Embase agora faz parte do Portal de Periódicos CAPES

O ano inicia com uma novidade de grande relevância para estudantes e pesquisadores brasileiros das áreas da saúde: a plataforma Embase, da editora Elsevier, agora faz parte do acervo do Portal de Periódicos CAPES.

O recurso é referência em informações biomédicas e de farmacologia. Segundo o editor, a ferramenta indexa todo conteúdo da base MEDLINE. Os pesquisadores têm à disposição uma média de 8.500 revistas científicas – sendo que cerca de 3.000 desses títulos são exclusivos da plataforma – e 2,1 milhões de resumos de artigos de conferências datados a partir de 2009.

“O Embase é uma solução para a prática da Medicina Baseada em Evidências e, consequentemente, para todos os pesquisadores e profissionais da saúde que tenham necessidade de recuperar um grande volume de literatura científica sobre um mesmo tema, como por exemplo, nas revisões sistemáticas e na farmacovigilância”, indica a editora.

Entre os benefícios da plataforma, os usuários do Portal de Periódicos podem usufruir de:

- Um banco de dados que cobre a literatura biomédica internacional mais importante e os procedimentos de conferência necessários para a coleta de evidências, investigações clínicas, vigilância clínica pós-mercado e farmacovigilância;

- Estrutura de buscas como: busca PICO, busca PV wizard, busca de dispositivos e função de busca rápida (que suportam a criação de consultas de pesquisa para identificar evidências abrangentes e de alta qualidade);

- Meios para ensinar aos alunos metodologias de pesquisa usadas em revisões sistemáticas, farmacovigilância, entre outras opções de pesquisa.

Pelo Embase, a comunidade acadêmica e científica brasileira tem acesso a:

- Cerca de 35 milhões de registros, incluindo títulos da MEDLINE;
- Mais de 1,5 milhão de documentos adicionados por ano;
- Aproximadamente 8.300 revistas de mais de 95 países – cerca de 3.000 delas exclusivas;
- Indexação de textos completos de dados de medicamentos, doenças e dispositivos médicos.

A equipe de especialistas destacada para atender o Embase irá oferecer, ao longo do ano, treinamentos presenciais e virtuais. O calendário será divulgado pelo Portal de Periódicos CAPES e pelos canais de comunicação da Elsevier. Os usuários também terão acesso a tutoriais e outros materiais de apoio produzidos pela editora, que permitirão à comunidade acadêmica tirar o melhor proveito do recurso.

Mais informações sobre a plataforma podem ser obtidas no site https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/embase-biomedical-research. O perfil da editora no Instagram (@laselsevier) apresenta um destaque sobre o conteúdo, além de publicar frequentemente novidades também sobre outras ferramentas.

Pelo Portal de Periódicos CAPES, o acesso ao Embase deve ser feito a partir da opção de consulta buscar base. Pelo mesmo link, os usuários podem pesquisar os outros conteúdos da editora disponíveis no acervo. Na opção buscar periódico é possível localizar as revistas científicas da Elsevier, inserindo no campo de consulta o nome da publicação, o código ISSN ou selecionando o editor/fornecedor “Elsevier ScienceDirect”.
 

Fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"