Plano de Trabalho 2013-2015

O presente documento pretende delinear, de maneira objetiva e concisa, o plano de trabalho a ser desenvolvido pela chapa “EXPERIÊNCIA E TRABALHO” na Direção do Campus Avançado de Varginha da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

As diretrizes e ações pretendidas expostas a seguir apontam o caminho das futuras ações que garantirão a infraestrutura adequada para a manutenção da qualidade de ensino, pesquisa e extensão, características da UNIFAL-MG. Vamos a elas:

Diretrizes

  • Autonomia administrativa e acadêmica do campus de Varginha;
  • Ofertar e manter a melhor infraestrutura possível para o desenvolvimento das atividades acadêmicas;
  • Avaliar processos, rotinas e atividades que estejam sob a responsabilidade da Direção do Campus. Manter o que está funcionando e ajustar o que não está;
  • Busca e divulgação fidedigna de informações emanadas dos campi de Alfenas e Poços de Caldas, bem como das instâncias superiores da administração da universidade;
  • Primar pela eficiência administrativa dando sustentação à atividade acadêmica;
  • Defesa dos direitos dos funcionários contratados e da fiscalização do cumprimento de seus direitos;
  • Reconhecimento das necessidades acadêmicas e de infraestrutura do campus de Varginha, com muita disposição e disponibilidade, pelo atendimento de nossas reivindicações;
  • Apoio à consolidação dos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu em Varginha.

Ações concretas

1) No âmbito das representações e descentralização de ações

Promover, na medida dos instrumentos legais, a descentralização das decisões do Campus ofertando maior autonomia para Técnicos e Docentes viabilizando maior dinamismo à gestão, valorizando habilidades e competências de cada categoria.

Ampliar a divulgação entre a comunidade acadêmica das discussões e decisões de questões relativas à Direção do Campus Avançado de Varginha;

2) Planejamento e transparência das ações

Discutir com a comunidade o planejamento geral do Campus;

Primar pela transparência do planejamento, execução e acompanhamento das atividades da Direção do Campus;

Evitar ações sob demanda, de última hora e improvisadas;

Visando dinamizar a comunicação da direção do Campus com a comunidade, propõe-se promover utilizar o site do campus, redes sociais, além da criação de um boletim informativo eletrônico periódico com as seguintes informações:

• Agenda de reuniões do campus e dos conselhos;

• Eventos da semana/mês;

• Fatos relevantes ocorridos;

• Principais decisões dos colegiados e conselho diretor do campus;

• Ações implementadas e em execução.

Realizar reuniões mensais para planejar e acompanhar as atividades do campus, juntamente com representantes dos setores e Coordenadores de curso, buscando democratizar as decisões, assim como, de divulgar suas ações;

3) Estabelecimento de parcerias

Prospectar no município e na região instituições públicas e privadas com o propósito de firmar parcerias que possibilitem as seguintes atividades:

• Estágios, visitas técnicas e treinamentos para os discentes;

• Realização de atividades de extensão;

• Investigação científica – tanto para apoio quanto para objeto de pesquisa;

• Fonte de recursos nos Ministérios, lideranças locais e município – sensibilização dos políticos da região para que direcionem emendas parlamentares em apoio ao campus (juntamente com a Reitoria);

• Buscar aproximação da Facepe no sentido de pleitear plantões técnicos periódicos para apoio ao encaminhamento de propostas, sobretudo em épocas de editais importantes para captação de recursos e envio de projetos.

4) Estabelecer um plano diretor de ocupação e manutenção do campus

Elaborar um plano diretor de ocupação do campus, assim como de estabelecer rotinas específicas para manutenção constante da infraestrutura, dispondo das melhores para o desenvolvimento das atividades por parte dos Professores, Técnicos, alunos e terceirizados.

Pretende-se focar em alguns aspectos:

a. Recursos telefônicos e internet;

Melhorar o link de internet visando-se obter uma sala de videoconferência adequada, evitando-se assim, viagens constantes para Alfenas;

Buscar a descentralização da manutenção;

Implementar internet sem fio “wireless” para Docentes, Técnicos e Acadêmicos, além de prover acesso à internet nas salas de aula, biblioteca, salas de Docentes e Técnicos, e espaços coletivos.

b. Antena Celular

Verificar a situação atual e dar prosseguimento ao processo de retirada da antena de celular que se encontra na área do Campus;

c. Planejamento de ocupação

Desenvolver, juntamente com o setor de Engenharia da UNIFAL-MG o planejamento de ocupação de toda a área, contemplando áreas para novos prédios, área verde, estacionamentos. Discutir, aprovar e divulgar o planejamento em todos os segmentos da comunidade acadêmica.

