Projetos

Extensão

Educação Atuarial

A ciência atuarial desempenha um papel essencial na gestão de riscos financeiros, no planejamento de longo prazo e na tomada de decisões estratégicas em uma variedade de setores, contribuindo para a estabilidade e segurança financeira das organizações. Os atuários são profissionais altamente qualificados que utilizam uma combinação de ferramentas técnicas e habilidades analíticas para realizar análises e tomadas de decisões em áreas relacionadas à gestão de riscos e finanças. Nesse sentido, o projeto visa contribuir com a disseminação de conhecimento de ferramentas importantes para o atuário como, por exemplo, softwares estatísticos e de modelagem, planilhas eletrônicas, banco de dados e sistemas de gerenciamento de riscos. Além do desenvolvimento de habilidades como conhecimento em programação, gestão de projetos e pensamento analítico, que são essenciais para a profissão.

Prosa em Roda

A iniciativa do projeto “PROSA EM RODA”, que anteriormente era um dos componentes do programa “PROSA EM RODA”, é uma estratégia de cuidado, num espaço de partilha em grupo, voltado para construção de redes sociais solidárias de promoção da vida e da saúde mental, criado para superar as fragilidades dos indivíduos no campo das emoções e somar fortalezas com intercâmbio de sabedoria em grupo, num espaço em que todos podem expressar seus sentimentos, desconfortos e percepções positivas durante a atividade. A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é a base para atuação e gerenciamento do projeto, que preconiza o cuidado da saúde comunitária em espaços públicos. A confluência do projeto tem por objetivo desenvolver estratégias interventivas para discentes, servidores TAE e docentes da UNIFAL-MG e, também, para a comunidade externa.

RPPS: Identificação e acompanhamento de riscos atuariais

Os Regimes Próprios de Previdência Social, definido no art. 40 da Constituição Federal, deve manter os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. No entanto, poucos os municípios no país contam com atuário em seu quadro para facilitar na gestão atuarial continuada. O projeto de Gestão Atuarial em RPPS visa dar suporte aos RPPS com transmissão de conhecimentos atuariais para as diversas gestões de RPPS em todo país.

Xadrez nas escolas

O projeto visa colaborar com o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes por meio do jogo de xadrez. Os benefícios que o xadrez proporciona são de grande relevância para as crianças, tais como: o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro. As inúmeras jogadas e possibilidades fazem com que as crianças exercitem o imaginário, trabalhando a inteligência. O projeto de xadrez nas escolas tem como objetivo centrar o aluno e “convidá-lo” de uma forma sutil a trabalhar sua mente. Por meio do jogo, o campo imaginário da criança é ativado, fazendo-o refletir e repensar. A educação é um mecanismo de avanço gradual e formas de ensino devem ser repensadas para enfrentamento dos desafios oriundos da globalização e a adoção do jogo do xadrez nas escolas propicia o desenvolvimento da aprendizagem e é medida que personaliza o direito social à educação.

 

Ensino e Pesquisa

 

GEMEA – Análise de Dados em Python

O Grupo de estudos em Modelagem Estatística e Atuária (GEMEA): Análise de Dados em Python objetiva desenvolver habilidades fundamentais para análise de dados utilizando a linguagem Python com aplicações na área de Ciências Atuariais. No grupo são abordadas formas de realizar a leitura, limpeza, organização, visualização e análise de dados utilizando a linguagem Python e suas principais bibliotecas (pandas, matplotlib, seaborn etc.). Além disso, um artigo científico com as análises realizadas é produzido pelo aluno ao final. O grupo faz parte do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Atuariais (NEC/CNPq).

GEMEA – Estudos Demográficos

Discussão de temas contemporâneos de diversas áreas da demografia, tais como mortalidade, longevidade, envelhecimento populacional e fecundidade, assim como sua relação com previdência e saúde suplementar.

GEMEA – Modelos Estatísticos Aplicados em Atuária

O “Grupo de estudos em Modelagem Estatística e Atuária (GEMEA): Modelos estatísticos aplicados em Atuária” faz parte do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Atuariais (NEC/CNPq), trabalhando temas relacionados a modelos estatísticos aplicados em teoria do risco e precificação atuarial.

 

Planilha de projetos e eventos (períodos de inscrição)