ALERTA MINOXIDIL

Exposição de bebês ao contato com áreas de aplicação tópica de minoxidil (solução) pode aumentar o risco de crescimento anormal de pelos. A Anvisa solicitou que os detentores de registro dos medicamentos realizem a inclusão em texto de bula do referido risco. Os profissionais de saúde devem orientar os pacientes a evitarem o contato com crianças, especificamente nos locais de aplicação desse medicamento.

Casos de aumento excessivo de pelos em bebês, condição conhecida como hipertricose, têm sido relatados em países da Europa após o contato da pele em locais onde foi aplicado o minoxidil tópico pelos pais. O minoxidil na forma de solução é indicado para o tratamento da alopecia androgênica (calvície hereditária) em homens adultos. O crescimento dos pelos se normalizou após alguns meses da suspensão do contato com esse medicamento. 

Ação para combate:

A Anvisa solicitou aos detentores de registro desses medicamentos que incluam em bula o risco de hipertricose em bebês após exposição tópica acidental ao minoxidil, recomendando cautela para garantir que os bebês não entrem em contato com locais onde o minoxidil foi aplicado por via tópica. 

Recomendações:

Os profissionais de saúde devem avisar os pacientes que utilizam minoxidil (solução tópica) para evitar que crianças tenham contato com as áreas onde o medicamento foi aplicado. Também é essencial a lavagem das mãos após a aplicação do produto para prevenir o contato acidental.  

Pacientes que utilizam minoxidil em solução tópica e que têm contato frequente com crianças devem procurar um médico caso percebam um crescimento excessivo de pelos nessas crianças durante o uso do medicamento.  

Referências:

Centro de Farmacovigilância de Navarra. BOLETÍN INFORMATIVO DE FARMACOVIGILANCIA 42

European Medicines Agency. Minoxidil (topical formulation)