Simpósio da Liga de Oncologia debate aspectos biológicos e clínicos do câncer

Versão para impressãoEnviar por email
Mais de 200 pessoas participaram da primeira edição do evento na UNIFAL-MG

Difundir os aspectos mais relevantes do câncer: suas bases biológicas, aspectos clínicos e sua dimensão dentro da assistência no sistema público de saúde (SUS) foi o objetivo do 1º Simpósio da Liga de Oncologia do curso de Medicina da UNIFAL-MG, realizado no auditório Dr. João Leão de Faria, no dia 24/05.

Coordenado pelo Prof. Angel Mauricio Castro Gamero, o evento foi promovido com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, e representou uma iniciativa dos integrantes da Liga Acadêmica de Oncologia, criando um ponto de interseção onde especialistas, interessados e público em geral, puderam ser beneficiados pelas discussões junto aos discentes e docentes envolvidos com o ensino, pesquisa e extensão na área de Oncologia Clínica e Experimental.

A organização preparou três temas para serem abordados no evento, cujo conteúdo acadêmico, servirá de base para provas de seleção de futuros membros da Liga Acadêmica: "Bases Genéticas do Câncer" proferido pelo Prof. Angel Mauricio, "Aspectos Clínicos do Câncer" ministrado pelo médico, Dr. Allen Lopes Petrini, e "Realidade da Oncologia no SUS" proferida pelo médido, Dr. Marcos Eduardo de Andrade. 

Conforme conta o coordenador, o simpósio reuniu 224 participantes, um número significativo para o primeiro evento do gênero. "Após a liberação das inscrições, as 200 vagas oferecidas foram preenchidas nas primeiras 4 horas, além de vários participantes se inscreveram na hora do evento", destaca.

Marcaram presença discentes de 11 diferentes cursos, incluindo Medicina, Enfermagem, Biotecnologia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Química, Nutrição, e cursos de pós-graduação e Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Entre os estudantes, também estiveram alunos da Unifenas. A abertura foi prestigiada também pela diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Eliza Rezende Dázio, e pelo diretor do Instituto de Ciências da Natureza, Prof. Flamarion Dutra Alves, além de vários docentes atuantes na área.

"A temática do câncer nos dias atuais tem despertado o interesse dos docentes, discentes e comunidade, que buscam estudar mais essa modalidade, além de fazer pesquisas acadêmicas na área, com o intuito de abranger sua área de conhecimento", comenta Prof. Mauricio. Segundo o professor, a oncologia tem uma relevância temática na sociedade atual, pelo aumento de número de casos notificados de pacientes com câncer, pelas novas pesquisas e descobertas de novos medicamentos e tratamento na área. "A clínica oncológica tem uma visão de multidisciplinaridade na sua equipe de trabalho, sendo importante o diálogo entre as áreas básicas e clínicas para o desenvolvimento de conhecimentos mais abrangentes e para uma maior eficácia no estudo das patologias tumorais, bem como o diálogo entre todos os cursos das áreas da saúde, que trabalham de modo multidisciplinar na clínica", pontua.

De acordo com Prof. Mauricio, para a realização do evento, os 11 discentes e 3 docentes do curso de Medicina que integram a Liga de Oncologia, conseguiram o patrocínio de diversas instituições que apoiaram o evento, inclusive, com brindes que foram sorteados entre os participantes. Entre os patrocinadores estão: Ipsen Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Unimed Alfenas, Açaí Universitário, Comida de Casa, Don’ana, Mag Lanches, Empório Jordani, Ótica Realce, Restaurante do Ali, Vó Brigadeiros, Cena 2 Office, Baunilha e Chocolate Bolos, Via Natural, Supermercado São Paulo, Comercial Alves.

O evento também contou com a participação especial do projeto de extensão "Cuidando da Gente", oportunidade em que os integrantes "médicos da alegria" apresentaram o proposta do projeto por meio de uma representação teatral, demonstrando a necessidade de fortalecimento emocional dos pacientes oncológicos. O trabalho é desenvolvido nos diferentes locais de atendimento de saúde de Alfenas.

Galeria de imagens

Com informações: Angel Mauricio Castro Gamero, professor do Instituto de Ciências da Natureza, coordenador do 1º Simpósio da Liga Acadêmica de Oncologia