Apresentação

O CIAS - Centro Integrado de Assistência ao Servidor - foi criado em 1994, após a posse de três profissionais médicos: Denis Magalhães, Evandro Monteiro de Sá Magalhães, Frederico Maximiliano Antunes Rocha; duas psicólogas:  Andréa Martins Teixeira e Marina Carvalho Vieira da Costa e duas odontólogas: Adriana Esteves Mansano e Palmira dos Anjos de Carvalho as quais se juntaram a outra odontóloga Margarida Maria Correa Barroso. Adotou os nomes de SAMOPAS  e SAMOAS relacionados com as funções exercidas pelos profissionais que o constituíam, Serviço de Assistência Médica, Odontológica, Psicológica e Assistência Social e Serviço de assistência Médica, Odontológica e Assistência Social, respectivamente.

Iniciou suas atividades no prédio D, em frente ao Posto da Caixa Econômica Federal hoje. Posteriormente, durante alguns anos,  funciounou no prédio E, onde, atualmente, é o Laboratório de Patologia. Nos dias atuais, o CIAS, órgão vinculado a Pró-Reitoria de Gestao de Pessoas localiza-se no prédio L (Extensão) com entrada pela Rua Vereador Marcílio Andrade, em amplas instalações com consultórios para atendimento médico, odontológico, psicológico e serviço de Medicina e Segurança do Trabalho totalizando onze profissionais dentre os quais Clério Sabino da Silva, Técnico em Segurança do Trabalho; Alexssandro Ramos da Cruz, Engenheiro de Segurança do Trabalho; Joel Henriques de Oliveira Carvalho, Médico do Trabalho; Daniela Aparecida Tavares Aguiar, Odontóloga e Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro, Enfermeira do Trabalho. E para completar a equipe a Odontóloga Ana Beatriz Macedo Vieira Costa.

Presta atendimento médico ambulatorial, em  nível de atenção primária, a servidores ativos, inativos, dependentes e terceirizados previamente agendados, assistência odontólogica a servidores ativos, inativos e dependentes e psicológica a servidores alunos e terceirizados; realiza exames médico periciais (perícia singular e junta médica) e através do serviço de Medicina e Segurança do Trabalho  realiza exames periódicos, elabora e acompanha ações de vigilância aos ambientes e processos de trabalho.

Além dos atendimentos nas área já citadas o CIAS com a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho criada em julho/2013 elaborou e implantou vários programas de Qualidade de Vida do Servidor da UNIFAL-MG dentre os quais destaca-se: Cessação do Tabagismo, Atividade Física (Karatê, Aikido, Ginástica Laboral, Caminhadas, Pilates), Saúde Bucal, Alimentação Saudável. Em 2017 novas ações além das já citadas vem sendo desenvolvidas pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, tais como: Preparação para Aposentadoria, Água é Vida (Hidroginástica) e Pilates Studio.