Corpo docente, Coordenação e Colegiado do PPGHI

 

Docente  Áreas de pesquisa e de orientação
Adailson José Rui  – Conflitos e tolerâncias entre cristãos e muçulmanos.
– Al-Andalus.
Adriana Vidotte  – Conflitos e relações de poder nos reinos ibéricos, séculos XIII-XV.
– Concepções e representações da natureza em textos e imagens medievais.
– Mulheres nas sociedades ibéricas.
Alisson Eugênio  – Arte, cultura e sociedade.
– Textos e história intelectual.
– Escravidão.
Aparecida Maria Nunes – História e Literatura.
– Clarice Lispector na Espanha e em Portugal.
– Relações de Gênero e feminismo.
Claudio Umpierre Carlan  – Arqueologia Histórica.
– Colonização grega no Mediterrâneo (Península Ibérica).
– Conquista romana (na Península Ibérica).
– Mundo ibérico nos séculos IV, V e VI (Política, Religião, Economia e Sociedade).
– Formação do Reino Visigodo.
Denise da Silva Menezes do Nascimento  – Relações de poder, principalmente com alianças e conflitos entre o poder régio e os poderes senhoriais no século XV.
– História das Mulheres no século XV.
Elaine Ribeiro da Silva dos Santos  – Estudo de relatos de viagem e de crônicas de autores ibéricos a respeito das regiões africanas.
– Estudo de fontes missionárias sobre as regiões africanas.
– Estudo sobre as relações luso-africanas na Guiné, na região do Congo-Angola e na África oriental (sécs. XV-XXI).
– O ensino de História da África e da Expansão marítima e comercial ibérica.
– Fontes históricas e literárias como recursos didáticos.
Katia Aparecida da Silva Oliveira  – Relações entre História e Literatura na Península Ibérica.
– Releituras do universo literário ibérico em literaturas de diferentes culturas.
– A mulher na história e na literatura.
Luiz Antonio Sabeh  – Atuação de agentes leigos e religiosos na formação e manutenção dos impérios ibéricos da Época Moderna.
– Relações de poder nas dinâmicas imperiais de Portugal e Espanha da Época Moderna.
– Evangelização e suas interfaces sociais, políticas e culturais nos impérios ibéricos da Época Moderna.
Luiz Eduardo da Silva  – Estudo e desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino de História Ibérica.
– Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino de História Ibérica.
Marcelo Hornos Steffens  – O Salazarismo, o Marcellismo e a República Portuguesa pós-ditadura e suas conexões com o Brasil.
– Relação entre a intelectualidade portuguesa e brasileira: consenso, adesão e resistência às ditaduras (projetos de Modernidades).
Mário Danieli Neto  – Relações entre Portugal e Brasil: o escravismo em seus aspectos jurídicos e econômicos.
Marta Gouveia de Oliveira Rovai  – Mulheres e população LGBTQIA+ no Salazarismo e na Revolução dos Cravos.
– Movimento feminista e LGBTQIA+ na Península Ibérica no tempo presente.
– Ensino e história pública Península Ibérica – Brasil.
Paulo César de Oliveira

– A recepção de Aristóteles pelos árabes na Península Ibérica.

– A filosofia Ibérica e sua influência no novo mundo.

Pedro Paulo Abreu Funari – O potencial para o ensino e pesquisa das culturas indígenas, celtiberas, gregas e semíticas.
– O impacto da conquista romana, da República às guerras civis do século III d.C.
Raphael Nunes Nicoletti Sebrian 

– Cultura e política em mundos ibéricos: América e Europa (séculos XIX, XX e XXI).
– Periódicos, cultura letrada e intelectuais em mundos ibéricos (séculos XIX, XX e XXI).
– Linguagens artísticas (literatura, pintura, música, fotografia, cinema) em mundos ibéricos (séculos XIX, XX e XXI).
– Ensino de História e temas sensíveis e/ou controversos em mundos ibéricos (séculos XIX, XX e XXI).

Rosangela Rodrigues Borges  – Análise e produção de Objetos de Aprendizagem com mediação tecnológica para o ensino de aspectos da História Ibérica na Educação Básica, em diversos gêneros e suportes: livros didáticos, blogs, sites, jogos pedagógicos, games, filmes, fotografias, vídeo, podcast, etc.
Walter Francisco Figueiredo Lowande  – Emergência da experiência moderna do tempo na Península Ibérica (séculos XVIII-XX) por meio da história intelectual, história dos conceitos e história transnacional.
– Políticas de memória, patrimônio e ensino em suas relações com o conceito de iberismo.
– Península Ibérica, história da historiografia, teoria da história e perspectivas onto-epistemológicas alternativas (decolonialidade, pós-humanismo, realismo especulativo, ontologia orientada a objetos, história multiespécie, perspectivismo ameríndio e teoria do ator-rede).
Cargo 
CoordenadorProf. Dr. Adaílson José Rui
Portaria nº 567 – 2 de março de 2023
adailson.rui@unifal-mg.edu.br
Vice-coordenadorProf. Dr Cláudio Umpierre Carlan
PORTARIA Nº 1128 DE 2 DE MAIO DE 2023
claudio.carlan@unifal-mg.edu.br
Membros do Colegiado PPGHIFunção
Adaílson José RuiPresidente
Claudio Umpierre CarlanVice-presidente
Adriana VidotteMembro Titular
Elaine Ribeiro da Silva dos SantosMembro Titular
Luiz Antonio SabehMembro Titular
Luiz Eduardo da SilvaMembro Titular
Mário Danieli NetoMembro Titular
Marta Gouveia de Oliveira RovaiMembro Titular
Portaria nº 664 – 13 de março de 2023