III Seminário do Portal de Periódicos da CAPES debate temas voltados ao acesso da produção científica brasileira

Editores internacionais e membros da comunidade acadêmico-científica brasileira estarão presentes no dia 12 de novembro na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília/DF, para o III Seminário do Portal de Periódicos. Com uma agenda bienal, o encontro tem o objetivo de levantar temas relevantes para a ciência brasileira.

O evento será norteado por mesas de debate que reunirão especialistas em diversas temáticas, ligadas em especial aos seguintes assuntos: acesso e disseminação de publicações científicas; indicadores da produção científica e impacto social; inteligência artificial, conhecimento científico e bibliotecas digitais e; disponibilização de bases e periódicos científicos por editoras internacionais.

Os tópicos estão em constante debate entre os membros da CAPES e da comunidade acadêmica.  As palestras serão realizadas por editores internacionais e palestrantes de instituições brasileiras. A intenção é ampliar a discussão para representantes das comunidades nacional e internacional, trazendo ideias sustentáveis que possam ser adaptadas e aplicadas à realidade do Brasil.

O III Seminário do Portal de Periódicos será transmitido em tempo real pelo canal da CAPES no YouTube. Não é necessário se inscrever para acompanhar a transmissão pela web.

Veja a programação completa abaixo.

19 anos de trajetória
O seminário ocorre no mês de aniversário do Portal de Periódicos. Ao longo de 19 anos de história, o Portal se consagrou como uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo: disponibiliza a usuários de mais de 400 instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica nacional e internacional. Nesse período, a biblioteca virtual da CAPES se tornou um instrumento fundamental para a disseminação do conteúdo científico, tecnológico, acadêmico e de inovação.

O Portal de Periódicos foi criado principalmente para:

- Democratizar, facilitar e agilizar o acesso à informação científica no país;
- Oferecer conteúdos atualizados e de alto nível;
- Promover a inserção da produção científica brasileira no circuito internacional;
- Otimizar a utilização de recursos públicos na contratação de conteúdos científicos por meio da economia em escala.

Com uma trajetória de crescimento constante, o Portal reúne múltiplos conteúdos em um único espaço virtual. Os usuários encontram hoje mais de 48 mil revistas científicas em texto completo, além de patentes, normas técnicas, teses e dissertações, obras de referência, arquivos abertos e redes de e-prints, estatísticas, livros, entre outros tipos de materiais.

Programação do III Seminário do Portal de Periódicos da CAPES (CGPP/CAPES)
 fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"