CAPES lança nova versão do aplicativo .periodicos.

A comunidade acadêmica brasileira acaba de ganhar o aprimoramento de um dos serviços do Portal de Periódicos da CAPES – o aplicativo .periodicos., lançado hoje, 22, durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. O presidente da CAPES, prof. Anderson Ribeiro Correia, lançou a nova versão durante sua apresentação no evento, realizada nesta manhã. Ele ressaltou as melhorias implementadas e ressaltou a importância do Portal de Periódicos para a comunidade acadêmica brasileira.

A plataforma móvel foi inteiramente reformulada e o principal foco da nova versão é a usabilidade. Outro ponto de destaque é a busca unificada por materiais de todos os tipos, o que permite ao usuário maior fluidez e uma melhor experiência durante as pesquisas. A atualização conta ainda com outras funcionalidades:

- Visualização das instituições participantes do Portal de Periódicos no mapa, contendo dados de localização e contato, além da possibilidade de traçar rota até o local;

- Atribuição de tags (etiquetas) e anotações aos conteúdos salvos como favoritos;

- Recuperação dos materiais baixados pelos termos inseridos nas etiquetas, tornando os materiais mais acessíveis.

A primeira versão da plataforma móvel do Portal de Periódicos foi desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e lançada em 2014. A partir da experiência dos usuários foi possível aperfeiçoar a ferramenta ao longo dos anos. Dessa forma, o novo aplicativo foi repensado para oferecer recursos mais modernos e com mais opções de interação. Tudo isso com uma interface atrativa e amigável.

O aplicativo .periodicos. permite a realização de pesquisas no acervo completo do Portal de Periódicos da CAPES, de forma que todo o conteúdo acessível pelo site tradicional também pode ser consultado por meio da plataforma móvel desde que a rede seja autorizada. O reconhecimento de IP é feito automaticamente quando o usuário utiliza o app na rede da instituição à qual é vinculado. Em caso de acesso remoto, é possível fazer login na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Além disso, usuários com ou sem vínculo a instituições participantes do Portal têm à disposição um vasto acervo em acesso aberto.

 

Acesse aqui o tutorial do aplicativo.

Se houver dúvidas, envie um e-mail para periodicos@capes.gov.br

 

Fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"