COORDENADOR: Prof. Paulo César de Oliveira

COODENADOR DE TUTORIA:  Profa. Fabiana de Oliveria

TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO Mínimo: 12 meses; Máximo: 24 meses;

ATIVIDADES PRESENCIAIS

As provas, assim como algumas atividades didáticas, ocorrem aos sábados, no polo de apoio presencial que estiver matriculado. As atividades presenciais ocorrerão, de modo estimado, a cada 15 (quinze) dias, podendo ocorrer pela manhã ou manhã e tarde.

NÚMERO DE VAGAS

O Curso de Especialização em “Teorias e Práticas na Educação” na modalidade a distância, ofertará 40 vagas por pólo, estabelecendo 20 vagas por especificidade.

POLOS MINAS GERAIS: Alterosa, Boa Esperança, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, São Sebastião do Paraíso, Santa Rita de Caldas e Varginha.

QUALIFICACÃO EXIGIDA

Profissionais que tenham concluído Curso Superior de Graduação envolvidos em processos educacionais, nos níveis Fundamental, Médio e Superior.

PERFIL DO EGRESSO

•Compreensão da educação como parte da sociedade, entendida como uma totalidade dialética, indissociável dos aspectos econômicos, culturais, políticos, antropológicos, ente outros;

•Entendimento do homem como ser integral, síntese resultante de múltiplas determinações e relações;

•Busca de superação das dicotomias ensino-vida cotidiana, de modo a garantir a integração eficiente e eficaz do processo educacional;

•Assunção do aprendiz como sujeito de seu próprio processo educativo;

•Educação de natureza reflexiva e crítica, formadora de sujeitos conscientes e participantes de sua realidade histórico-social;

•Aprendizagem comprometida com o processo de libertação e de auto-realização dos alunos, por meio de uma metodologia ativa de caráter científico-reflexiva;

•Preparação para o enfrentamento de problemas reais e consciência de que sua solução exige trabalho interdisciplinar e transversalidade do conhecimento;

•Valorização da mentalidade científica e humanística nos estudos e trabalhos que desenvolverem;

•Crítica à memorização, à generalização e simbolização induzidas precocemente e aos mitos geradores de atitudes negativas, como medo, revolta, dificuldades de aprendizagem e baixa auto-estima.

OBJETIVOS

Constituem objetivos do presente curso:

•Preparar professores para ações pedagógicas inovadoras, eficientes e eficazes, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil;

•Identificar diferentes métodos para trabalhar os conteúdos das áreas de conhecimento integrantes dos currículos do ensino fundamental e médio;

•Possibilitar a aquisição de conhecimento e familiaridade frente ao método científico;

•Proporcionar condições de estudo e de pesquisa previamente estruturados que visam à apropriação do fenômeno sócio educacional como uma categoria capaz de interferir política e culturalmente na sociedade, objetivando superar concepções pedagógicas que reduzem a educação e o ensino das ciências a uma questão meramente técnica;

•Buscar no estudo do fenômeno sócio educacional sua correta dimensão de locus de luta por hegemonia, de colaboração com a formação da cidadania crítica e de fortalecimento intelectual, cultural e político, considerando a perspectiva multicultural da sociedade contemporânea;

•Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico que visa oferecer consistência política, pedagógica e científica à apreensão da problemática que hoje perpassa o ensino em cada área ofertada e à produção de conhecimentos (teórico-práticos);

•Oportunizar aos docentes que atuam na educação, sobretudo no ensino fundamental e no ensino médio, aprofundamento de estudos, tendo como ponto de referência a realidade sociocultural e seus determinantes histórico-filosóficos, pedagógicos e científicos, com vistas a proposições alternativas para a melhoria da qualidade do ensino no contexto social.

O curso de Especialização em “Teorias e Práticas na Educação” visa proporcionar oportunidades de qualificação de docentes e profissionais da área de educação, por meio de metodologias inovadoras, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. A fim de que essa preparação seja sólida é preciso que esteja fundamentada em princípios consistentes que sirvam de guia para o estabelecimento do percurso filosófico-metodológico a ser seguido.

Dinâmica Curricular