Guia do Portal de Periódicos 2019 está disponível para consulta

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é a maior biblioteca virtual de informação científica do mundo: abriga mais de 48 mil títulos de revistas científicas disponíveis em texto completo, 130 bases de dados de referências e resumos para levantamento bibliográfico, além de outros tipos de conteúdos, como dissertações, teses, materiais audiovisuais, livros e normas técnicas.

Sendo assim, apresenta vasta possibilidade de pesquisa, compatível com o volume de material que comporta. Apesar de ter uma interface intuitiva, que facilita ao público encontrar o conteúdo desejado, usualmente surgem dúvidas sobre a navegação. Para sanar esses questionamentos, o Portal oferece um guia de suporte ao usuário. O material foi atualizado recentemente e está disponível para consulta.

O arquivo, que pode ser encontrado por meio de pesquisa no item Suporte – subitem Materiais didáticos – do menu, ou neste link, detalha desde a busca rápida e avançada até a alternativa de localizar conteúdo por áreas do conhecimento. O manual mostra ainda o funcionamento do serviço Meu Espaço, que permite criar um ambiente personalizado, de forma que se torna possível, por exemplo, guardar links favoritos, criar alertas de pesquisa e realizar inscrição em treinamentos agendados.

O guia explica também como as instituições podem oferecer o serviço de acesso remoto aos usuários, aderindo à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), e exemplifica o acesso a locais importantes do Portal, como as áreas de suporte, coleções disponíveis, documentos, informações institucionais e notícias. O acesso a dados em meio eletrônico possibilita não somente ler, salvar e imprimir textos, mas também assistir vídeos, ouvir entrevistas e importar imagens, uma vez que o Portal incorpora vários tipos de formatos.

O Guia do Portal de Periódicos da CAPES é uma das opções que o público encontra para esclarecer dúvidas e conhecer melhor a biblioteca virtual da CAPES. Existe também disponível o espaço Perguntas frequentes, que traz respostas detalhadas aos questionamentos mais comuns referentes ao Portal.

Caso haja necessidade, a CAPES, em parceria com as bibliotecas universitárias, coloca à disposição uma equipe de profissionais que atuam como help desks para prestar informações sobre o uso dos recursos acadêmicos do Portal de Periódicos. Para visualizar os contatos, é necessário o usuário localizar, no link Help Desk, a região onde se encontra.

Além disso, a CAPES oferta para a comunidade brasileira treinamentos on-line para uso do Portal de Periódicos. A capacitação é gratuita e aberta aos interessados que desejam conhecer ferramentas e conteúdos do acervo. Os cursos ocorrem de segunda-feira à sábado em horários variados. A agenda fica disponível no link de treinamentos.

Tipos de pesquisa
Um dos destaques do guia – e, talvez, a dúvida mais recorrente dos usuários – diz respeito aos tipos de busca disponíveis: assunto, periódico, livro e base.

A opção buscar base permite identificar as bases de dados disponíveis no acervo, inserindo o nome do conteúdo ou selecionando uma das abas para visualização por ordem alfabética. Também fazem parte desse campo a consulta por áreas do conhecimento e a busca avançada, com filtros que podem ser aplicados individualmente ou combinados para a geração de uma lista de resultados.

O link buscar livro, por sua vez, permite ao usuário localizar obras completas, capítulos, anais, relatórios, dentre outros tipos de publicações não seriadas. É possível fazer a pesquisa por título, ISBN, autor e editor/fornecedor.

A consulta por periódico possibilita que o pesquisador localize revistas científicas pelo nome, ISSN ou seleção de editor/fornecedor. Também é possível verificar todos os títulos disponíveis por ordem alfabética ou área do conhecimento. Quando identificado, o usuário tem a facilidade de selecionar seus periódicos preferidos e salvá-los no Meu Espaço.

Por fim, a busca por assunto oferece recursos para identificar artigos e documentos a partir da inserção de termos e palavras-chaves. A consulta é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem ser analisados com filtros referentes aos conteúdos recuperados. Entre outras ações, a ferramenta dá a chance de empregar operadores booleanos, criando uma pesquisa genérica ou limitada.

Ainda na opção buscar assunto, existe a oportunidade de aplicação de outros métodos para um resultado apurado, como os operadores de truncagem e de proximidade, além do uso da “busca avançada”, que dispõe de filtros como data de publicação, tipo de material e idioma, além de utilizar os operadores booleanos e outros recursos de consulta para maximizar os resultados e alcançá-los com maior agilidade.

Para mais detalhes, a versão 2019 do guia do Portal de Periódicos está disponível para todos os usuários. Clique aqui e acesse.

Fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"