Grupos de pesquisa

Estruturado com base em duas linhas de pesquisa que abordam os temas “Economia Aplicada” e “História Econômica, Economia Política e Desenvolvimento”, o Programa de Mestrado em Economia visa à inseparabilidade das atividades de formação e pesquisa. As linhas de pesquisas propostas estão alinhadas aos seguintes Grupos de Pesquisa registrados no Cnpq: (1) o Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEAP), no caso da linha de Economia Aplicada, e (2) Núcleo de Estudos em História Econômica e Economia Política (NEheEP), no caso da linha de História Econômica, Economia Política e Desenvolvimento.

O Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEAP) pretende articular diferentes interesses de investigação e estudo de seus participantes, sendo o ponto de interseção os estudos em Economia Aplicada. As áreas de pesquisa do NEEAP são as seguintes: a) Economia Evolucionária e Sistemas de Inovação, o qual visa o estudo da dinâmica econômica de mercados com foco na inovação, no cerne da teoria evolucionária neoschumpeteriana e com a consideração de demais teorias econômicas que considerem as necessidades prementes do entendimento da evolução econômica. Busca-se nessa linha ampliar o entendimento sobre os sistemas de inovação no âmbito nacional, bem como a formulação de modelos baseado em agentes que contribuam com a literatura teórica e empírica da área; b) Economia Industrial e Regional que tem o intuito de realizar estudos empíricos sobre dinâmicas competitivas a níveis setoriais e regionais. Combinando-se teorias econômicas de âmbito industrial e teorias da localização, o intuito é entender a relevância dos determinantes estruturais setoriais, das condutas das empresas e do ambiente locacional para o desenvolvimento regional e de setores industriais específicos; c) Economia Internacional e Agronegócio que visa congregar estudos sobre a competitividade e cenários macroeconômicos internacionais, os instrumentos de política comercial e seus impactos sobre o funcionamento do mercado internacional, as diversas dimensões do agronegócio brasileiro e as políticas voltadas ao desenvolvimento da agropecuária brasileira; d) Formação do mercado de trabalho no Brasil que tem por objetivo enfatizar as relações entre Estado, investimento, emprego e desemprego, segmentação dos mercados de trabalho, relações entre capital e trabalho, inovações tecnológicas, pobreza e desigualdades sociais, crise contemporânea e suas implicações. Além de sistematizar os diversos aportes teóricos sobre estes temas, pretende-se desenvolver estudos empíricos com base nos microdados socioeconômicos das pesquisas domiciliares sobre a população.

O Núcleo de Estudos em História Econômica e Economia Política (NEheEP), por sua vez, pretende articular pesquisas nas áreas de História Econômica, Economia Política e Desenvolvimento Econômico. As áreas de pesquisa do NEheEP são as seguintes: a) História econômica, a qual objetiva concentrar estudos na formação do capitalismo no Brasil e na história econômica de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Analisa temas como atividades comerciais, bancárias e industriais, fiscais, monetárias e de pensamento econômico brasileiro; b) Economia Política e Desenvolvimento Econômico área que desenvolve estudos voltados para os mais diversos aspectos da economia contemporânea relacionados ao desenvolvimento econômico e ao bem-estar social. Discute ainda a conjuntura econômica brasileira por meio da análise da política monetária, fiscal e cambial, do nível de atividade econômica nacional e regional, e da economia internacional.