CEFAL – Centro de Farmacovigilância da UNIFAL-MG

CEFAL

O Centro de Farmacovigilância da UNIFAL-MG completou, em 2019, 10 anos de existência atuando em farmacovigilância, sendo uma referência regional para recebimento de notificações de reações adversas a medicamentos, queixas técnicas e erros de medicação.

 

METODOLOGIA DE TRABALHO

As notificações recebidas pelo CEFAL são analisadas, classificadas e enviadas para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e para a indústria detentora do registro do medicamento.

Atualmente somos o único centro de farmacovigilância que presta esse serviço no estado de Minas Gerais contribuindo para que a segurança dos medicamentos comercializados seja garantida.

O CEFAL destaca-se como um importante Centro Incentivador de ações em farmacovigilância, atuando na sensibilização de profissionais e acadêmicos, bem como oferecendo capacitação na área de farmacovigilância.

A população recebe a oportunidade de execução de um serviço gratuito de farmacovigilância na UNIFAL-MG, sendo extremamente importante para que através do recebimento de notificações em reações adversas, erros de medicação e queixas técnicas (desvios de qualidade), essas sejam encaminhadas para agência reguladora (ANVISA).

Durante a atuação do centro, as indústrias também são contatadas para reportar os problemas envolvidos com o medicamento comercializado pelas mesmas, o que gera uma interessante oportunidade para o acadêmico de interagir com profissionais que atuam no mercado de trabalho no ramo de atividade do CEFAL.

Além disso, o CEFAL é um suporte para a execução de vários projetos de iniciação científica além da extensão universitária abrangendo não apenas os acadêmicos de farmácia, mas também outros cursos de saúde como odontologia, medicina e outros.

O projeto de extensão, além das atividades mencionadas acima, atua por meio de boletins e alertas mensais divulgando informações sobre medicamentos e reações adversas com o intuito de informar profissionais de saúde e a população sobre novos medicamentos e reações adversas relacionadas a fármacos.