Mestrado em Ciências Ambientais comemora a 100ª defesa de dissertação

Programa soma aproximadamente sete anos e meio de funcionamento na UNIFAL-MG

O acadêmico Frederico Luiz Pereira defendeu na terça-feira, 27/02, a 100ª dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNIFAL-MG, um momento marcante para o corpo docente e discente do programa.

Durante a abertura, o professor Sandro Barbosa, orientador do trabalho de Frederico, enfatizou que a ocasião é especial para o PPGCA por contabilizar 100 dissertações defendidas, mas também para os demais programas de pós-graduação da Universidade, uma vez que a partir de agora podem contar com um espaço exclusivo para defesa de dissertações de mestrado e teses de doutorado na UNIFAL-MG. “O Programa de Pró-Graduação em Ciências Ambientais é pioneiro na utilização desse espaço”, destacou, lembrando que a demanda pela sala foi uma conquista da atual gestão da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, empenhada também pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. (Inauguração ocorreu no dia 23/02. Leia matéria: Sala de defesa de dissertações e teses é inaugurada na UNIFAL-MG)

Em meio a agradecimentos, Prof. Sandro ressaltou a presença dos membros da banca, professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, da Universidade Federal de Lavras (UFLA); e  professor Felipe Campos Figueiredo, do Instituto Federal Sul de Minas, campus Muzambinho. O docente lembrou ainda, a participação da professora Marília Carvalho, colaboradora do programa, na coorientação do discente, a quem atribuiu a responsabilidade por conduzir a pesquisa de Frederico. Comentando a parceria com a UNIFENAS, Prof. Sandro agradeceu também, ao professor Paulo Roberto Corrêa Landgraf, cuja colaboração contribuiu para a realização dos experimentos do trabalho naquela instituição.

O novo mestre pela UNIFAL-MG desenvolveu um estudo sobre o tema “Uso de Biosólido como composto de nutrientes no cultivo de Dendranthema grandiflorum, planta ornamental conhecida por crisântemo.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Iniciado no ano de 2010, o programa soma aproximadamente sete anos e meio de funcionamento na UNIFAL-MG, com a marca de 100 defesas em cinco anos e meio, tendo em vista que as defesas começaram após os primeiros dois anos. "É quase uma média de 20 defesas por ano", destaca o professor Rogério Grassetto Teixeira da Cunha, coordenador do programa.

Conforme Prof. Rogério, ao longo desse tempo foram abertos 16 processos seletivos, totalizando 518 inscritos, 259 alunos classificados e 171 alunos matriculados ao todo, números que impressionam ao comprovar a grande procura dos candidatos e a quantidade de concluintes. "Se seguirmos neste ritmo de matrículas, que tende a aumentar com a maturidade do programa e o ingresso de novos docentes, poderemos comemorar nossa 200ª defesa, talvez, já em 2021", comemora com expectativa.

O coordenador também lembra que a qualidade da formação proporcionada pelo programa aponta para um futuro promissor, uma vez que há egressos que continuam a carreira acadêmica e outros que se inserem com facilidade em outras carreiras. "Temos alunos atuando em ensino de todos os níveis, do fundamental ao superior, em órgãos governamentais, em empresas, em cargos técnicos e, inclusive, que abriram empresas próprias, uma delas incubada na própria UNIFAL-MG", conta, revelando ainda que aproximadamente 50% dos alunos cursam doutorado em cursos muito bem avaliados no país e que há dois deles já em estágio pós-doutoral.

Entre outros diferenciais do mestrado, estão a possibilidade de internacionalização, com ações de mobilidade acadêmica que tendem seguir ampliando com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). "Temos aumentado também nossa inserção social, com diversos projetos de extensão, participação em órgãos colegiados ambientais, assessorias técnicas entre outras", acrescenta.

Vale destacar que recentemente o programa subiu para nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e que a Instituição aguarda a aprovação do doutorado. "Por tudo isto, acreditamos que nosso programa esteja amadurecendo e se fortalecendo cada vez mais e estamos confiantes no futuro do programa e em nossa contribuição para a pós-graduação da UNIFAL-MG", encerra Prof. Rogério.

Saiba mais sobre o programa