d. Área para a prática de esportes

Ao término da obra da área de esportes, elaborar planejamento para sua máxima utilização por acadêmicos, técnicos, docentes e comunidade.

e. Manutenção dos edifícios

Elaborar, juntamente com a Pró-reitoria de planejamento, rotinas de manutenção dos edifícios evitando-se assim problemas com infiltrações, goteiras e outros problemas de infraestrutura por falta de manutenção;

f. Melhoria do conforto térmico

Buscar alternativas junto à Pró-reitoria de planejamento para a melhoria do conforto término das salas de aula, além de primar pela qualidade neste quesito nas salas dos Docentes, Técnicos e terceirizados;

g. Alocação de terceirizados e projetos especiais

Conhecer e aprofundar o planejamento para espaços para terceirizados (motoristas e serviços gerais), além de verificar na alocação nos novos espaços (prédio D), os projetos especiais (empresa júnior, PET, incubadora e outros que possam surgir);

h. Prover recursos de segurança

Prover recursos de segurança para o campus visando a proteção dos Docentes, Técnicos, acadêmicos e terceirizados;

i. Terminal de atendimento bancário

Verificar como está e concretizar a instalação de um terminal de autoatendimento bancário no campus;

5) Solicitação de tratamento igualitário entre os campi avançados

Cobrar veementemente da Reitoria um tratamento igualitário entre os campi em todas as questões.

6) Representação Estudantil

Preservar e promover amplo debate entre os discentes de modo a ouvi-los no que se refere à representação na elaboração do plano de gestão;

Reivindicar junto ao poder público municipal, através de parceria com a UNIFAL, um local para construção de sua sede própria.

7) Celebrar convênios com Instituições

Estabelecer convênios para efeito de estágios em âmbito municipal, estadual e federal visando colocação dos alunos no mercado de trabalho, em conjunto com as unidades acadêmicas e Relações Interinstitucionais;

Estabelecer contatos, juntamente com representação estudantil, visando descontos nas passagens do transporte coletivo e o uso de espaços esportivos municipais pelos acadêmicos;

Prospectar, em conjunto com a Assessoria de Relações Interinstitucionais, convênios com Instituições de Ensino no exterior visando efetivar intercâmbios para alunos, em complemento ao programa “Ciência sem Fronteiras”.

8) Inserção local

Sensibilizar a comunidade local (município e região) buscando maior integração entre a sociedade local e o Campus/Curso;

Apoiar e aprimorar as ações de divulgação/comunicação junto à mídia local para maior visibilidade ao Campus de Varginha da UNIFAL-MG;

Efetuar, junto com o Departamento municipal de Trânsito, a sinalização de localização do Campus da UNIFAL;

Buscar recursos junto à Reitoria para construção de um portal de entrada do campus;

Realizar a inauguração do campus com convite às lideranças locais e regionais para divulgação do campus e sua inserção local.

9) Programa de capacitação

Procurar ampliar através de instâncias constituídas, um programa de capacitação permanente dos Técnicos em Administração do Campus Varginha (Desenvolvendo habilidades gerenciais), assim com de buscar parcerias e convênios com outras Instituições, dentro das áreas de interesse, para programas de Mestrado e Doutorado, em parceria com ICSA e Reitoria.

10) Aquisição e Manutenção de equipamentos

Manutenção

Elaborar um plano de manutenção preventiva de equipamentos e implementar programação permanente de manutenção de equipamentos e recursos.

Aquisição

Captar recursos junto à Reitoria para se implementar mais laboratórios de informática e específicos visando atender melhor às atividades acadêmicas.

11) Atividades culturais, esportivas e preventivas.

• Elaborar e promover, em parceria com a Fundação Cultural do Município e representação estudantil, um calendário de atividades culturais constantes no campus;

• Elaborar e promover um calendário de atividades esportivas no campus com a inauguração da área esportiva. Tais como: torneios internos entre alunos, Professores e Técnicos;

• Buscar parcerias, em conjunto com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, para a promoção de atividades de prevenção de acidentes e saúde (ginástica laboral por exemplo);

12) Serviços terceirizados

Fiscalizar e fazer cumprir as concessões existentes no campus no que se refere à preço e qualidade de serviço prestado (cantina, copiadora, serviços gerais, segurança, outros).