Sobre o Sistema Acadêmico

sistema-academico

O Sistema Acadêmico da Unifal-MG é um projeto que foi iniciado em 2007 com o objetivo de substituir o antigo sistema acadêmico da Unifal-MG, devido à sua tecnologia e ao conjunto de funcionalidades que não mais atendiam aos novos cursos e à quantidade de alunos da instituição. O desenvolvimento inicial do Sistema Acadêmico foi executado pela empresa Dextra, situada em Campinas/SP , em parceria com o NTI - Núcleo de Tecnologia de Informação (à época denominado CPD - Centro de Processamento de Dados), que trabalhou em conjunto com a empresa na fase de análise de requisitos, se responsabilizando pela fiscalização e medição dos serviços, testes e homologação, atuando ativamente durante todo o processo de desenvolvimento.  O sistema entrou em uso no primeiro semestre de 2009. Desde então, o setor de Desenvolvimento de Sistemas do NTI assumiu a manutenção do sistema, estando o mesmo em constante desenvolvimento e atualização.

O Sistema Acadêmico realiza o controle de  toda a vida acadêmica do aluno, desde seu ingresso até a conclusão do curso. Possui funcionalidades como  gerenciamento de dinâmicas curriculares, renovação de matrícula online de forma automatizada, aproveitamentos de disciplinas, gerenciamento de estágios e atividades complementares, geração automática de matrículas em disciplinas, controle de registros de diploma, gerenciamento de programas de ensino, cadastro de grade horária, gerenciamento de ocorrências (trancamento, desistência etc) e de licenças, entre outros. Gerencia cerca de 8000 usuários e se encontra em constante evolução.

Atualmente, o sistema atende a todos os cursos de graduação presenciais e a distância da Unifal-MG, cursos de pós-graduação Latu Sensu e Strictu Sensu. É utilizado  por vários tipos de usuário, como departamento de registro acadêmico, Pró Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Centro de Educação a Distância, Professores, Coordenadores de Curso, Coordenadores de Comissão de Estágio, Coordenadores de Comissão de Atividades Complementares e Discentes.

Para saber mais sobre o sistema, acesse o artigo publicado pelos Analistas do NTI no VII Workshop de TIC da IFES, ocorrido em João Pessoa/PB de 27 a 29 de Maio de 2013.