Disciplinas

Obrigatórias:

 

Cinética Aplicada e Reatores Químicos

Número de créditos: 4

Ementa: Cinética química (velocidade de reações homogêneas; equações de velocidade de reações elementares e ordem de reação; equações de velocidade de reações não elementares, Lei de Arrhenius). Projeto de reatores ideais (reator em batelada com mistura perfeita; reator contínuo com mistura perfeita; reator tubular com fluxo pistonado). Projeto de reatores catalíticos heterogêneos. Difusão e reação em catalisador poroso.

Fenômenos de Transporte

Número de créditos: 4

Ementa: Propriedades de transporte. Transporte molecular e convectivo. Balanços integrais e diferenciais de quantidade de movimento, de energia e de massa. Perfis de velocidade, de temperatura e de concentração. Camadas limite. Coeficientes convectivos de transferência de calor e massa. Correlações.

Termodinâmica Clássica de Fluidos

Número de créditos: 4

Ementa: A base teórica da termodinâmica de fluidos. As leis naturais da termodinâmica clássica. Relações generalizadas e propriedades. Representações equivalentes da equação fundamental. Propriedades de fluidos puros e misturas. Equilíbrio e estabilidade de fases. Equilíbrio químico. Cálculo de equilíbrio multifásico.

Seminários de Mestrado

Número de créditos: 2

Ementa: Apresentação, pelos alunos do curso, de atividades desenvolvidas na elaboração de proposta de Dissertação de Mestrado.

 

Não obrigatórias:

 

Catálise Heterogênea

Número de créditos: 4

Ementa: Princípios gerais da catálise. Teoria de adsorção física e química em catalisadores heterogêneos. Métodos de preparação de catalisadores. Propriedades físicas e químicas dos catalisadores. Catalisadores metálicos. Catalisadores semicondutores. Catálise ácida e básica.

Espectrometria Aplicada a Análise Química

Número de créditos: 4

Ementa: Introdução à espectroscopia molecular; Espectroscopia na região Infravermelho (FTIR). Espectroscopia na região Ultravioleta e Visível (UV-VIS); Espectroscopia de fluorescência molecular. Introdução à espectrometria atômica; Espectrofotometria de absorção atômica com atomização em chama, eletrotérmica e geração de hidretos; Espectrometria de emissão ótica em plasma induzido (ICP OES) e Espectrometria de plasma acoplado à espectrometria de massa (ICP-MS).

Fundamentos de Bioprocessos

Número de créditos: 4

Ementa: Fundamentos de processos enzimáticos e fermentativos. Produção de enzimas e células. Cinética enzimática e microbiana. Métodos de imobilização de enzimas e células. Aplicações industriais de enzimas e células microbianas.

Métodos cromatográficos

Número de créditos: 4

Ementa: Fundamentação dos métodos cromatográficos. Preparo de amostras gasosas, líquidas e sólidas. Cromatografia a líquido de alta eficiência: instrumental (bombas, detectores e sistemas de injeção), fases móveis e estacionárias, tipos de sistemas cromatográficos e aplicações. Cromatografia a gás: instrumental (sistemas de detecção e injeção), fases móveis e estacionárias, aplicações. Acoplamento à espectrometria de massas (GC-MS, HPLC-MS), Cromatografia quiral; padronização e validação analítica. Eletroforese convencional; Eletroforese capilar.

Métodos Matemáticos e Computacionais em Engenharia Química

Número de créditos: 4

Ementa: Soluções de equações e sistemas de equações algébricas lineares e não lineares. Solução analítica e numérica de equações diferenciais ordinárias e parciais que descrevem fenômenos físicos e químicos encontrados na Engenharia Química.

Planejamento de Experimentos

Número de créditos: 4

Ementa: Introdução ao planejamento de experimentos. Tópicos de estatística elementar. Noções sobre experimentos fatoriais. Fatoriais fracionados e delineamento composto central rotacional. Seleção de variáveis. Estudos de casos. Aplicações em processos de interesse.

Reatores bioquímicos industriais

Número de créditos: 4

Ementa: Reatores bioquímicos homogêneos e heterogêneos. Métodos de esterilização. Agitação e aeração. Ampliação de escala.

Recuperação e Purificação de Bioprodutos

Número de créditos: 4

Ementa: Conceito de recuperação e purificação de bioprodutos (RPB). Relevância. Fontes. Características e preparação da alimentação. Principais operações unitárias. Separações por afinidade. Estratégias para projeto das etapas de RPB.

Tópicos em Biopolímeros

Número de créditos: 4

Ementa: Biopolímeros: polissacarídeos, proteínas, poliésteres, entre outros. Métodos de caracterização. Fontes naturais e produção. Modificação de biopolímeros. Propriedades físicas e químicas de biopolímeros utilizados em sistemas de liberação controlada. Conceitos básicos e classificação dos sistemas de liberação controlada de agentes ativos. Cinética de liberação. Difusão. Intumescimento. Aplicação de modelos matemáticos para determinação de mecanismos de liberação. Aplicações de polímeros naturais no desenvolvimento de sistemas de liberação controlada.

Tópicos Especiais 1

Número de créditos: 4

Ementa: Em cada período haverá ementa própria.

Tópicos Especiais 2

Número de créditos: 4

Ementa: Em cada período haverá ementa própria.