Portal de Periódicos CAPES

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
O Portal de Periódicos foi criado tendo em vista o deficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.
O Portal de Periódicos atende às demandas dos setores acadêmico, produtivo e governamental e propicia o aumento da produção científica nacional e o crescimento da inserção científica brasileira no exterior. É, portanto, uma ferramenta fundamental às atribuições da Capes de fomento, avaliação e regulação dos cursos de Pós-Graduação e desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil.
Para acessar o Portal de Periódicos da CAPES, clique aqui

Acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. Isso significa que, por meio de uma conta única, o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços oferecidos pelas organizações que participam da federação. Dentre os diversos serviços oferecidos, está o Portal de Periódicos da Capes. Com a CAFe, tanto os discentes quanto os servidores da UNIFAL-MG podem acessar o acervo da Capes de qualquer lugar, mediante seu login e senha institucionais, sem a necessidade da utilização de VPN.

Para isso, siga os seguintes passos:

1 - Acesse o Portal de Periódicos da CAPES;

2 - Clique em MEU ESPAÇO (canto superior direito);

3 - No lado direito da tela, na seção Acesso remoto via CAFe, selecione a UNIFAL-MG e clique em Enviar;

4 - Você será redirecionado para a tela do IDP (autenticador) da UNIFAL-MG. Digite seu usuário e senha institucional (nome.sobrenome para servidores e matrícula para alunos);

5 - A partir deste ponto, você já se está autenticado no Portal de Periódicos da CAPES.

6 - No primeiro acesso remoto via CAFe, o sistema pode solicitar a identificação no "Meu espaço" (serviços para guardar conteúdo de interesse, inscrever-se em treinamentos agendados ou obter os certificados de participação) para vincular o seu usuário na instituição com as credenciais do Portal de Periódicos. Esse procedimento é opcional e é feito somente uma vez. Na tela apresentada, insira o nome e a senha cadastrados no serviço "Meu espaço" ou crie um novo usuário. Mais informações podem ser obtidas no tutorial disponibilizado pela CAPES.