Janeiro, junho de 2000.

AMARAL FILHO, J. do. A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Rio de Janeiro: IPEA, 2001

BAGNASCO, A. Desenvolvimento regional, sociedade local e economia difusa. In: Urani, André et al. (orgs.) Empresários e empregos nos novos territórios produtivos. Rio de Janeiro: DP&A. Becattini, Giacomo (1990) ‘The Marshallian industrial’.

BOISIER, S. Política Econômica, Organização Social e Desenvolvimento Regional. In.: HADDAD, P.R.; FERREIRA, C.M. de C.; BOISIER, S. e ANDRADE, T.A. Economia Regional (teorias e métodos de análise). Banco do Nordeste S.A. Fortaleza, 1988.

BRITO, J. Cooperação tecnológica e aprendizado coletivo em redes de firmas: uma sistematização de conceitos e evidências empíricas. Niterói: UFF, 2002.

CLEMENTE, A.; HIGACHI, H. Y. Economia e desenvolvimento regional. São Paulo: Atlas, 2000.

COSTA, E. J. M. da Arranjos Produtivos Locais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Brasília: Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado do Pará, 2010.

CRUZ, B. de O. et al. Economia regional e urbana: teorias e métodos com ênfase no Brasil. Brasília: Ipea, 2011. Disponível em < http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_econregionalurbanaa.pdf>. Acesso em 28 out. 2015.

DINIZ, C. C.; CROCCO, M. (Org.). Economia regional e urbana: contribuições teóricas recentes. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.

GONÇALVES, A. T. P.; LEITE, M. S. A.; SILVA, R. M. da Um estudo preliminar sobre as definições e as diferenças dos principais tipos de arranjos empresariais. Revista Produção Online, v.12, n. 3, p. 827-854, jul./set. 2012.

HOOVER, E. M.; GIARRATANI, F. An introduction to regional economics. Regional Research Institut, West Virginia University. Disponível em <http://www.rri.wvu.edu/WebBook/Giarratani/contents.htm>. Acesso em 28 out. 2015.

LASTRES, M.; CASSIOLATO, J.; MACIEL, M. Pequenas empresas: cooperação e desenvolvimento local. Relume Dumará Editora, julho de 2003.

LINS, H. N. Clusters Indústrias, competitividade e desenvolvimento regional: da experiência à necessidade de promoção. Est. Econ., São Paulo, v. 30, n. 2, p. 233-265, Abril – Junho 2000.

LOMBARDI, M.. The evolution of local production systems: the emergence of the “invisible mind” and the evolutionary pressures towards more visible “minds”. Research Policy, v. 32, n. 9, sep., 2003.

MARINI, M. J.; SILVA; C. L. da; NASCIMENTO, D. E.; STRAUHS, F. R. Avaliação da contribuição de arranjos produtivos locais para o desenvolvimento local. Revista Bibliográfica De Geografía Y Ciencias Sociales, v. 17, n. 996, 2012. Disponível em < http://www.ub.edu/geocrit/b3w-996.htm>. Acesso em 28 out. 2015.

OLIVEIRA, V. F. de et al. Redes produtivas para o desenvolvimento regional. Ouro Preto: ABEPRO, 204.

SANTOS, A.G.; DINIZ, E.J., BARBOSA, E.K. Arranjos produtivos locais, política industrial e desenvolvimento. In: Arranjos produtivos locais e desenvolvimento. BNDS. 2006. Disponível em <www.bnds.gov.br>. Acesso em 28 out. 2015.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico. (Coleção dos Economistas) Tradução de Maria Silvia Possas, 2ª edição, São Paulo: Editora Nova Cultural, 1985.

SUZIGAN, W. Aglomerações industriais como focos de políticas. Revista de Economia Política, v. 21, n. 3, 2001.