Treinamentos para a área de Linguística, Letras e Artes

O Brasil registra mais de 200 cursos de pós-graduação nas áreas de Artes, Linguística e Literatura, segundo dados de 2017 do Sistema de Informações Georreferenciadas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (GEOCAPES). Como suporte aos segmentos correlacionados aos campos indicados, o Portal de Periódicos disponibiliza para os usuários diversas opções de conteúdos para pesquisa.

Entre os dias 20 e 25 de maio, a comunidade acadêmica que se enquadra na grande área do conhecimento de Linguística, Letras e Artes terá a oportunidade de ampliar os conhecimentos e conhecer o acervo especializado, uma vez que os treinamentos on-line do Portal de Periódicos serão direcionados para este público.

Ao longo da semana de capacitação, serão explorados os seguintes conteúdos: Scopus; Web of Science; Applied Social Sciences Index and Abstracts (ASSIA); Project MUSE; Annual Reviews; Library, Information Science and Technology Abstracts; Science Direct; Oxford University Press (OUP); Alexander Street Press; e American Association for the Advancement of Science (AAAS). Cada turma abordará um ou mais editores, de acordo com o cronograma.

Durante o período, os usuários também terão acesso a explicações acerca de plataformas que atendem a educação básica e outros níveis acadêmicos, como National Geographic, Sciberbrain e Ciência Hoje. Os treinamentos ainda vão abranger outras bases de dados disponíveis no acervo do Portal de Periódicos da CAPES, como Taylor and Francis, Grove Music Online, Senac e Academic One File.

Todos os usuários interessados podem participar dos treinamentos on-line, oferecidos gratuitamente de segunda-feira a sábado, em horários variados e divididos por áreas do conhecimento. Para realizar inscrição é necessário fazer login no Meu espaço, entrar na área de treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada. Qualquer pessoa pode criar uma identificação, clicando em “novo usuário” e preenchendo as informações solicitadas.

A confirmação do curso ocorre por e-mail. O usuário recebe dois contatos até a data da capacitação. Na primeira mensagem ocorre a validação da inscrição. O segundo e-mail segue com um lembrete e informações do treinamento escolhido, link da sala de aula virtual e instruções para acesso. Clique aqui para visualizar a agenda de treinamentos.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

Fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"